Início » Esportes » Flamengo abre o Carioca 2023. Veja os primeiros jogos

Flamengo abre o Carioca 2023. Veja os primeiros jogos  

Flamengo x Audax-RJ, às 21h30 desta quinta-feira (11), no Maracanã, marca a abertura do Campeonato Carioca 2023. Essa partida é válida pela quinta rodada. A primeira rodada será toda ela disputada no próximo fim de semana.

placara avenida rei pele no estadio do maracana
Maracanã, cujo endereço passou a ser Avenida Rei Pelé, em homenagem ao maior jogador do mundo, falecido no fim de 2022, receberá Flamengo x Audax-RJ, abertura do Carioca 2023 (Divulgação: Twitter do Maracanã)

Os 12 times na disputa

Neste ano, o Carioca vai contar com: Audax-RJ, Bangu, Boavista, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Madureira, Nova Iguaçu, Portuguesa-RJ, Resende, Vasco e Volta Redonda. 

São 12 times na edição 2023 do estadual do Rio, mas, claro, não há dúvida sobre quem realmente pode disputar o título: os quatro grandes, Flamengo (um dos principais times do País), Fluminense (atual campeão), além de Botafogo e Vasco (ambos contando com investimentos dos seus donos).

Podemos dizer que o Flamengo possui o melhor elenco, mas se tratando de Cariocão e da rivalidade entre as equipes, isso não tem um grau tão grande de relevância em se tratando de disputa local.

Não será surpresa ver esses grandes times utilizando os seus reservas e até mesmo muitos garotos da base, para que o time principal só comece atuar mais adiante, já visando à preparação para as competições maiores da temporada.

Os primeiros jogos do Carioca 2023

5ª rodada

Jogo isolado na noite desta quinta-feira (12):

21h30: Flamengo x Audax-RJ – transmissão ao vivo da Band

  • Provável time do Flamengo: Matheus Cunha, Wesley, Noga, Cleiton, Ramon, Igor Jesus, Victor Hugo, Matheus França, Thiaguinho, Werton e Mateusão. Técnico (do Sub-20): Mário Jorge.
  • Provável Audax-RJ: Leandro, Motta, Carlão, Thomáz Kaique e PH; Jackson Caucaia, Higor Leite, e Romário; Valderrama, Carlinhos e Emerson Urso. Técnico: Junior Lopes (filho do treinador Antônio Lopes).
estadio do maracana iluminado para jogo do flamengo de noite
Maracanã receberá a torcida rubro-negra para o jogo de abertura do Carioca 2023, entre Flamengo e Audax-RJ, na noite desta quinta-feira (Foto: Bruno Lordello/reprodução Twitter do Maracanã)

1ª rodada

Sábado (14):

15h30: Nova Iguaçu x Volta Redonda
16h: Resende x Fluminense
18h: Vasco x Madureira

Domingo (15):

15h30: Boavista x Bangu
16h: Botafogo x Audax-RJ
18h: Flamengo x Portuguesa-RJ

Sobre o torneio

O chamado “Cariocão” se inicia mais uma vez sob críticas quanto ao formato de disputa da competição e existe ainda o fato de que se torna um peso na temporada para os clubes. 

Essa ideia de que é um peso para os grandes se dá pela extensão e formato do torneio, que ainda é confuso para muitos. 

Primeiro temos uma disputa de pontos corridos entre 12 equipes por 11 rodadas. O time que terminar na primeira colocação após essas 11 rodadas se torna o campeão da Taça Guanabara. Esse título garante vantagem ao campeão como mando de campo na próxima fase da competição. 

Posteriormente, além do clube que se tornou campeão na primeira fase, os outros três melhores clubes classificados na tabela vão para as semifinais da competição, que é disputada no sistema de ida e volta, até que saibamos que será o grande campeão carioca. 

Há, ainda, a disputa entre as equipes que terminaram da 5ª à 8ª colocação na tabela. Esses times vão para a disputa da Taça Rio, tendo o mesmo formato de disputa do Cariocão. A equipe que terminar em último na tabela de classificação sofrerá o rebaixamento para a Série B do Campeonato Carioca.

Domínio flamenguista 

A grande força do Estado é o Flamengo e isso é inquestionável diante dos resultados do time no último ano, mas Fluminense, Botafogo e Vasco não ficam para trás quando se trata de realizar uma grande disputa pelo título do campeonato.

