Início » Esportes » Futebol Nacional » Fifa suspende palmeirense Rony por 4 meses e pune Athletico

Fifa suspende palmeirense Rony por 4 meses e pune Athletico  

O atacante Rony, do Palmeiras, foi punido pela Fifa com quatro meses de suspensão, a contar a partir desta segunda-feira (13), data da notificação. O jogador está impedido de jogar competições nacionais e internacionais, enquanto o Athletico Paranaense, seu ex-clube, não poderá registrar atletas por duas janelas. Ou seja, até pode contratar, mas os jogadores não poderão ser inscritos para disputarem campeonatos.

(Imagem: reprodução/Palmeiras)

A pena se deve a uma ação judicial do Albirex Niigata, do Japão, junto à Câmara de Resoluções de Litígio da Fifa, informou originalmente o site Globoesporte e, posteriormente, outros veículos. Ainda cabe recurso.

Além de ter de cumprir a pena esportiva, Rony também terá que pagar ao Albirex Niigata US$ 1.129,499 (cerca de R$ 6 milhões) mais 5% de juros a partir de março de 2019 até a data do pagamento, cujo prazo limite é de 30 dias.

A explicação para a pesada punição

Contratado em 2017 pelo Albirex Niigata junto ao Cruzeiro, por três anos, Rony, que não reconhecia esse vínculo até o fim de 2019, pediu liberação à Fifa em maio de 2018, acertando a sua ida ao Athletico Paranaense meses depois, ainda para a disputa do Campeonato Brasileiro e a Copa Sul-Americana daquele ano, pelo qual foi campeão com o Furacão. Posteriormente, ganhou a Copa do Brasil, em 2019.

O time japonês acionou o atleta na Fifa, alegando que ele abandonou o clube, com contrato em vigência. Esse imbróglio entre Rony e a  equipe japonesa era de conhecimento de vários clubes que se interessaram pelo jogador. Inclusive, reportagem do site Meu Timão afirma que o Corinthians desistiu de contratá-lo em 2018, justamente após orientação do seu departamento jurídico, após notificação do clube do Japão. O Botafogo foi outro que  pulou fora do negócio, temendo punição.

O Palmeiras adquiriu o atacante nesta temporada, ciente da confusão jurídica. Pelo Verdão, Rony disputou cinco partidas e não fez nenhum gol ainda. E com a iminente saída de Dudu para o futebol do Catar, era justamente Rony quem poderia ganhar maior protagonismo do ataque alviverde (ambos vinham atuando juntos, com o deslocamento de Dudu da ponta para o meio).

Acesse apostas esportivas no site do Betmotion.

Além disso, confira, também, a nossa página betmotionbr no Instagram, com bônus, dicas e promoções.

Deixe um comentário