Início » Colunas » Coluna do Verchai » Futebol francês: prévia da 10ª rodada da Ligue 1

Futebol francês: prévia da 10ª rodada da Ligue 1  

O Paris Saint-Germain abre a 10ª rodada da Ligue 1 nesta sexta-feira (15), às 16h (de Brasília), recebendo o Angers no Parque dos Príncipes. Essa partida terá transmissão da ESPN Brasil na TV fechada.

mbappé em treino do paris saint-germain
Mbappé está de volta ao Paris Saint-Germain após título francês da Nations League

O adversário ocupa a 4ª posição da tabela, com apenas 1 derrota em 9 rodadas, e vai tentar se aproveitar dos desfalques do PSG para seguir lutando na parte alta da tabela de classificação.

O técnico Mauricio Pochettino não vai contar com suas estrelas sul-americanas do Paris que ainda estão defendendo suas seleções nas Eliminatórias da Conmebol. São os casos de Neymar, Messi, Di Maria, Paredes e Marquinhos.

O zagueiro Sergio Ramos, que ainda não tem condições de jogo depois de 3 meses desde a sua contratação, também está fora de combate, assim como Juan Bernat, e Kurzawa e Draxler são dúvida.

Contudo, o PSG vai poder contar com nomes como os de Donnarumma, Hakimi, Kimpembe, Verratti, Wijnaldum e o próprio Kylian Mbappé, que defenderam suas seleções na última data FIFA, mas já se reapresentaram e estão a disposição do técnico.

Apesar disso, nenhum deles teve muito tempo para se preparar para o confronto da 10ª rodada do Campeonato Francês, diferentemente do Angers, que teve duas semanas cheias para treinar em conjunto em preparação para o confronto.

A tranquilidade do time do time de Paris é que não há combinação de resultado que o tire da liderança do Campeonato Francês, mas uma segunda derrota consecutiva pode colocar uma pressão desnecessária sobre o elenco estrelado do time da capital.

Pochettino pode ter de escalar o Paris Saint-Germain com um ataque formado por Icardi e Mbappé.

Vale destacar que o jovem atacante francês está em um imbróglio com a diretoria do PSG, que aprovou uma injeção financeira de cerca de 1 bilhão de reais para tentar a renovação do contrato do jogador, o qualjá declarou sua vontade de deixar o clube para assinar com o Real Madrid.

PSG tem desafio para evitar segundo tropeço

Depois de ostentar 8 rodadas com 100% de aproveitamento, o PSG venceu o Manchester City pela Liga dos Campeões e fez crescer a expectativa dos torcedores, mas voltou a preocupar em sua última partida, válida pela 9ª rodada do Campeonato Francês.

Com o quarteto de ouro (Messi, Neymar, Mbappé e Di Maria), a última partida do PSG foi bastante frustrante para os torcedores e fez a imprensa francesa mais uma vez se revoltar com Neymar Júnior. O camisa 10 da equipe de Paris e da Seleção Brasileira teve uma atuação discreta diante do Rennes, bem abaixo do nível esperado, e ainda foi responsável por desperdiçar uma das melhores oportunidades de abrir o placar do jogo.

Para piorar, a declaração de Neymar, de que a Copa do Catar, de 2022, pode ser sua última pela Seleção Brasileira, aflorou os ânimos dos torcedores parisienses, e ele precisou se explicar para o diretor de futebol do Paris Saint-Germain, o também brasileiro Leonardo, que ligou para o camisa 10 para entender a situação.

A dúvida era se, sem “cabeça de aguentar mais futebol”, como disse o próprio jogador, ele poderia cumprir o seu contrato milionário com o PSG, que foi renovado recentemente até 2025.

Segundo Neymar, ele seguirá defendendo o clube sem problemas, mas a afirmação não amenizou as críticas dos principais jornais da França, que há algum tempo já estão revoltados com a postura do atleta, dentro e fora de campo.

No entanto, o craque brasileiro conta com o apoio do técnico, Mauricio Pochettino, que, assim como Tite e seus companheiros de equipe e seleção, partiu em defesa do camisa 10. “Não é difícil de administrar” disse o técnico argentino, se referindo à relação com Neymar, e completou: “ele tem uma ótima relação com todos”.

Principalmente em razão do futebol que apresentou durante a carreira, não há dúvidas de que este início de temporada não é bom para Neymar Jr, que marcou apenas uma vez em 7 partidas disputadas pelo clube parisiense, mas só o fato de ele estar presente na maioria dos jogos, sem lesão, já é importante.

Além disso, o PSG como um todo ainda precisa evoluir. Na última partida, contra o Rennes, Messi também não conseguiu ser decisivo como em seus melhores momentos de Barcelona, e tampouco Mbappé apareceu para evitar a primeira derrota do PSG no Campeonato Francês.

Outros destaques da 10ª rodada da Ligue 1

Os jogos do Campeonato Francês continuam no próximo sábado (16), com duas partidas que prometem manter quente a rodada. Às 12 horas (de Brasília) o canal ESPN, na TV fechada, transmite a partida do atual campeão, Lille, que busca os 3 pontos fora de casa, diante do Clermont (15º colocado), para assumir a 3ª posição da tabela, ainda que temporariamente. Às 16 horas (de Brasília) a ESPN Brasil transmite o clássico entre Lyon e Monaco, que acontece no estádio Groupama e pode valer a 3ª posição da Ligue 1 para um deles. O Lyon vem de 4 partidas de invencibilidade e espera voltar a vencer jogando em casa para, ainda que temporariamente, alcançar os mesmos 16 pontos de Nice (3º) e Angers (4º). Do outro lado, somando 14 pontos, o Monaco pode saltar imediatamente para a 3ª posição do Campeonato Francês caso some os 3 pontos e chega motivado por 3 vitórias consecutivas dentro da competição para conseguir surpreender o rival fora de casa. Portanto, ainda que conte com Lucas Paquetá, que deve voltar para a França para tentar estar a disposição do técnico para o clássico, o Lyon deve ter dificuldade para conquistar a vitória sobre o Monaco.

Por fim, no domingo (17), encerrando a 10ª rodada da Ligue 1, o Olympique de Marseille de Jorge Sampaoli, que ocupa a 5ª posição com os mesmos 14 pontos do Monaco (6º), mas com uma partida a menos, vai jogar em casa contra o Lorient (7º com os mesmos 14 pontos) em um jogo fundamental na luta por uma vaga na próxima Liga dos Campeões. O time de Marseille vem de duas derrotas consecutivas no campeonato e precisa do resultado positivo no confronto direto, em casa, para seguir firme na parte mais alta da tabela.

 

Deixe um comentário