No entanto, o domínio é flamenguista, pois o clube possui 37 títulos, contra 32 do Fluminense, 24 do Vasco e 21 do Botafogo. Esse número de títulos está sendo cada vez menos valorizado por essas equipes, pois o campeonato já não tem o charme que tinha há anos atrás. 

Para esse ano fica a ideia de que os 4 primeiros serão dominantes e farão jus à força do elenco em relação aos clubes menores. 

Possíveis surpresas 

Boa Vista, Portuguesa e Volta Redonda são equipes que constantemente aparecem entre os primeiros colocados da primeira fase do Cariocão. Em 2022 não tivemos grandes surpresas com os 4 grandes ocupando as primeiras colocações, mas em 2021 tivemos Portuguesa e Volta Redonda entre os 4 primeiros e em 2020 Boavista e Volta Redonda entre os primeiros da tabela. 

No entanto, parece ser cada vez mais difícil para esses clubes conseguirem seu status entre os primeiros colocados e isso foi visto no último ano. Os grandes estão se fortalecendo cada vez mais enquanto esses pequenos clubes sofrem para conseguir chegar à disputa. 

Nos próximos anos vamos poder observar uma dinâmica importante em relação ao Campeonato estadual e os pequenos clubes, mas ao que parece, as chances de ter um pequeno disputando entre as grandes forças do Estado parece ser cada vez menor.

Datas

Como já informado, o Campeonato Carioca será aberto nesta quinta (12), com o jogo isolado da quinta rodada, entre Flamengo e Audax-RJ, no Maracanã. Ao todo, serão 11 rodadas iniciais disputadas até 12 de março. 

As partidas de ida e volta das semifinais estão marcadas para acontecer nos dias 15 e 26 de março. Salvo uma grande surpresa, espera-se que seja um grande mata-mata entre os quatro grandes do futebol do estado.

Os jogos da grande final do Carioca 2023 acontecem nos dias 2 e 9 de abril.

Favoritismo 

Pelo elenco e pelo investimento feito pelo clube nos últimos anos, o favorito para vencer o campeonato é o Flamengo. Se houver hoje uma pesquisa pelas ruas do Rio de Janeiro perguntando sobre favoritismo para o campeonato, certamente teríamos o clube rubro-negro desbancando seus rivais. 

Mas fato é que o Fluminense também chega muito forte neste ano, melhor do que no ano passado inclusive, seus reforços pontuais como Jorge, na lateral-esquerda, podem dar o equilíbrio e a conjuntura que o clube precisa para vencer seus rivais e começar o ano com o título. 

O Botafogo vem melhorando sua equipe com o investimento feito pelo seu novo formato de administração, mas ainda será necessário um certo período para que a equipe ganhe a confiança do torcedor e desponte como uma das pretendentes ao título da competição. 

Retornando para a primeira divisão este ano do Brasileirão e recebendo um grande investimento, o Vasco chega forte para a disputa do campeonato. Obter o título carioca pode dar a motivação necessária para esse clube começar a caminhada por seus objetivos nessa nova fase da sua história. 

Com sua base sólida formada, sendo o atual campeão da Copa do Brasil e da Libertadores, o Flamengo certamente inicia o campeonato com o status de favorito, conforme já mencionado. Contudo, o elenco está focado na disputa do Mundial de Clubes, o que pode ser favorável para outras equipes. No primeiro momento a equipe deve ir a campo com um time alternativo visando a preparação para o mundial, mas um time como o Flamengo não vai abrir mão da disputa por um título e chega para conquistar mais um carioca para sua sala de troféus. 

Grande disputa 

Apesar de todas as críticas e de tudo que pode ser negativo para os clubes nesse início de temporada em relação à disputa do campeonato, o que podemos dizer é que os clubes estão cada vez mais preparados e a disputa será uma das melhores dos últimos anos.
A expectativa é de que esse Cariocão seja um sucesso se tratando dos confrontos das equipes em campo. Mas um elemento principal alimenta toda a disputa pelo Campeonato Carioca desde a sua criação e isso não se perde, a torcida e os jogadores sempre querem ganhar um título sobre um grande rival.

* Com novas informações e edição do Blog Betmotion.

Siga o Betmotion nas redes sociais

betmotion - entre para ganhar - logo verde

Gostou deste texto? Deixe o seu comentário e acesse a área de apostas esportivas do site do Betmotion. Aproveite para nos seguir nas redes sociais:

betmotion.com/br/aposta-esportiva

twitter.com/betmotion_br

www.instagram.com/betmotionbr

facebook.com/BetmotionBr

Deixe um comentário