Início » Esportes » Futebol Nacional » Fora de casa, Santos vence Guarani, mas sofre com mais lesões

Fora de casa, Santos vence Guarani, mas sofre com mais lesões  

Jesualdo mantém estrutura tática, domina primeiro tempo e sai na frente no Brinco de Ouro

Nesta segunda-feira (27/01), jogando fora de casa, o Santos foi à campo com duas modificações em relação ao time que estreou na Vila Belmiro, diante do RB Bragantino. Ambas se deram por conta de lesões. Marinho teve uma fratura no pé esquerdo na partida de estreia e deve ficar fora de ação até o fim de fevereiro. Para a primeira partida da Libertadores, no dia 3 de março, o atacante ainda é dúvida. Para o seu lugar, na partida desta segunda-feira, Jesualdo apostou em Arthur Gomes, que defendeu a Chapecoense na última temporada em um contrato de empréstimo. 

Também na estreia, diante do RB Bragantino, Jesualdo Ferreira apostou em Kaio Jorge, que teve de deixar a partida durante o intervalo por conta de uma contusão, mas o atacante já retomou os treinos e deve retornar aos jogos em breve. Assim como na partida de estreia, o treinador português deu lugar à Raniel, atacante de 23 anos que foi envolvido em troca, por Vitor Bueno, entre Santos e São Paulo.

As mudanças acabaram sendo positivas para o alvinegro praiano, que tomou conta do jogo no primeiro tempo. Sem conseguir apresentar reação, o Guarani foi presa fácil para o Santos, que abriu o placar com Arthur Gomes. A jogada começou com Eduardo Sasha voltando para buscar a bola e logo depois fazendo bela tabela com Raniel para abrir a jogada na ponta esquerda, com Felipe Jonatan. O lateral chegou fazendo o levantamento pro meio da área de primeira e Arthur Gomes foi esperto para se adiantar ao zagueiro, cabeceando com categoria para o fundo da rede.

Mesmo depois de o placar ter sido inaugurado, o Santos seguiu superior na partida. Ainda no primeiro tempo, Diego Pituca e Felipe Jonatan tentaram surpreender em chutes da entrada da área, mas não acertaram o alvo. Eduardo Sasha também teve sua chance em belo cruzamento de Carlos Sánchez aproveitando contra-ataque, mas acabou cabeceando sem direção. 

Nos minutos finais, mais um problema para Jesualdo. Além da perder de alguns jogadores na janela de transferência, ausência de Soteldo e lesões de Marinho, Kaio Jorge, Lucas Veríssimo e Felipe Aguilar, Jesualdo Ferreira terá também de se virar sem um jogador importante para o time ao menos na partida desta segunda-feira: Arthur Gomes. O atacante sentiu dores na coxa direita e teve de ser substituído ainda no primeiro tempo da partida diante do Guarani. Ainda não há previsão de volta.

Santos sofre empate com um jogador a mais, mas conquista vitória “quase sem querer” nos acréscimos

Logo no primeiro minuto do segundo tempo, em “lance bobo” na defesa santista, Lucas Abreu entrou de forma dura na jogada, solou o zagueiro Luiz Felipe sem nenhuma necessidade e acabou sendo expulso. Parecia que tudo estaria perdido de vez para o Guarani, que mal chegou ao ataque no primeiro tempo com o time completo, mas o time do interior surpreendeu. Mesmo com um jogador a menos, o Guarani cresceu no segundo tempo e equilibrou as ações ofensivas, chegando a acuar o time da baixada em seu campo de defesa em alguns momentos. 

O Santos ainda teve uma grande oportunidade com lançamento de Sánchez que deixou Raniel na cara do gol. O atacante bateu cruzado para a chegada de Eduardo Sasha, mas o goleiro conseguiu cair a tempo de fazer a interceptação e a defesa afastou o perigo. Mas o Guarani não abriu mão de atacar e, aos 20 minutos do segundo tempo, após cobrança de escanteio, Marcelo desviou de cabeça na segunda trave, Everson saiu muito mal para fazer o corte e Rafael Costa só precisou escorar pro fundo da rede: 1 a 1 em Campinas. 

Depois do empate o Santos voltou a se mandar para o ataque em busca da vitória. Para aumentar ainda mais a pressão, Jesualdo colocou o centroavante colombiano Fernando Uribe no lugar do meia-central Diego Pituca. Alguns minutos depois, para dar mais mobilidade ao ataque, o técnico português também efetuou a entrada de Tailson no lugar de Raniel, que saiu de campo tendo feito uma boa partida. 

No entanto, mesmo com toda a pressão santista, o Guarani conseguiu explorar muito bem os contra-ataques e só não virou a partida porque Everson fez defesaça quando Junior Todinho recebeu na grande área cara a cara com o goleiro santista. Mas conforme a partida se encaminhou para os minutos finais, o Santos partiu para a blitz total em busca da vitória e o inevitável aconteceu. 

Já nos acréscimos da etapa final, em falta na linha de fundo pelo lado direito, Jean Mota tentou surpreender em batida direta para o gol, a bola espirrou no travessão e ficou viva na pequena área. No susto, Pablo Diogo tentou fazer o corte e acabou mandando contra o próprio patrimônio, marcando o gol que deu a vitória ao adversário.

RB Bragantino perde em casa para a Inter de Limeira

Jogando em Bragança Paulista, ao lado de sua torcida no estádio Nabi Abi Chedid pela primeira vez em 2020, o RB Bragantino não se apresentou da maneira como os torcedores imaginavam. O time do interior que investiu mais do que a maioria dos grandes clubes brasileiros não conseguiu escapar da forte marcação preparada pela Inter de Limeira, comandada por Elano. 

Depois da goleada sofrida diante do Guarani na primeira rodada, o ex-jogador e auxiliar-técnico do Santos preparou uma retranca pesada para a partida diante do atual campeão da Série B. O RB Bragantino não conseguiu levar muitos perigos e também não era muito ameaçado, mas, logo no primeiro minuto do segundo tempo, em uma pequena desatenção da defesa após cobrança de escanteio, Oliveira subiu no segundo andar para cabecear pro fundo da rede, marcando o único gol da partida, que garantiu a vitória da Inter de Limeira.

Tabela e próximos jogos

Líder do grupo A com 4 pontos, o Santos joga nesta quinta-feira (30/01), na Vila Belmiro, exatamente contra a Inter de Limeira (2ª colocada – Grupo C). A Ponte Preta (2ª colocada – Grupo A) entra em campo também no domingo, em casa, diante do Corinthians (líder do grupo D com 4 pontos). 

O Oeste, 3º colocado do grupo A com os mesmos 3 pontos da Ponte, visita o Palmeiras no Pacaembu na quarta-feira (29/01). O Palmeiras é apenas o 3º colocado do grupo B, com 4 pontos. Grêmio Novorizontino (1º) e Santo André (2º) dividem a liderança com 6 pontos cada. 

Na próxima rodada, o Grêmio Novorizontino joga ao lado de sua torcida contra o RB Bragantino, enquanto o Santo André, também em casa, recebe o Água Santa. Líder do grupo C com 4 pontos conquistados, o São Paulo joga fora de casa contra a Ferroviária.


Deixe um comentário