Início » Esportes » Futebol Internacional » Futebol Francês » Com gol de Neymar, PSG vence em Mônaco

Com gol de Neymar, PSG vence em Mônaco  

PSG vence Mônaco por 4 a 1 fora de casa e se isola na liderança do Campeonato Francês.

A partida no Stade Louis II, em Mônaco, começou bastante movimentada. Com o apoio da torcida, o Mônaco não teve medo de encarar o adversário gigante. Os primeiros minutos foram bastante equilibrados. O PSG tentava controlar a posse de bola e explorava as triangulações de Neymar e Di Maria para criar suas melhores jogadas. De outro lado, o time da casa teve qualidade para aproveitar os contra-ataques, não dando sossego para Keylor Navas, que salvou cabeçada perigosa de Ben Yedder ainda aos cinco minutos. 

Mas, conforme o tempo foi passando, o líder da Ligue 1 (o Campeonato Francês) foi tomando conta do jogo. Em jogada com Mbappe, Neymar recebeu cruzamento rasteiro na pequena área e bateu de letra, parando em grande defesa de Lacomte. O gol saiu pouco depois, quando Di Maria pegou a defesa adversária desprevenida e tocou em profundidade para Mbappe, que arrancou com liberdade e bateu cruzado para abrir o placar diante de seu ex-clube. 

Mas o 1 a 0 no placar não fez mudar o panorama da partida dentro das quatro linhas. Ambos os times criavam oportunidades para balançar as redes e os goleiros ficaram com o destaque durante quase todo o primeiro tempo, até que, aos 45 minutos, Kurzawa invadiu a área pelo lado esquerdo e recebeu o contato do zagueiro, que o árbitro interpretou como pênalti. Mbappe deu a bola para Neymar, que foi para a cobrança e deslocou bem o goleiro para fazer o segundo do PSG. 

Foi o quinto gol do brasileiro nos últimos cinco jogos, chegando a um total de 12 gols em 15 partidas disputadas na temporada 2019/20. A melhor marca de gols em uma temporada aconteceu quando o craque ainda vestia a camisa do Santos, em 2012, quando balançou as redes 43 vezes em 47 oportunidades. Na época, o até então camisa 11, que só se tornou camisa 10 anos mais tarde, na Seleção Brasileira, tinha apenas 20 anos de idade.

https://twitter.com/LNJROFICIAL/status/1217668997904240640

MBAPPE CONFIRMA VITÓRIA E COLA NA ARTILHARIA

No segundo tempo, o time da capital francesa diminuiu um pouco o ritmo, passando a trabalhar mais a bola em seu campo de defesa. O Mônaco tentou pressionar o adversário em alguns momentos, mas o PSG se manteve bastante confortável no jogo. Mbappe seguia sendo a principal válvula de escape para a equipe e só não aumentou o placar porque Lecomte, com as costas, quase sem querer, conseguiu evitar o gol por cobertura. O time da casa tentou reagir com algumas boas jogadas ofensivas, mas não conseguia vazar Keylor Navas. 

A partida foi ficando morna, até que na reta final as coisas ficaram mais interessantes. Apenas um minuto após entrar em campo, Verratti descolou belo lançamento para Pablo Sarabia na grande área. O atacante espanhol não teve problemas para bater colocado sem deixar a bola cair, marcando o terceiro dos visitantes. 

O Mônaco só foi responder depois dos 40 minutos da etapa final, em cobrança de falta de Adrien Silva, que praticamente bateu na perna de Bakayoko antes de ir pro fundo da rede, após saída infeliz de Navas. No entanto, já nos acréscimos, Neymar puxou contra-ataque e acionou Mbappe, que acelerou para cima da marcação e, em outro chute cruzado, agora de esquerda, sacramentou a goleada de 4 a 1 do PSG pra cima do Mônaco em pleno Stade Louis II. 

Foi o 13º gol do jovem atacante no Campeonato Nacional, encostando em Ben Yedder, do Monaco, que é o atual artilheiro com 14 gols marcados. Kylian Mbappé foi o artilheiro da competição na temporada anterior (2018/19), com 33 gols marcados, e só não ficou com a chuteira de ouro (prêmio dado ao maior marcador das ligas europeias) porque ficou atrás de ninguém menos que Lionel Messi. Ao todo, nas 22 partidas que o atacante francês atuou na atual temporada, já foram 21 gols marcados.

MBAPPÉ X NEYMAR

Estrelas do Paris Saint-Germain, Mbappé e Neymar dividem opinião a respeito do protagonismo no principal clube da França. Até mesmo o Barcelona, que apontava para uma negociação com o brasileiro, chegou a cogitar a contratação do jovem francês. Mbappé tem a vantagem de ainda ter apenas 21 anos de idade, o que o valoriza muito no mercado de transferências, uma vez que o francês também é uma realidade dentro de campo. 

O craque mostrou do que é capaz tirando a hegemonia do PSG no campeonato nacional quando defendia o Mônaco e chegou a vencer uma Copa do Mundo pela seleção. De outro lado, Neymar carrega consigo títulos de muito valor, como a Copa Libertadores da América, a Liga dos Campeões e outras inúmeras conquistas nacionais, seja na Espanha ou na França. 

No entanto, pelo Paris Saint-Germain, nenhum deles conseguiu levar ao clube aquilo que os torcedores mais almejam. Ambos sofreram com lesões nas últimas temporadas e ainda não conseguiram fazer uma campanha de destaque na Liga dos Campeões, o torneio mais almejado pelo clube parisiense. 

Para muitos também pesam as questões extra-campo, que não são nada positivas para Neymar. Por outro lado, os números das receitas do PSG, que cresceu quase 100 milhões de euros desde a chegada do brasileiro, mostram que o faturamento com a imagem que ele tem também podem render bons lucros extra-campo.

CAMPEONATO FRANCÊS

O Paris Saint-Germain conta com 16 vitórias em 20 partidas jogadas pela “Ligue 1”. Com 49 pontos somados, o time da capital da França, atual bicampeão, tem tudo para conquistar mais um título nacional. No dia 26 de janeiro, último domingo deste mês, o Paris Saint-Germain jogará fora de casa contra o Lille. Apesar de ser o quinto colocado e ter jogado a Liga dos Campeões, o Lille perdeu jogadores importantes desde a última temporada e não apresenta grande ameaça ao PSG. No primeiro turno, em Paris, o time da capital venceu por 2 a 0 com tranquilidade.

O Monaco recebe o Strasbourg (12º colocado) no “Stade Louis II” no dia 25, em um sábado. Uma vitória em casa ainda pode recolocar o Monaco na briga por Liga Europa e se aproxima do Rennes, terceiro colocado na tabela e primeiro na zona de classificação para a Liga dos Campeões. Atualmente, sete pontos separam os dois clubes. O Rennes abre a 21ª rodada na sexta-feira (dia 24), fora de casa, contra o Nice (11º). Se vencer, o Rennes segue na cola do Olympique de Marseille, segundo colocado com 41 pontos (oito atrás do PSG). O Marseille joga no dia 25, em casa, contra o Angers (10º).

Deixe um comentário