Início » Colunas » Coluna do Verchai » Copa do Brasil: história, mudanças e títulos

Copa do Brasil: história, mudanças e títulos  

A Copa do Brasil é juntamente com o Campeonato Brasileiro as duas mais importantes competições nacionais de futebol do País. Vale destacar que como o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil já passou por várias mudanças de regras e equipes.

em destaque taça da copa do brasil no campo
(Foto: Avocado Mídia/Copa do Brasil)

As mudanças e a História da Copa do Brasil

Com sua criação em 1989, a Copa do Brasil foi criada com o intuito que equipes menores e com menos tradição no futebol tivessem a chance de disputar títulos com equipes maiores. Isso aconteceu porque ocorreu um descontentamento das federações de estados com menor tradição no futebol. As equipes do Nordeste e norte não conseguiam disputar com equipes da elite do futebol nacional por isso foi feita uma competição que pudesse juntar equipes com menos tradição no futebol, com equipes de grande tradição. Essa competição ao contrário do Campeonato Brasileiro que mudou de Mata-mata para Pontos Corridos, a Copa do Brasil sempre foi feito o modo Mata-mata, mas sofreu poucas mudanças ao passar das temporadas e o formato da Copa do Brasil é bem diferente do que era o Mata-mata do antigo Campeonato Brasileiro, também existia a regra do gol fora, que simplesmente se as equipes empatassem no agregado, iria ser decidido que avançaria a equipe que fez mais gol fora de casa, mais se as equipes fizessem o mesmo numero de gols fora de casa dai sim, era disputado pênaltis, outra regra que sempre existiu foi que o campeão da Copa do Brasil iria direto para fase de Grupo da Libertadores. A Copa do Brasil Desde o seu início até a final é mata-mata e a cada confronto era e é realizado em duas partidas, cada uma das partidas era feito nos locais que as predefiniam como sua casa, ou simplificando era um jogo de ida e um jogo de volta. E com esse formato de jogo de ida e volta ajudava o futebol brasileiro a conhecer e visitar vários estádios, estados, torcidas e equipes novas ou com menos tradição no futebol brasileiro. No início a competição era feita por 32 clubes, com o passar das temporadas esse numero foi só aumentando, em 96 o número aumentou para 40 equipes, em 2000 aumentou mais ainda o número de equipes que foi para 69, no ano seguinte diminuiu o número de equipes, passou a ser 64 equipes, o número de equipes se estabilizou e manteve-se até 2012, essa estabilidade aconteceu porque entre 2001 até 2012, não participava as equipes que disputa a Copa Libertadores da América, então os 4 primeiros do brasileirão e o campeão da Copa do Brasil, não iria disputar a própria Copa do Brasil do próximo ano, em 2012 também começou a ser disputada pelos 26 estados e o Distrito federal. A partir de 2013 começou a ser usado uma nova fórmula de disputa (mas continuou o Mata-mata), aumentou no número de equipes, de 64 foi para 86 mais com seis delas já classificadas para as oitavas de finais. Em 2017 aumentou o número de equipes para 92 e aumentou o número de equipes já classificadas direto para e oitavas de finais, passou para 11 equipes.

Histórico de jogos e campeões

Como a Libertadores a Copa do Brasil tem vários campeões diferentes, equipes bem tradicionais e famosas, por exemplo: o Flamengo, Palmeiras, Corinthians, Santos, Fluminense, Grêmio, Cruzeiro, Vasco da Gama, Internacional, Atlético Mineiro e Athletico Paranaense, as equipes que não são tão conhecidos como: Criciúma, Sport, Paulista FC, Santo André e Juventude. E também temos campeões com vários títulos como: Cruzeiro, Grêmio, Palmeiras, Corinthians, Flamengo, etc. Desde o primeiro ano Da copa do Brasil em 1989 ganhado pelo Grêmio, até 2003 onde o Cruzeiro foi campeão, não tivemos muitas surpresas, na verdade, a grande surpresa foi o Criciúma em 1991 ganhando de uma forma invicta, e o Juventude sendo campeão em 1999, após isso só fomos ter  surpresas nos ano de 2004 com o Santo André ganhando, e em 2005 com o Paulista FC e o Sport em 2008. Diferente da Libertadores a Copa do Brasil é bem difícil ter surpresas, até podemos ver zebras ganhando jogos mas é difícil ver zebras sendo Campeãs, na copa Libertadores temos mais variedade de equipes e temos os melhores times de cada país da América do Sul e também na copa libertadores não tem muitas fases de jogos iguais à Copa do Brasil, já na Copa do Brasil também temos variedades de equipes mais só nas primeiras fases, a partir de um pouco antes das oitavas de finais já vemos as equipes que participam da Libertadores e as equipes que começam desde o início e que chegam nas oitavas de finais são equipes já mais fortes que as outras. Depois das temporadas que tiveram essas surpresas do Santo André, Paulista FC e Sport, não tivemos grandes surpresas, as únicas surpresas nem são equipes que foram campeãs, na verdade, foram equipes que conseguiram chegar na final como: Figueirense, Vitória, Coritiba e Brasiliense mais essas equipes não conseguiram ser campeãs.

Todos os Campeões da Copa do Brasil: 

Desde que a Copa do Brasil começou já passou alguns campeões diferentes e alguns campeões improváveis. Mas de todos esses campeões alguns se destacaram com vários títulos ou com campanhas invictas, diferente da Libertadores a Copa do Brasil não tem tantos campeões por ser um campeonato relativamente novo, a Copa Brasil foi criada em 1989 e com isso tem menos campeões e campeonatos porque a libertadores foi criada à quase 30 anos antes da Copa do Brasil em 1960. E com isso temos os seguintes campeões da Copa do Brasil.

  • Cruzeiro: ganhando 6 Títulos;
distintivo do cruzeiro no gramado do mineirao
Com seis conquistas, o Cruzeiro é o maior campeão da Copa do Brasil (Reprodução: Twitter do Cruzeiro/Staff Images)
  • Grêmio: ganhando 5 Títulos;
  • Palmeiras: ganhando 4 Títulos;
  • Corinthians e Flamengo: 3 Títulos cada;
  • Atlético Mineiro: ganhando 2 Títulos;
  • Internacional: ganhando 1 Título;
  • Criciúma: ganhando 1 Título;
  • Vasco da Gama: ganhando 1 Título;
  • Santos: ganhando 1 Título;
  • Fluminense: ganhando 1 Título;
  • Sport: ganhando 1 Título:
  • Athletico Paranaense: ganhando 1 Título
  • Paulista FC: ganhando 1 Título;
  • Santo André: ganhando 1 Título;
  • Juventude: ganhando 1 Título;

Agora estamos diante de uma grande final entre Flamengo e Corinthians, certamente teremos duelos de qualidade e isto deixará a competição cada vez mais famosa e qualificada. 

Deixe um comentário