Início » Esportes » Futebol Internacional » Morre Maradona, maior ídolo do futebol argentino

Morre Maradona, maior ídolo do futebol argentino  

Morreu nesta quarta-feira (25), aos 60 anos de idade, Diego Armando Maradona. O maior ídolo do futebol argentino sofreu uma parada cardiorrespiratória.

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, declarou luto oficial de três dias no país.

Foto postada por Pelé no fim de outubro, em seu Instagram, quando parabenizou o craque argentino por seu aniversário de 60 anos (Reprodução)

Maradona passou mal no fim da manhã, com várias ambulâncias sendo chamadas à sua casa, onde o astro se recuperava de uma cirurgia no cérebro.

Infelizmente, Maradona, um dos maiores gênios da bola, não resistiu, vindo a falecer, confirmaram veículos da imprensa argentina e inclusive a TV pública do país.

Além da sua relação com a bola, o craque viveu uma luta muito difícil contra a dependência química.

Carreira e conquistas

Diego Maradona começou no futebol no Argentinos Juniors, por onde brilhou e logo foi jogar no time de coração, Boca Junior.

Depois, transferiu-se para o Barcelona, mas foi quando atuou pelo Napoli, seu clube seguinte, que Maradona ganhou destaque no futebol europeu, ao dar ao então modesto time do sul da Itália dois campeonatos italianos (1986-87 e 1989-90) e uma Copa da Uefa, hoje Europa League, em 1989.

Maradona também teve passagens por Sevilla e Newell’s Old Boys, para depois encerrar a carreira de jogador atuando uma vez mais no Boca, em 1998.

(Reprodução: AFA)

Pela seleção argentina, Maradona disputou quatro Copas do Mundo: Espanha 1982, México 1986, esta a sua de maior destaque, praticamente carregando sozinho um time modesto à conquista do Mundial, em seguida Itália 1990, quando eliminou a Seleção Brasileira nas oitavas e terminou com o vice, perdendo só para a Alemanha na decisão, por 1 a 0, e, por fim 1994, na Copa dos Estados Unidos, quando foi pego no exame antidoping, pelo uso de efedrina, uma droga para emagrecer, e por isso despediu-se ainda na primeira fase.

Já como técnico, não teve muito destaque. Comandou Racing (Argentina), Al-Wasl e Al-Fujairah, times de Dubai, nos Emirados Árabes, Dorados de Sinaloa (México) e Gimnasia Y Esgrima (Argentina) e a própria seleção do seu país na Copa de 2010.

O mundo do futebol se despede de Maradona

Como não poderia ser diferente, foram muitas as manifestações nas redes sociais após a confirmação do falecimento de Diego Maradona. Destaque para as postagens no Twitter do Boca Juniors, clube do qual o craque era torcedor fanático, do Napoli, equipe do sul da Itália onde o gênio brilhou na Europa, e para o perfil da seleção argentina, campeã da Copa de 1986 graças a Maradona (ver abaixo).

Também o Rei Pelé se manifestou sobre a triste perda para o mundo do futebol: “Que notícia triste. Eu perdi um grande amigo e o mundo perdeu uma lenda. Ainda há muito a ser dito, mas por agora, que Deus dê força para os familiares. Um dia, eu espero que possamos jogar bola juntos no céu.”

Deixe um comentário