Início » Esportes » Futebol Internacional » Em sexta-feira de Ligas Europeias, Haaland marca e Borussia Dortmund goleia pela Bundesliga

Em sexta-feira de Ligas Europeias, Haaland marca e Borussia Dortmund goleia pela Bundesliga

Mariana Pacheco

Foto: RFBMarques

Alcançando grande marcas, Borussia Dortmund passeia em casa.

Abrindo a 22ª rodada do Campeonato Alemão ao lado de sua torcida, o Borussia Dortmund não teve problemas para vencer o Eintracht Frankfurt e conquistar os três pontos. O time aurinegro, comandado por Lucien Favre encontrou dificuldade para furar o forte bloqueio adversário nos primeiros minutos. Com qualidade para sair jogando, o Frankfurt conseguiu ter certa tranquilidade no jogo, mas a falta de efetividade no ataque logo se tornou um grande peso ao sistema defensivo, que não conseguiu segurar a barra por muito tempo. Aos 33 minutos do primeiro tempo, Lukasz Piszczek recebeu de Hakimi na entrada da área e bateu firme de esquerda para abrir o placar. O lateral polonês voltou a marcar no Signal Iduna Park depois de praticamente dois anos (desde 18 de fevereiro de 2017) e, aos 34 anos de idade, se tornou o segundo jogador mais velho a balançar as redes pelo Borussia Dortmund. Apenas Christian Wörns o supera, tendo balançado as redes na temporada 2007/08, aos 35 anos.
Se no primeiro tempo o Borussia Dortmund teve problemas para furar o bloqueio adversário e chegar às redes, no segundo tempo a equipe desencantou. Logo nos primeiros minutos da etapa complementar, Jadon Sancho recebeu de Axel Witsel em contra-ataque, invadiu a área, deixou o marcador no chão com um corte seco e bateu no capricho para marcar seu 13º gol na Bundesliga. O gol do inglês foi um banho de água fria nos visitantes, que acabaram abrindo a porteira. Ainda antes dos 10 minutos do segundo tempo, Hakimi recebeu de Sancho na linha de fundo e rolou na área para a chegada de Erling Haaland, o norueguês de 19 anos que não cansa de fazer gols e mais uma vez não passou em branco, marcando seu 9º gol em apenas seis jogos pelo Borussia (ao todo na atual temporada, já são 37 gols marcados em 28 jogos). Ainda tinha tempo de sobra na partida e, para fechar a conta, Raphael Guerreiro também deixou o dele, em bela finalização de fora da área: Borussia Dortmund 4 x 0 Eintracht Frankfurt, placar final.

 

Pressão sobre o Bayern de Munique.

Com a vitória sobre o Frankfurt, o Borussia Dortmund chegou a 42 pontos na Bundesliga e encostou no Bayern de Munique, atual líder com 43 pontos e um jogo a menos. O time da bavária entra em campo no domingo (16/02), às 11h30, para enfrentar o Colônia (13º colocado) fora de casa.
Atualmente na terceira posição, com os mesmos 42 pontos do Dortmund, o RB Leipzig entra em campo pela 22ª rodada neste sábado, às 11h30, jogando em casa contra o Werder Bremen. O Werder Bremen atualmente está na zona de rebaixamento, com os mesmos 17 pontos do Fortuna Dusseldorf, primeiro time fora da “zona da degola”. Por coincidência, o Fortuna Dusseldorf também joga contra um time que luta pela liderança da Bundesliga: o Borussia Monchengladbach. A partida acontece neste sábado, às 14h30. Com dois jogos a menos (por não ter entrado em campo na 21ª rodada, contra o Colônia) o Borussia M’gladbach ainda pode chegar aos 45 pontos e assumir a liderança caso o Bayern de Munique tropece neste domingo. Para tanto, é claro, terá de vencer as duas partidas.

 

Wolverhampton e Leicester City decepcionam na Premier League.

Também nesta sexta-feira, pela 26ª rodada da Premier League, o Wolverhampton recebeu o Leicester no Molineux, mas a partida não saiu do zero. A partida foi bastante movimentada, mas as defesas de ambos os lados se mostraram mais fortes do que os ataques e o empate sem gols acabou sendo ruim para os dois. O Leicester perdeu a chance de assumir a vice-liderança e permaneceu na terceira colocação, agora com 50 pontos (um atrás do Manchester City, segundo colocado). De outro lado, o Wolverhampton não aproveitou a oportunidade de colar no Sheffield United, 5º colocado e último time com vaga direta para as competições continentais. O Wolves chegou aos 36 pontos com o empate e se manteve na 7ª colocação, lado a lado com o Everton (8º).
Neste sábado, às 14h30, o líder invicto Liverpool visita o Norwich City no Carrow Road. O Norwich é o lanterna da Premier League com apenas 18 pontos conquistados em 25 rodadas e, de acordo com os cálculos matemáticos da ESPN, possui apenas 10% de chance de vitória mesmo jogando em casa. A probabilidade é de que o Liverpool conquiste mais uma vitória e se mantenha quebrando recordes. Atualmente, os Reds tem 22 pontos de vantagem em relação ao segundo colocado, o Manchester City. O time comandado por Pep Guardiola encerra a rodada na quarta-feira (19/02), no

 

Etihad Stadium, enfrentando o West Ham.

O grande jogo da rodada, porém, acontece na segunda-feira (17/02), às 17 horas, em Londres. Em Stamford Bridge, o Chelsea recebe o Manchester United para um grande clássico, que vale muito para os dois times. Uma vitória para o Chelsea significa 5 pontos de vantagem em relação ao Sheffield (5º colocado e primeiro fora da zona de classificação para a Liga dos Campeões), além de diminuir a distância para o Leicester para seis pontos. De outro lado, uma vitória para o Manchester United coloca o time de Ole Solskjaer na cola do Sheffield United, ficando há 3 pontos de alcançar o Chlesea (4º colocado). Já uma derrota deixa os Red Devils quatro pontos de distância da zona de classificação para a Liga Europa e nove da Liga dos Campeões.

 

Pelo Campeonato Espanhol, Valência e Atlético de Madrid travam grande batalha.

Mesmo jogando fora de casa o Atlético de Madrid foi pra cima do Valência e abriu o placar ainda aos 15 minutos do primeiro tempo com Llorente. Mas otime da casa deixou tudo igual com gol de cabeça do zagueiro brasileiro Gabriel, aproveitando cruzamento de Maxi Gómez. Ainda no primeiro tempo, Thomas Partey voltou a colocar o Atlético de Madrid na frente com belo chute de fora da área: 2 a 1. No segundo tempo, porém, em outro cruzamento na área, Kondogbia apareceu por entre os zagueiros para tocar pro fundo da rede. Placar final: Valência 2 x 2 Atlético de Madrid. O empate serviu para colocar o Atlético de Madrid na quarta colocação e dentro da zona de classificação para a Liga dos Campeões, mas ainda não muito para se comemorar. No domingo, o Sevilla (5º colocado) joga em casa contra o Espanyol (lanterna da competição) e basta um empate para que volte ao G4, recolocando o Atlético de Madrid fora da Liga dos Campeões.
No sábado, às 12 horas, o Barcelona entra em campo para encarar o Getafe (3º colocado). Um duelo complicado para o time catalão, que precisa mais do que nunca da vitória para não deixar o Real Madrid abrir seis pontos na liderança da competição. No domingo, no Santiago Bernabéu, o time de Zinédine Zidane tem tudo para vencer o Celta de Vigo (17º colocado) e seguir no topo da tabela do Campeonato Espanhol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.