Início » Colunas » Coluna do Verchai » Federico Chiesa vai voltar aos gramados

Federico Chiesa vai voltar aos gramados  

Federico que é mais conhecido como Chiesa, tem 25 anos e está atualmente contratado pelo Juventus em 2020, mas já em janeiro desse ano, sofreu uma lesão muito grave no joelho esquerdo. Sua lesão foi no ligamento cruzado anterior e teve que passar por cirurgia, acabando ficando de fora desta temporada e desde então ele estava em fase de recuperação pós traumática e operatória. A operação foi um sucesso, mas o processo de recuperação é longo. 

Seu capitão no time, Giorgio Chiellini disse que foi um “golpe duro para todo o futebol italiano”.

Chiese é filho de jogador de futebol também, o ex-atacante do Sampdoria Fiorentina entre outros times, inclusive a Seleção italiana.

Assim como seu pai, Chiesa marcou um gol em cima da Áustria nas oitavas de final do torneio no Estádio de Wembley. Por coincidência, foi exatamente 25 anos e 12 dias antes da segunda partida da Itália no UEFA Euro 1996, na Inglaterra. Assim, se tornaram a única dupla de pai e filho que marcou um gol na Eurocopa.

em destaque chiesa autor do gol italiano contra espanha na semi da euro 2020
(Divulgação/Uefa Euro 2020)

Ele participou da Supercopa da Itállia de 2020; Copa da Itália de 2020/2021; Eurocopa 2020. Também foi considerado o 5º melhor jogador jovem de 2017, quando estava com 20 anos.

Seu apelido “Pepo“, foi dado pela sua mãe Francesca Lombardi. Ele nasceu em Gênova, no noroeste da Itália. Ele é o filho primogênito do casal Francesca e Enrico. Tem raízes italianas e etnia liguriana. Porém ele não cresceu em Gênova e sim em Florença ao lado de seus irmãos mais novos.

Sua história com o futebol teve início aos 2 anos de idade, quando havia acabado de aprender a andar, claro que estimulado pelo pai que também era jogador de futebol profissional nessa época, portanto eles tinham uma vida típica de uma família de classe alta.

O futebol entrou na vida de Federico muito naturalmente, pois sua vida e de sua família era rodeada de “futebol”, eles “respiravam” o esporte.

Desde os 5 anos de idade, os pais o inscreveram num clube local chamado US Stteignane, em Florença, que ficava perto da casa da família na época.

Como os pais tinham uma ótima condição financeira, os pais o colocaram na International School of Florence, uma das escolas internacionais mais antigas e renomadas da Europa. Colocá-lo nessa escola, foi para que se “Pepo” optasse em não ser jogador de futebol no futuro, ele teria garantido uma ótima educação, inclusive, bem mais tarde acabou estudando as ciências do esporte na universidade.

Mesmo tendo se dedicado ao estudo, teve uma dedicação muito séria também com o esporte, o qual acabou trazendo sua ascensão natural.

E depois de um tempo participando de jogos significativos no sub-19 da Fiorentina durante duas temporadas (2014-2016), Chiesa fechou seu primeiro contrato profissional em fevereiro de 2016. Durante um tempo, ele procurou e lutou para criar a sua própria identidade dentro do futebol, e isso é bem comum quando seu pai foi um jogador profissional. A mídia acaba comparando o pai e o filho e isso pode causar uma crise de identidade no jogador que está na mídia no momento, no caso, o Chiesa. Após um período de confusão mental sobre quem ele era nos campos, conseguiu superar e começou a se destacar positivamente nos gramados.

Seu pai sempre o aconselhou e o apoiou, mas sempre tentou não impor nada o seu jeito de jogar, pois segundo o pai, isso era o trabalho dos treinadores e não dele.

Até o momento o jovem jogador não se casou, mas namora há um tempo. Ele não gosta de expor a sua vida pessoal em entrevistas ou revistas. Prefere se poupar e ser o mais discreto possível.

Entre seus hobbies, ele gosta de estudar, jogar videogame e passar tempo de qualidade com sua família e amigos.

Outra curiosidade sobre ele é que é bastante religioso e gosta de ter um estilo de vida saudável, sem fumar e bebedeiras. 

Seu regresso ao campo

O seu regresso marcou um grande passo para o jogador de 25 anos, que voltou a treinar com a sua equipe há um mês

Embora sempre tenha sido cauteloso com o retorno de Chiesa ao campo, o técnico da Juventus, Allegri, atualmente tem poucas opções, com dez jogadores no departamento médico, incluindo Di Maria e Vlahovic, além do meio-campista e o meia Paul Pogba que ficou de fora da Copa do Mundo. Moise Keane também não foi incluído no elenco do Paris Saint-Germain devido a uma dor na coxa direita.

A Juventus foi eliminada da Liga dos Campeões antes da fase final da fase de grupos e vai tentar manter o terceiro lugar na fase de grupos antes das oitavas-de-final, que também inclui Benfica e Maccabi Haifa na Liga Europa.

A estreia profissional de Federico surpreendentemente contra a Juventus, em agosto de 2016.

O desempenho da Juventus não foi como o esperado tanto pelos torcedores quanto pela diretoria do clube. 

O próprio Massimiliano Allegri diz Tudo o que podemos fazer é ficar quietos agora. Nosso desempenho foi abaixo do esperado, especialmente do ponto de vista do caráter. Voltaremos e ficaremos em Continassa até o derby de Turim, devemos isso ao clube, aos torcedores e para nós mesmos. Estamos falando de coração e alma, porque todos estão jogando por si mesmos e eu não gosto disso: é uma questão de querer sofrer juntos e estar unidos.

O presidente tem razão em dizer que devemos tenha vergonha, este foi um dos piores dias dos últimos tempos, e ficarmos juntos nos fará bem trabalhar, descansar e refletir. Nunca pensei em me demitir, porque quanto mais difícil o desafio se torna, melhor é a sensação de superá-lo. Este pensamento deve entrar na cabeça de todos para que possamos responder com coragem, desejo e paixão.

A torcida pediu sua demissão por diversos momentos e desde o início da temporada. Allegri diz “divertir-se” com essa reação, mas agora estando na 7ª posição, e rumo ao final da temporada, talvez comece a se preocupar.

Um dos motivos para o mau desempenho pode ter sido as diversas lesões sofridas pelos jogadores durante a temporada na Liga dos Campeões.

Agora é só aguardar a colocação da Juventus e assim as mudanças ou não para 2023.

Deixe um comentário