São Paulo perde, e Flu segue na briga por vaga direta à Liberta

Rogerio Jovaneli
Rogerio Jovaneli
Lucca celebra gol marcado na Vila Belmiro, contra o Santos, pelo returno do Brasileiro

Fluminense e São Paulo brigam na última rodada por vaga direta à fase de grupos da Libertadores (Foto: Mailson Santana/Fluminense FC)

O São Paulo perdeu por 1 a 0 do Botafogo, já rebaixado, e com isso o Fluminense segue na briga para conquistar uma vaga direta na Libertadores.

Matheus Babi marcou o gol da surpreendente vitória botafoguense na noite desta segunda-feira (22), no Nilton Santos (Engenhão).

O Alvinegro carioca aproveitou mais uma atuação apática do São Paulo e a expulsão de Reinaldo, ainda no primeiro tempo, para chegar ao triunfo.

O goleiro Diego Loureiro ainda defendeu pênalti cobrado por Luciano no fim do jogo, garantindo o resultado.

A situação da briga por vaga direta à Libertadores

Em princípio, só os quatro primeiros conquistam vaga direta à Libertadores 2021 via Campeonato Brasileiro. Porém, se o campeão da América, Palmeiras, que já está na edição 2021, ganhar a Copa do Brasil, o quinto do Brasileirão, que hoje é o Fluminense, herda essa vaga.

Mas se o Grêmio for campeão, fica com a vaga direta via Copa do Brasil, indo à fase de grupos só os times do G4.

Posto isso, a situação é a seguinte para a rodada final do Brasileirão:

  • São Paulo (quarto colocado, com 63) e Flu (quinto, com 61) disputarão na última rodada quem fica com a vaga hoje disponível, uma vez que Flamengo (71 pontos), Internacional (69) e Atlético-MG (65) já asseguraram as outras três.
  • Todos os jogos da 38ª rodada serão na quinta-feira (25), às 21h30. O Fluminense joga no Maracanã contra o Fortaleza, que já escapou do rebaixamento e só cumpre tabela. Vencendo, o Fluzão obriga o São Paulo a ganhar o seu jogo, que é só diante do líder Flamengo, que disputa cabeça a cabeça com o Inter o título do Brasileirão.
  • São Paulo x Flamengo será no Morumbi, e o empate passa a não servir para o Tricolor paulista com cenário de vitória do Flu. Isso porque embora empatem em 64 pontos, os cariocas teriam uma vitória a mais (18, contra 17).
  • Sobre a briga pelo título, vale lembrar que na última rodada o Flamengo só depende de si para ser campeão, mas desde que vença o São Paulo.
  • Caso o Rubro-Negro carioca empate ou perca no Morumbi, quem pode se dar bem é o Colorado, que recebe no Beira-Rio o Corinthians, outro que praticamente só cumpre tabela, e se os gaúchos vencerem o Timão, faturam o Brasileirão nesse hipotético cenário, pois o Inter iria a 72 pontos, ficando à frente do Flamengo, seja em pontos (72 a 71) ou pela vantagem no critério de saldo de gols (hoje, tem 26, contra 21).
  • Ou seja, muitas possibilidades e emoção de sobra na derradeira rodada do Campeonato Brasileiro.

Leia também:

Definição do título brasileiro fica para a última rodada

Argentino Hernán Crespo é o novo técnico do São Paulo

Flu volta à Libertadores, e Inter pode ser campeão contra o Fla

banner bônus de boas vindas com a embaixadora do Betmotion, a atacante Cristiane

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *