Início » Colunas » Coluna do Verchai » Definição dos grupos E, F, G e H da Liga dos Campeões

Definição dos grupos E, F, G e H da Liga dos Campeões  

Barcelona depende de vitória na Alemanha, diante do Bayern de Munique, para garantir vaga nas oitavas de final da Liga dos Campeões.

em destaque xavi na primeira coletiva da champions sob comando do barcelona
(Reprodução: site do FC Barcelona)

Depois de vinte anos desde a última vez em que caiu na fase de grupos da Liga dos Campeões (que foi na temporada 2000/01, quando contava com nomes como Puyol, Petit, Rivaldo e Kluivert, mas ficou atrás de Milan e Leeds na tabela do grupo), o Barcelona pode voltar a não se classificar para as oitavas de final da competição mais importante da Europa. O clube catalão se desestruturou nos últimos anos e, principalmente depois da saída de seu ídolo, o craque argentino Lionel Messi, passa por uma crise sem precedentes dentro de campo. O retorno de um outro ídolo, Xavi Hernández, agora como técnico, até conseguiu reascender as esperanças dos torcedores Culés, mas a derrota em casa para o Real Betis na última partida, válida pela 16ª rodada de La Liga, que envolvia a luta direta dos dois clubes pelo G-4, voltou a alarmar os fãs do time catalão. É verdade que o Barcelona conseguiu apresentar um futebol um pouco mais vistoso para os seus torcedores, mas ainda é difícil imaginar que o time esteja pronto para fazer um confronto equilibrado com o Bayern de Munique jogando na Alemanha. A esperança dos catalães é que, enquanto vão poder contar com o retorno de nomes como Dembélé e Pedri, os alemães podem entrar em campo com uma equipe alternativa, visto que chegam para esta última rodada da fase de grupos já garantidos na liderança do grupo E, e podem estar desgastados pelo clássico do último sábado (4), contra o Borussia Dortmund, que o Gigante da Baviera venceu por 3 a 2 e lhe valeu a liderança isolada da Bundesliga. Além disso, os bávaros não vão contar com o apoio da torcida em razão do novo aumento da disseminação da Covid na Alemanha. A partida é nesta quarta-feira (8), às 17 horas (de Brasília), e vai contar com a transmissão da TNT na TV fechada. A partida é decisiva para o Barcelona porque, caso o Benfica vença o lanterna do grupo, Dínamo de Kiev, jogando ao lado da torcida, em Portugal, só os três pontos garantem os comandados de Xavi nas oitavas de final. O time português recebe o Dínamo de Kiev no Estádio da Luz no mesmo dia e horário, com transmissão do Space para a TV fechada.

Atalanta e Villarreal fazem confronto direto por vaga nas oitavas de final

Também às 17 horas (de Brasília) desta quarta-feira, a Atalanta recebe o Villarreal no estádio Atleti Azurri D’Italia, em Bérgamo, na Itália, com transmissão exclusiva da “HBO Max” em streaming. Trata-se de um confronto direto pela última vaga do grupo F às oitavas de final da Liga dos Campeões. Isso porque, isolado e garantido na liderança do grupo, o Manchester United enfrenta o lanterna, Young Boys, em Old Trafford, na Terra da Rainha, apenas para “cumprir tabela”, em partida que também vai ser transmitida com exclusividade pela “HBO Max” às 17 horas. Com 7 pontos somados, o Villarreal chega para esta última rodada na vice-liderança, com a Atalanta na cola, somando 6 pontos. Significa dizer que o empate no confronto entre espanhóis e italianos é favorável aos espanhóis, os atuais campeões da Liga Europa que agora buscam um lugar no mata-mata da Liga dos Campeões. O Villarreal, no entanto, chega para o confronto em um de seus piores momentos desde a última temporada, tendo vencido apenas uma e perdido outras três das últimas cinco partidas que disputou. A equipe comandada pelo “Mister Europa League”, como ficou conhecido o técnico espanhol Unai Emery (4 vezes campeão da competição europeia), é apenas a 13ª colocada no Campeonato Espanhol e depende de um bom resultado na Itália para garantir lugar nas oitavas desta Liga dos Campeões e dar algum motivo de alegria para o seu torcedor nesta temporada. A Atalanta, por sua vez, luta para alcançar o feito de estar pela terceira vez consecutiva no mata-mata da principal competição de clubes da Europa mesmo estando longe de ostentar o porte financeiro dos seus concorrentes. Além disso, apesar de depender da vitória para garantir a vice-liderança do grupo F e, assim, garantir mais uma vez um lugar nas oitavas de final da Liga dos Campeões, a Atalanta chega para a partida decisiva com o Villarreal em um momento bem mais favorável que o do adversário: está sem perder a dez partidas, tendo vencido as últimas três de forma consecutiva (incluindo confrontos com a Juventus e o Napoli). Não por acaso a equipe comandada pelo italiano Gian Piero Gasperini luta na parte mais alta da tabela de classificação do Campeonato Italiano.

Embolado, grupo G chega para a última rodada completamente indefinido

O líder do grupo, Lille, soma 8 pontos, e enfrenta o lanterna, Wolfsburg, que com 5 pontos somados ainda pode terminar na frente do líder na tabela de classificação para as oitavas de final. O Wolfsburg recebe o Lille na Volkswagen Arena, na Alemanha, com chances de classificação para as oitavas de final, mas depende de uma vitória para tanto. Em caso de derrota, o Lille apenas avança às oitavas de final se o outro confronto do grupo terminar empatado, o qual envolve o atual vice-líder, Red Bull Salzburg (com 7 pontos), e o 3º colocado, Sevilla (com 6 pontos). O Sevilla visita o Salzburg na Red Bull Arena de Salzburg, na Áustria, assim como o Wolfsburg: dependendo de uma vitória para garantir classificação às oitavas de final. Significa dizer que, aqueles que vencerem nesta última rodada, consequentemente estarão nas oitavas de final da Liga dos Campeões, mas o líder, Lille, tem a vantagem do empate diante do Wolfsburg, assim como o Salzburg precisa apenas de um empate diante do Sevilla para se classificar. Ambas as partidas acontecem às 17 horas (de Brasília) e contam com transmissão exclusiva do “HBO Max”.

Por fim, pelo grupo H, Chelsea e Juventus já estão garantidos nas oitavas de final e ainda duelam pela liderança. Os Blues, que golearam a Velha Senhora na última rodada, garantem a primeira posição do grupo se vencerem o Zenit fora de casa, em partida que acontece na Rússia às 14:45 (no horário de Brasília), com transmissão da TNT. No mesmo horário, o Space transmite a partida da Juventus com o lanterna, Malmö, na Itália.

Deixe um comentário