Início » Apostas » Análise da reta final da Liga das Nações da Uefa

Análise da reta final da Liga das Nações da Uefa  

Na sua reta final e com bastante surpresas até aqui, a Liga das Nações da Uefa definirá entre amanhã, sábado (14) e a próxima quarta (18) quais serão as quatro seleções que irão disputar o título, em 2021. 

Cristiano Ronaldo, o craque da seleção de Portugal (Reprodução: Twitter/Portugal)

Algumas das seleções e mais tradicionais do continente, como França, Alemanha, Inglaterra e Itália, ainda dependem só das próprias forças, mas terão de vencer jogos grandes, quase todos fora de casa, se quiserem estar nas finais. Nenhuma delas tem margem de erro. Tropeçou, dançou. Polônia, Bélgica, Portugal e Espanha estão no comando dos quatro grupos da “elite” e, neste momento, têm maior chance de classificação. 

A renovada seleção da Itália, que empatou três dos quatro jogos pela Liga das Nações, receberá a Polônia neste domingo precisando vencer para ficar no comando. A Holanda ainda corre por fora no grupo delas.

Devido à segunda onda da pandemia, que está atingindo a Itália de forma expressiva e forçando as autoridades a agirem com mais restrições, o técnico Roberto Mancini precisou convocar 41 atletas para as rodadas finais. Somente 18 foram autorizados a aparecer no primeiro treinamento da semana. Nem mesmo o técnico, outro atingido pelo Covid-19, pôde participar dos 4 a 0 sobre a Estônia, no amistoso da última quarta. Passou instruções de casa, pelo celular. 

A França, campeã do mundo, joga em Portugal no sábado também precisando de vitória ou de pelo menos um empate com gols. A Alemanha, outra que empatou três de quatro partidas, possivelmente só avançará se ganhar o confronto direto contra a Espanha (terça-feira), também fora de casa. E a Inglaterra terá de repetir vitória contra a Bélgica, domingo, como fez no mês de outubro – só que fora de casa.

Confira abaixo um panorama dos Grupos até o momento:

GRUPO 1 

Quem se deu bem na rodada dupla de outubro foi a Polônia, que lidera com 7 pontos. A Itália tem 6, a Holanda tem 5 e a Bósnia tem 2. Holanda e Itália, que tropeçaram contra a Bósnia no turno, têm a obrigação de ganhar agora no returno. E a Polônia defende a liderança nos dois jogos diretos: primeiro vai à Itália (domingo), depois recebe a Holanda (quarta).

Das três primeiras, todas dependem apenas de si para entrar: duas vitórias bastam. Polônia ou Itália podem, talvez, passar com quatro pontos nos últimos dois jogos. Por isso o duelo direto entre elas, sábado, em Regio Emilia, deve ser o decisivo no grupo. Quem ganhar, ficará muito perto das finais. 

Programação dos próximos jogos:

Sábado: Holanda x Bósnia (14h) e Itália x Polônia (16h45) 

Quarta: Polônia x Holanda e Bósnia x Itália (ambos às 16h45)

GRUPO 2 

A Bélgica lidera o grupo com 9 pontos, ingleses e dinamarqueses têm 7, e a Islândia, que perdeu todas, já está condenada à “segunda divisão” da próxima Liga das Nações. Dinamarca e Inglaterra jogarão em casa com a Islândia, então podemos imaginar que ambas vencerão e chegarão a 10 pontos. E aí tudo será decidido em dois jogos na Bélgica. Primeiro, a seleção belga recebe os ingleses (domingo) e, depois, os dinamarqueses (quarta). A vaga ficou nas mãos dos belgas, que possivelmente entrem até mesmo com dois empates em casa contra seus rivais diretos.

A Bélgica só não entra com dois empates se a Dinamarca tropeçar contra a Islândia, ou seja, a Inglaterra, com uma seleção jovem e badalada, precisa vencer na Bélgica domingo para sonhar com as finais. 

Programação dos próximos jogos:

Domingo: Bélgica x Inglaterra e Dinamarca x Islândia (ambos às 16h45)

Quarta: Bélgica x Dinamarca e Inglaterra x Islândia (ambos às 16h45)

GRUPO 3 

Portugal e França têm 10 pontos, enquanto Croácia (3) e Suécia (0) decidem apenas quem fica na primeira divisão da próxima Liga das Nações e quem cai. Portugal e França se enfrentam sábado, em Lisboa. A seleção que vencer a partida estará classificada para a fase final. Temos de lembrar que, na Uefa, o primeiro critério de desempate é o confronto direto – o primeiro jogo entre elas teve empate sem gols, em Paris.

Se houver empate sem gols de novo, Portugal ficará na frente e com o controle por ter melhor saldo geral (8 a 4). Se houver empate com gols, no entanto, a França é quem levará a vantagem no confronto direto (pelo gol fora de casa) e dependerá somente de si na última rodada – que será jogada na terça. 

Programação dos próximos jogos:

Sábado: Portugal x França e Suécia x Croácia (ambos às 16h45)

Terça: Croácia x Portugal e França x Suécia (ambos às 16h45)

GRUPO 4 

Aqui a gigante contra as cordas é a Alemanha, que tem 6 pontos e está atrás da Espanha, que tem 7, e junto com a Ucrânia. A Suíça, com 2, já está fora. A próxima rodada tem Suíça x Espanha e Alemanha x Ucrânia e estes jogos determinarão quem precisará do que na última rodada, quando haverá confronto direto entre Espanha e Alemanha, em Sevilla. A Ucrânia ainda tem chances, claro, mas teria de vencer a Alemanha no sábado. 

O mais provável é que a Espanha chegue à última rodada precisando só de um empate contra os alemães. 

Programação dos próximos jogos:

Sábado: Suíça x Espanha e Alemanha x Ucrânia (ambos às 16h45)

Terça: Espanha x Alemanha e Suíça x Ucrânia (ambos às 16h45)

Apesar de a maioria dos confrontos já ter pelo menos uma forte tendência de quem irá se classificar, a verdade é uma só, no futebol tudo pode acontecer e o jogo só acaba quando termina, portanto, vamos acompanhar essa reta final que promete muitas emoções aos amantes do futebol e aos apostadores que atuaram durante essas partida. 

Um forte abraço a todos e até a próxima.

Deixe um comentário