Início » Esportes » Futebol Internacional » Manchester City é o time mais forte da temporada?

Manchester City é o time mais forte da temporada?  

Guardiola orientando seu time na vitória do Manchester City sobre o Arsenal, no Emirates Stadium
Pep Guardiola, técnico do Manchester City, líder da atual temporada da Premier League (Divulgação)

Em uma temporada atípica, o treinador catalão Pep Guardiola volta a se destacar pela solidez de seu Manchester City, líder da Premier League.

Isso em meio a uma pandemia que abalou as estruturas de muitos clubes gigantes da Europa, seja na parte financeira ou mesmo dentro de campo.

O futebol em meio à Covid-19

Com problemas por conta da Covid, maior número de lesões causado pela sequência exaustiva de jogos, muitos clubes que dominavam suas competições nacionais estão encontrando grande dificuldade para manter a hegemonia.

Um grande exemplo está na Itália, onde a Juventus, depois de nove conquistas consecutivas, ocupa apenas a 6ª posição da tabela da Série A Tim (primeira divisão italiana), que já caminha para a 24ª rodada. Algo semelhante acontece na Inglaterra, onde o atual campeão, Liverpool, também aparece na 6ª colocação com 25 rodadas disputadas.

A badalada equipe de Jürgen Klopp passa por seu pior momento com a quarta derrota consecutiva sofrida na última rodada, diante do rival, Everton.

O Liverpool teve problemas depois que perdeu o zagueiro Virgil van Dijk, perdeu confiança e, sem o apoio da fiel torcida, caiu bastante de rendimento jogando em casa.

A exceção Manchester City, de Guardiola

O Manchester City, por sua vez, pegou o caminho oposto: continuou reforçando o sistema defensivo e, mesmo com os vários problemas de lesão, conseguiu manter uma sequência impressionante.

No último domingo, a equipe comandada por Pep Guardiola carimbou a 18ª vitória consecutiva (levando em consideração todas as competições) ao bater o Arsenal fora de casa, em partida válida pela 25ª rodada da Premier League.

Raheem Sterling, que vem se destacando principalmente nas partidas decisivas, foi o autor do gol que deu a vitória aos Cityzens na partida contra os Gunners. É o atacante inglês de 26 anos um dos maiores responsáveis pela atual média de 2 gols marcados por partida, que garante ao Manchester City o segundo melhor ataque do Campeonato Inglês.

Na atual temporada, porém, o time comandado por Pep Guardiola vem se destacando não só no setor ofensivo, mas, principalmente, no setor defensivo.

Com apenas 15 gols sofridos em 25 partidas disputadas, o Manchester City apresenta uma defesa que sofreu dez gols a menos que a segunda melhor defesa da atual Premier League. É a atual solidez defensiva da equipe que permite a existência da atual marca invicta: dezoito vitórias consecutivas (sendo treze pela Premier League) e 25 partidas sem perder.

Esta incrível marca permitiu que o Manchester City saltasse do meio direto para o topo da tabela de classificação da Premier League, terminando a 25ª rodada com dez pontos de vantagem para o segundo colocado, Manchester United. Portanto, a menos que a equipe comandada por Guardiola oscile bastante até o fim do campeonato e o rival embale uma bela sequência de vitórias, o City deve confirmar o título.

A desejada conquista da Champions League

Contudo, ainda que siga focado para mais uma conquista nacional, o principal objetivo do atual líder do Inglês deve ser a Champions League.

Já na próxima quarta-feira (24), o Manchester City enfrenta o Borussia Mönchengladbach fora de casa, pela partida de ida das oitavas de final.

A equipe alemã, que ocupa apenas a 8ª posição da Bundesliga (primeira divisão da Alemanha), não vence há três jogos e foi obrigada a mandar o confronto com o Manchester para a Puskás Arena, em Budapest (Hungria), por conta das medidas de restrição de viagens em alguns países europeus.

Juventus, PSG e até o Bayern encontram dificuldades para manter hegemonia em suas ligas

Na Itália, a situação da atual eneacampeã Juventus é muito complicada. A Velha Senhora poderia ser a primeira equipe a conquistar uma competição nacional por dez vezes consecutivas, até porque conta com o craque Cristiano Ronaldo no elenco.

Com 16 gols marcados, o português é vice-artilheiro da Série A Tim (Campeonato Italiano), mas a Juventus está onze pontos atrás da atual líder, Internazionale. É verdade que ainda nesta segunda (22) a Juventus enfrenta o lanterna Crotone em casa e pode diminuir para oito a distância do primeiro colocado, que ainda pode cair para cinco caso a equipe comandada por Andrea Pirlo vença a partida atrasada que tem para fazer, também em casa, contra o Napoli (atual 7º colocado), válida pela 3ª rodada.

De qualquer forma, a Juventus tem um caminho longo para percorrer se quiser faturar o décimo título consecutivo da primeira divisão italiana, e ainda se preocupa com a derrota por 2 a 1 sofrida para o Porto na semana passada, em partida válida pela ida das oitavas de final da Liga dos Campeões.

Pela Ligue One (primeira divisão da França), o PSG está em situação mais confortável, mas bastante diferente da qual se encontrava nas temporadas anteriores.

Com 26 rodadas disputadas até aqui, o Paris Saint-Germain aparece na 3ª colocação, quatro pontos atrás do líder, Lille. A equipe parisiense foi surpreendida pelo Mônaco (4º colocado) na última rodada, perdendo por 2 a 0 em casa logo depois de uma goleada por 4 a 1 sobre o Barcelona, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões.

Portanto, apesar de ter classificação encaminhada na competição europeia e ser um forte concorrente com a volta de Neymar, após mais uma lesão, o PSG deve ter dificuldade para conquistar a Ligue One pela quarta vez consecutiva. O último a conseguir acabar com a hegemonia da equipe de Neymar foi o Mônaco, na temporada 2016/17, quando o brasileiro ainda não havia se transferido para Paris. Agora, Lille (líder com 58 pontos) e Lyon (vice-líder com 55 pontos) ameaçam o domínio do PSG (3º colocado com 54 pontos).

Sem se falar em La Liga (primeira divisão da Espanha), que é liderada com sobra pelo Atlético de Madrid, enquanto o atual campeão (Real Madrid) vem na 2ª posição e o Barcelona é o terceiro.

Na Bundesliga, o Bayern foi derrotado fora de casa pelo Eintracht Frankfurt na última rodada e viu a vantagem para o RB Leipzig cair a apenas dois pontos.

Já na temporada passada o Gigante da Bavária havia tido alguma dificuldade para conquistar o oitavo título consecutivo, mas embalou no segundo turno, assim como vai precisar fazer na atual edição da Bundesliga se quiser se igualar à Juventus na maior sequência de títulos da história das ligas nacionais de todo o mundo.

Deixe um comentário