Início » Esportes » NFL » Como fica a disputa pelas últimas vagas nos playoffs da NFL

Como fica a disputa pelas últimas vagas nos playoffs da NFL  

A temporada regular da NFL terá no fim de semana as suas últimas partidas, ainda com disputas por vagas e vantagens nos playoffs.

nfl - rodada da semana 18 da temporada 2021-2022
Semana 18 da NFL fecha a temporada regular com a definição dos últimos classificados e posicionamentos dos times nos playoffs (Reprodução: NFL.com)

Na Conferência Nacional (NFC, na siga em inglês), já estão classificados: Green Bay Packers, Dallas Cowboys, o atual campeão Tampa Bay Buccaneers de Tom Brady, Los Angeles Rams, Arizona Cardinals e Philadelphia Eagles. Resta apenas mais uma vaguinha, que será do San Francisco 49ers ou do New Orleans Saints.

Já na Conferência Americana (AFC), a briga é bem maior. Há cinco times classificados (Tennessee Titans, Cincinnati Bengals, Kansas City Chiefs, Buffalo Bills e New England Patriots) e outros cinco lutando pelas duas vagas restantes. São eles: Indianapolis Colts, Las Vegas Raiders, Los Angeles Chargers, Pittsburgh Steelers e Baltimore Ravens.

Ao contrário da Conferência Nacional, cujo melhor time já é o Green Bay Packers, na AFC ainda não está definido o primeiro lugar geral, que vale o direito a folgar na primeira rodada dos playoffs, bem como o mando de campo até a final de Conferência. Estão na disputa por essas vantagens: Titans, Chiefs, Bengals e Patriots.

Outra diferença: enquanto na NFC todas as suas divisões já têm os seus campeões, na Conferência Americana ainda está indefinido o título de uma delas, a AFC Leste, que será dos Bills ou dos Patriots. Como mencionado, ambos já estão classificados aos playoffs.

Os jogos da semana 18 que definem as últimas vagas nos playoffs da NFL:

Sábado (8)

18h30:

Denver Broncos x Kansas City Chiefs – Empower Field at Mile High, Denver (ao vivo na ESPN)

Os Chiefs já garantiram vaga nos playoffs como campeões da sua divisão AFC Oeste e ainda podem terminar como o melhor time da Conferência Americana. Antes do início da derradeira rodada, ocupa a segunda colocação, atrás do Tennessee Titans. Então, precisam ganhar dos eliminados Broncos e ainda torcerem para que a franquia de Nashville tropece fora de casa contra o Houston Texans.

22h15:

Philadelphia Eagles x Dallas Cowboys – Ford Field, Detroit (ao vivo na ESPN)

Duelo entre times já classificados aos playoffs. Os Cowboys garantiram o título da NFC Leste, enquanto os Eagles ficaram em segundo na mesma divisão, com campanha que lhe rendeu uma das vagas de Wild Card.

Domingo (9)

Jogos das 15h:

Baltimore Ravens x Pittsburgh Steelers – M&T Bank Stadium, Baltimore (ao vivo na ESPN e no Star +)

Para irem aos playoffs, os Steelers têm que vencer os rivais Ravens e torcerem por uma surpreendente vitória dos Jaguars sobre os Colts e para que Raiders x Chargers não termine num raro resultado de empate. Já os Ravens ficam com a vaga caso ganhem e sejam beneficiados por derrotas dos Los Angeles Chargers e do Miami Dolphins (para os Patriots).

Jacksonville Jaguars x Indianapolis Colts – TIAA Bank Field, Jacksonville (ao vivo na ESPN e no Star +)

O jogo é fora de casa, mas contra a pior campanha de toda a liga, a dos eliminados Jaguars. Se vencerem, os Colts irão à pós-temporada como um dos times de Wild Card. Em caso de derrota, Indianapolis só pega vaga se ocorrerem derrotas de Chargers, Steelers e Patriots.

Houston Texans x Tennessee Titans – NRG Stadium, Houston

Garantidos como campeões da AFC Sul e atuais líderes da Conferência Americana, os Titans só dependem de si para ratificarem a primeira posição da AFC. Basta que vençam os eliminados Texans. Caso sejam derrotados, só conquistam o primeiro lugar se Chiefs, Bengals e New England Patriots perderem.

Cleveland Browns x Cincinnati Bengals – FirstEnergy Stadium, Cleveland

Já classificados como campeões da AFC Norte, os Bengals ainda possuem possibilidades de serem os melhores da Conferência Americana. Para tanto, precisam vencer os eliminados Browns e torcerem por derrotas de Titans e Chiefs.

Detroit Lions x Green Bay Packers – Ford Field, Detroit

Os Packers já garantiram a primeira colocação entre todos da Conferência Nacional e, consequentemente, a folga na primeira rodada dos playoffs, além de mando de campo no “mata-mata” até uma possível disputa pelo título da Conferência. Os Lions, por sua vez, estão eliminados.

NFL: Conheça o mercado parte mais produtiva – Betdicas

NFL - Parte mais produtiva

Minnesota Vikings x Chicago Bears – U.S. Bank Stadium, Minneapolis

New York Giants x Washington Football Team – MetLife Stadium, Duke University

Duelos entre times eliminados.

Jogos das 18h25:

Atlanta Falcons x New Orleans Saints – Mercedes-Benz Stadium, Atlanta (ao vivo na ESPN e no Star +)

Jogo na casa do maior rival e com necessidade de vitória. Essa é a situação dos Saints em Atlanta. E olha que vencer só não basta. Também têm que contar uma vitória dos Rams sobre os 49ers para chegarem à pós-temporada como Wild Card. Os Falcons já estão eliminados.

Los Angeles Rams x San Francisco 4ers – SoFi Stadium, Inglewood (ao vivo na ESPN e no Star +)

Para serem campeões da NFC Oeste sem dependerem de tropeço dos Cardinals contra Seahawks, os Rams precisam vencer San Francisco, que ainda briga por vaga de Wild Card. Vencendo, os 49ers estarão no “mata-mata”. Se perderem, precisando torcer para New Orleans igualmente tropeçar.

Miami Dolphins x New England Patriots – Hard Rock Stadium, Miami Gardens

Já classificado, New England Patriots precisa ganhar dos Dolphins e torcer por derrotas de Bills, Titans e Chiefs para ser primeiro da AFC. Caso ganhe o seu jogo e apenas Tennessee perca, fatura “apenas” a sua divisão.

Buffalo Bills x New York Jets – Highmark Stadium, Orchard Park

Os Bills já estão nos playoffs, mas se ganharem dos eliminados Jets, garantem o título da divisão AFC Leste. Perdendo, aí precisam “secar” os Patriots.

Arizona Cardinals x Seattle Seahawks – State Farm Stadium, Glendale

Tampa Bay Buccaneers x Carolina Panthers – Raymond James Stadium, Tampa

Duelos dos segundos colocados e classificados Cardinals e Buccaneers (da NFC Oeste e NFC Sul, respectivamente) contra os lanternas e eliminados Seahawks e Panthers. No caso de Arizona, ainda sonha com o título da divisão, o que só virá se ganhar de Seattle e os Rams perderem dos 49ers.

Jogos das 22h20:

Las Vegas Raiders x Los Angeles Chargers – Allegiant Stadium, Las Vegas (ao vivo na ESPN e no Star +)

Neste Sunday Night Football especial, basicamente será assim: quem vencer, se classifica como Wild Card. Quem perder, estará fora.

No caso dos Raiders, chegar à pós-temporada com derrota só daria se Colts e Steelers também perderem os seus jogos (Las Vegas já saberá antes de ir a campo se poderá contar com essa possibilidade de classificação).

Deixe um comentário