Início » Esportes » Final São Paulo x Independiente del Valle é neste sábado

Final São Paulo x Independiente del Valle é neste sábado  

São Paulo x Independiente del Valle, final da Copa Sul-Americana 2022, acontece neste sábado, 1º de outubro, no estádio Mario Kempes, em Córdoba, Argentina.

rogerio ceni em cordoba entrevista antes da final da sul-americana
(Divulgação/São Paulo)

Ambos buscam o segundo título do torneio. O Tricolor paulista foi campeão em 2012, em cima do Tigre, da Argentina, enquanto a equipe equatoriana levantou o troféu da Sula em 2019, derrotando o também argentino Colón.

Confira, a seguir, tudo sobre a decisão:

Promoção de aniversário

Como São Paulo e Del Valle se classificaram para a final

Foi com emoção! Derrotado em Goiânia por 3 a 1, o São Paulo conquistou a classificação à final da Sul-Americana graças à partida de volta, no estádio do Morumbi. Apoiado por 50 mil são-paulinos, o Tricolor foi buscar uma vitória no tempo normal por 2 a 0, com dois gols de Patrick, e depois um triunfo por 4 a 2 na disputa de pênaltis.

morumbi em jogo do são paulo fc de noite
Estádio do Morumbi em noite de jogo do São Paulo (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

O equatoriano Independiente del Valle, ao contrário, passou com enorme tranquilidade pelas semifinais, com duas vitórias por 3 a 0 sobre o peruano Melgar.

Lembrando que São Paulo e Del Valle percorreram caminhos distintos. Por exemplo, os equatorianos chegaram à Sul-Americana, a partir da queda na primeira fase da Copa Libertadores (ficou em terceiro na chave que tinha Atlético-MG, Tolima e América-MG, este lanterna). Portanto, começou já nas oitavas da Sula, quando despachou o Lanus, e depois passou pelo Deportivo Táchira, nas quartas.

No caso do time paulista, a caminhada foi mais longa. Terminou em primeiro lugar no grupo D, à frente de Everton, do Chile, Ayacucho, do Peru, e do boliviano Jorge Wilstermann. No mata-mata, eliminou Universidad Católica, do Chile (oitavas) e Ceará (quartas), antes de decidir a vaga na final contra o Dragão goiano.

Situação dos times nos campeonatos dos seus países

Atual campeão nacional, o Independiente del Valle ocupa a vice-liderança na tabela do campeonato equatoriano, com 23 pontos, apenas dois a menos do que o Barcelona de Guayaquil, líder com 25. Jogou pela última vez no sábado passado (24), quando venceu o lanterna Macará por 1 a 0.

Já o São Paulo entrou em campo um dia depois, no domingo (25). O Tricolor goleou o Avaí, também um time da parte de baixo da tabela do Brasileirão, por 4 a 0. O resultado levou o time são-paulino a 37 pontos, terminando a rodada em 12º lugar.

Escalações e mais informações da final 

São Paulo x Independiente del Valle

Onde será o jogo: estádio Mario Kempes, em Córdoba, na Argentina.

Horário: 17h (de Brasília).

Onde assistir: Conmebol TV.

Uniformes: por ser o mandante da decisão, o São Paulo usará o seu uniforme 1, com camisa, calções e meiões brancos. Os goleiros estarão de cinza. Já o Del Valle jogará todo de azul escuro, com os goleiros de amarelo.

Provável São Paulo:

Felipe Alves; Rafinha (Igor Vinicius), Diego Costa, Léo e Reinaldo; Pablo Maia, Rodrigo Nestor, Alisson e Patrick; Luciano e Calleri. Técnico: Rogério Ceni.

Independiente del Valle:

Moisés Ramírez; Matias Fernandez, Mateo Carabajal, Richard Schunke, Luis Segovia e Jhoanner Chávez; Marco Angulo, Cristian Pellerano e Lorenzo Faravelli; Sornoza e Lautaro Díaz. Técnico: Martin Anselmi.

Arbitragem de campo: o colombiano Wilmar Roldán apita a decisão da Sul-Americana, auxiliado pelos compatriotas Alexander Guzman e Wilmar Navarro.

VAR: o árbitro chileno Julio Bascuñan será o comandante da arbitragem de vídeo, auxiliado Juan Lara (também do Chile), por Jhon León (Colômbia) e Leodán González (Uruguai).

Especiais sobre Copa do Mundo

Confira a série de reportagens especiais que o Blog Betmotion já publicou sobre a Copa do Mundo Catar 2022:

trofeu fifa world cup

(Imagem: reprodução)

Tabela da Copa do Mundo de 2022: dias e horários dos jogos

Álbum digital da Copa 2022 permite trocar figurinhas online

Campeões da Copa do Mundo de 1930 a 2018. Veja a lista

Em quais times jogavam os convocados para a Copa de 2002?

Copa do Mundo: saiba quem são os maiores artilheiros

Deixe um comentário