Tudo sobre a última rodada do Campeonato Brasileiro

Fernando Verchai
Fernando Verchai

Flamengo depende apenas de si para conquistar o bi, mas Internacional ainda sonha com o título

Nesta quinta-feira (25), exatamente às 21:30 no horário de Brasília, acontecem todos os dez jogos da última rodada do Campeonato Brasileiro. Entre algumas outras definições importantes, ficou para esta última rodada do Brasileirão a decisão de qual clube vai erguer o troféu de campeão da temporada, que começou em 2020 e terminará apenas agora, em 2021, por conta da pandemia.

estádio do Morumbi, em São Paulo

São Paulo e Flamengo se enfrentam no Morumbi (Divulgação)

A disputa pelo título está entre o atual campeão, Flamengo, que busca a segunda conquista consecutiva (a oitava de sua história), e o Internacional, que neste momento ocupa a segunda posição da tabela. A equipe gaúcha perdeu a liderança na última rodada, exatamente em uma partida contra o Flamengo, que terminou em vitória dos cariocas, de virada, por 2 a 1. Com isso, o Internacional perdeu a chance de chegar para esta última rodada dependendo apenas de si mesmo para conquistar o título do Campeonato Brasileiro e acabar com uma seca que já dura mais de quarenta anos. No entanto, os colorados ainda tem uma chance razoável de levantar o cobiçado troféu. Para isso, o Inter precisa, antes de qualquer coisa, vencer sua partida diante do Corinthians, no Beira-Rio, que vai ser transmitida pela Rede Globo para o estado do Rio Grande do Sul. O alvinegro paulista não tem qualquer interesse dentro da competição, tendo em vista que não pode alcançar vaga na Libertadores por estar quatro pontos atrás do Santos e, por outro lado, já tem vaga garantida na próxima Copa Sul-Americana. Ainda assim, é importante lembrar que o técnico Vagner Mancini já pode pensar em colocar em campo algo próximo daquilo que planeja para a próxima temporada e certamente vai vender caro uma possível derrota. E mesmo que o Internacional consiga sair do Beira-Rio com os três pontos, vai depender de um tropeço do Flamengo para que possa comemorar o título. A única vantagem da equipe colorada é que, como tem um melhor saldo de gols, um simples empate do Flamengo basta, pois ambas as equipes ficariam empatadas com 72 pontos em caso de vitória do Inter, que se sagraria campeão no critério de desempate (o saldo). E o empate do rubro-negro não é lá a coisa mais difícil do mundo, tendo em vista que sua partida das 21:30 desta quinta-feira é contra o São Paulo, no Morumbi.

Prévia de São Paulo x Flamengo

A partida entre o atual 4º colocado e o líder do Campeonato Brasileiro vai ser transmitida pela Rede Globo para todo o Brasil, com exceção, é claro, do Rio Grande do Sul, que vai acompanhar a partida do Internacional. O Flamengo, que aparece no topo da tabela de classificação, precisa vencer o São Paulo em pleno Morumbi para confirmar a liderança e erguer o troféu nacional mais uma vez. A equipe agora comandada por Rogério Ceni chega embalada pela última vitória sobre o Internacional, que marcou a sexta rodada invicta do Flamengo. Além disso, o técnico do rubro-negro tem elenco quase completo para esta última rodada, assim como foi nesta reta final do campeonato. O único desfalque certo é o volante Thiago Maia, machucado, que havia ganhado espaço com Domènec Torrent, mas voltou a ser segunda opção com Rogério Ceni. Além dele, o goleiro Diego Alves e o volante William Arão não devem começar entre os titulares, pois estão retornando de lesão. Do meio para a frente, no entanto, o Flamengo vai ter força total, provavelmente com Gerson, Diego, Éverton Ribeiro e Arrascaeta na construção e Bruno Henrique e Gabriel na frente.

Do outro lado, o desfalcado e desestruturado São Paulo chega para a partida desacreditado depois da derrota para o lanterna e já rebaixado Botafogo. O tricolor paulista venceu apenas uma das dez rodadas que disputou neste ano (2021) e, teoricamente, não apresenta grande risco ao São Paulo. No entanto, o tabu de Rogério Ceni como treinador, em partidas contra o seu ex-clube, pode pesar contra o rubro-negro. Além disso, é possível que o interino Marcos Vizolli vá a campo com uma equipe bastante diferente daquela que nos acostumamos com Fernando Diniz, talvez até com uma postura defensiva para surpreender o adversário, pois o São Paulo precisa da vitória para ter vaga direta na fase de grupos da próxima Libertadores. Mesmo assim, espera-se que o Flamengo vença e confirme o bicampeonato nacional.

Fluminense busca vaga direta na fase de grupos da próxima Libertadores e três times lutam por uma vaga na Sul-Americana

Todas as partidas da última rodada deste Campeonato Brasileiro vão ser transmitidas para os assinantes do canal Premiere. No entanto, além das duas partidas que vão ser transmitidas pela Rede Globo para localidades diferentes, o SporTV vai transmitir, em TV fechada, a partida entre Vasco da Gama e Goiás, em São Januário, que deve marcar o quarto rebaixamento da história da equipe cruz-maltina. Tecnicamente, o Vasco ainda tem chances de escapar da queda para a Série B, mas, efetivamente, a missão é praticamente impossível. Isso porque, além da vitória, a equipe carioca precisaria que o Fortaleza perdesse para o Fluminense por uma goleada suficiente para tirar os 12 gols de vantagem que o Leão do Pici tem em relação ao Vasco. É verdade que, como o Fluminense precisa vencer para ter chances de terminar o campeonato na 4ª posição da tabela e, consequentemente, garantir vaga direta para a fase de grupos da próxima Libertadores, o Fortaleza pode mesmo acabar derrotado. O tricolor carioca vive grande fase, está sem perder há oito rodadas e tem boas chances de sair com os três pontos. Ainda assim, no entanto, o Vasco precisaria vencer o Goiás com uma goleada histórica para permanecer na Série A (ex: derrota do Fortaleza por 5 x 0 e vitória do Vasco por 8 x 0). Foi por esta razão que os jogadores vascaínos saíram de campo na última rodada, após empatar com o Corinthians, chorando. O rebaixamento já é uma realidade para o financeiramente fragilizado Vasco da Gama.

Por fim, o próprio Fortaleza (16º colocado), com os mesmo 41 pontos do Bahia (15º), luta com o Sport (14º) pela última vaga disponível para a próxima Copa Sul-Americana. O Sport depende apenas do próprio resultado na partida fora de casa contra o Athletico Paranaense para confirmar a vaga, enquanto o Bahia, que enfrenta o Santos em casa, assim como o Fortaleza, precisam vencer e torcer por qualquer tropeço da equipe de Recife.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *