Início » Colunas » Coluna do Verchai » Champions abre 4ª rodada da fase de grupos nesta terça

Champions abre 4ª rodada da fase de grupos nesta terça  

Em situação desconfortável no grupo H, Paris Saint-Germain acelera retorno de Neymar para buscar a vitória sobre o RB Leipzig.

A 4ª rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões começa nesta terça-feira (24) com as partidas dos grupos E, F, G e H, e vai ser encerrada na quarta-feira (25), com os jogos dos grupos A, B, C e D. O grande destaque desta terça certamente é a partida entre Paris Saint-Germain e RB Leipzig, que, além da transmissão em streaming para os assinantes do EI Plus, também vai ser transmitida pela TNT, em TV fechada.

Neymar, atacante brasileiro do PSG (Reprodução: Instagram/Neymar Jr)

Com alguns problemas na escalação (Moise Kean, Pablo Sarabia, Mauro Icardi, Idrissa Gueye e Julian Draxler lesionados), o PSG recebe o RB Leipzig no Parque dos Príncipes, em Paris, precisando de uma vitória para se recolocar na briga por um lugar na próxima fase da Liga dos Campeões.

Por conta de tudo isso, o técnico Thomas Tuchel afirmou que a presença de Neymar em campo é necessária para a equipe, pois, em suas palavras “é um jogador chave” para o PSG por sua “qualidade e experiência”. Dessa forma, Neymar foi confirmado pelo treinador alemão no time titular para esta partida, apesar de admitir que o retorno do camisa 10 ainda não era o ideal: “Ele não está nas melhores condições físicas, mas será titular amanhã” disse Thomas Tuchel em entrevista coletiva na segunda-feira.

Por outro lado, o treinador da equipe parisiense fez questão de lembrar que Kylian Mbappé, que balançou as redes duas vezes na última partida contra o Mônaco, está 100% para fazer companhia à Neymar no ataque. Com apenas 3 pontos somados em 3 partidas disputadas, o PSG vai em busca de uma vitória para alcançar os mesmos 6 pontos do adversário, o RB Leipzig (2º colocado do grupo), e, consequentemente, seguir na cola do Manchester United (atual líder).

Uma vitória do RB Leipzig, por outro lado, praticamente carimba a passagem da equipe alemã às oitavas da Liga dos Campeões e, consequentemente, despacha o PSG, até porque o Manchester United deve vencer o Istambul Basaksehir na Inglaterra, apesar de ter tropeçado jogando fora de casa.

Barcelona, Juventus, Chelsea e Sevilla podem garantir vaga antecipada

Em 3 rodadas disputadas até aqui, já ficou evidente a diferença e o desequilíbrio existente entre algumas equipes. É o que acontece nos grupos E e G, onde os 2 primeiros já abriram 6 pontos de vantagem para os 2 últimos. No grupo E, Chelsea e Sevilla empataram sem gols quando se enfrentaram na 1ª rodada, com mando dos ingleses, mas ambos venceram suas partidas contra Krasnodar e Rennes e terminaram a 3ª rodada com 7 pontos somados. Nesta terça-feira, as equipes entram em campo às 14h55: o Sevilla vai até a Rússia para enfrentar o Krasnodar e o Chelsea vai à França para encarar o Rennes.

Vale lembrar que Sevilla e Chelsea garantem lugar na próxima fase da Liga dos Campeões com um simples empate, pois, mesmo que Krasnodar ou Rennes os alcançassem no número de pontos, ficaria atrás na tabela pelo confronto direto, que é utilizado como primeiro critério de desempate.

Algo semelhante acontece no grupo G: Ferencváros e Dínamo de Kiev somam apenas 1 ponto nas 3 primeiras rodadas, enquanto Juventus e Barcelona dispararam na tabela de classificação. O Barcelona, inclusive, vem na 1ª colocação com 100% de aproveitamento por ter vencido todas as partidas disputadas (incluindo contra a Juventus, em Turim). Por conta disso, o camisa 10 Lionel Messi e o meia Frenkie de Jong sequer viajaram para a Ucrânia, onde a equipe catalã enfrenta o Dínamo de Kiev. “Pensamos que ambos precisam de uma pausa. Com nove pontos na Champions League estamos numa posição confortável e temos de lhes dar descanso”, disse o técnico Ronald Koeman.

Os catalães precisam de um simples empate para garantir um lugar nas oitavas de final, enquanto a Juventus vai ter que ir em busca da vitória tanto para confirmar seu lugar na próxima fase da Liga dos Campeões, como para lutar pela liderança do grupo G. A Velha Senhora vem embalada por uma vitória de 2 a 0 sobre o Cagliari no Campeonato Italiano, com os 2 gols marcados por Cristiano Ronaldo. E o craque português vai estar disponível para esta partida contra o Ferencváros, em Turim. Além dele, os brasileiros Danilo, Alex Sandro, e Arthur, e o atacante argentino Dybala, também devem estar na equipe titular do treinador Andrea Pirlo.

Dortmund e Lazio tentam encaminhar classificação

Finalmente, pelo grupo F, o líder Borussia Dortmund recebe o Club Brugge (3º colocado) no Signal Iduna Park, na Alemanha. A equipe de Dortmund estreou a fase de grupos com derrota para a Lazio, mas se recuperou diante de Zenit e Club Brugge e, agora, tem boas chances de manter a sequência positiva para seguir na liderança do grupo F e deixar a classificação às oitavas muito bem encaminhada. Para tanto, os alemães contam com o “cometa” Haaland, que marcou 2 vezes no primeiro confronto contra o Brugge e outros 4 na última partida, pelo Campeonato Alemão, diante do Hertha Berlim. Ao todo, o atacante norueguês Erling Haaland, de apenas 20 anos, computa 15 gols em 12 partidas disputadas nesta temporada.

Na outra partida do grupo F, a Lazio (2ª colocada com 1 vitória e 2 empates) recebe o Zenit (lanterna com 1 empate e 2 derrotas) no Estádio Olímpico de Roma. A equipe italiana está invicta na Liga dos Campeões e, levando em conta todas as competições, não perde há 7 partidas (ao todo, na temporada, a Lazio computa 5 vitórias, 4 empates e apenas 2 derrotas). E para conseguir mais um resultado positivo na Liga dos Campeões e, assim, ficar muito próxima da classificação às oitavas de final, a Lazio conta com o artilheiro Ciro Immobile, que terminou a temporada passada com 39 gols em 44 jogos e, na atual, já balançou as redes 5 vezes, em 7 partidas disputadas. Na outra partida contra o Zenit, porém, na Rússia, a Lazio apenas empatou em 1 a 1 (foi o primeiro ponto dos russos na competição).

Deixe um comentário