Previsão das partidas de ida das semifinais da Copa do Brasil

Fernando Verchai
Fernando Verchai

Grêmio faz partida de ida em casa e São Paulo define classificação no Morumbi

Nesta quarta-feira (23), às 21:30 (horário de Brasília), o Grêmio recebe o São Paulo na sua Arena, em Porto Alegre, pela partida de ida das semifinais da Copa do Brasil, com transmissão da Rede Globo em TV Aberta.

Troféu da Copa do Brasil (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

A equipe gaúcha foi eliminada recentemente da Libertadores, tendo perdido para o Santos por 4 a 1 na última quarta-feira (16), em partida de volta das quartas de final. Além da eliminação, a derrota custou ao Grêmio uma invencibilidade que já chegava à 18 jogos (o maior período invicto nos 5 anos sob o comando de Renato Portaluppi). O comandante não conseguiu reestabelecer a confiança de sua equipe a tempo de manter o embalo no Campeonato Brasileiro, e o Grêmio custou para arrancar um empate diante do Sport, que na 15ª posição da tabela luta contra o rebaixamento. Mesmo assim, como o Palmeiras foi derrotado pelo Internacional na última rodada, o Grêmio conseguiu subir para a 5ª posição da tabela e pode até alcançar a 4ª colocação se vencer a partida atrasada que tem para fazer, válida pela 23ª rodada do Brasileirão. No entanto, apesar de que o Grêmio certamente vai estar em busca de um lugar no G4 da competição por pontos corridos, o grande objetivo da equipe vai estar na Copa do Brasil, onde há chance clara de título (o que, assim como o G4 do Campeonato Brasileiro, garante vaga direta na fase de grupos da próxima Libertadores). O problema é que do outro lado desta semifinal vai estar o São Paulo. O tricolor paulista não conseguiu ter sucesso nas competições internacionais neste ano, mas não desistiu do trabalho feito pelo técnico Fernando Diniz e, depois de ter encontrado algumas dificuldades, passou a surpreender nacionalmente. Em sua última partida, disputada no meio da semana passada (dia 16), o São Paulo venceu o Atlético Mineiro por 3 a 0 e se manteve firme na busca pelo título do Campeonato Brasileiro, tendo aberto 7 pontos em relação ao time de Jorge Sampaoli (atual 3º colocado), e 5 do Flamengo (atual vice-líder).

Previsão do jogo desta quarta-feira

Na Copa do Brasil, a equipe comandada por Fernando Diniz avançou para as semifinais da Copa do Brasil depois de eliminar o Fortaleza, nas oitavas, e vencer o Flamengo nas quartas, tanto na partida de ida (2 a 1), no Maracanã, como na volta (3 a 0), no Morumbi (5 a 1 no placar agregado). O São Paulo venceu 11 dos últimos 14 jogos que disputou, tendo empatado dois e perdido apenas uma vez. Grande parte do bom retrospecto passa pelo sistema ofensivo: juntos, os atacantes Brenner e Luciano computam 35 gols em 2020. Com um total de 45 gols marcados no Campeonato Brasileiro, o São Paulo só não é mais eficiente que o Flamengo, que mesmo com uma partida a menos computa 46 gols marcados. No entanto, o rubro-negro carioca sofreu 35 gols, enquanto o São Paulo foi vazado apenas 21 vezes e tem a melhor defesa do campeonato, ao lado do Grêmio. Mas é importante destacar que a eficiência defensiva, tanto do Grêmio como do São Paulo, não se dá por conta da capacidade exclusiva de se defender, mas por causa de seus sistemas de jogo. Os técnicos Renato Portaluppi e Fernando Diniz adotam estratégias que valorizam a posse de bola e a pressão no erro do adversário desde o campo de ataque. O Grêmio possui média de quase 55% da posse de bola neste ano, enquanto o São Paulo supera a marca de 57% de média na posse. A equipe paulista consegue manter um maior controle da bola por conta do número de jogadores no meio de campo (4), enquanto o Grêmio aposta no 4-3-3 e costuma ser um pouco mais objetivo quando chega ao campo de ataque. De qualquer forma, trata-se de duas equipes muito bem equilibradas e que certamente vão fazer um grande jogo na Arena do tricolor gaúcho nesta quarta-feira. Por conta disso, dificilmente a rede não vai balançar. Como joga em casa, o Grêmio deve tentar tomar as rédeas da partida, mas a probabilidade é de que Fernando Diniz também vá a campo com uma postura ofensiva, para não permitir que o adversário tome conta do jogo.

Palmeiras tenta confirmar favoritismo diante do América Mineiro

Na outra semifinal, que também vai ter transmissão da Rede Globo em TV aberta, o Palmeiras carrega um amplo favoritismo em relação ao América Mineiro. Para início de conversa, o Palmeiras luta na parte de cima da Série A do Campeonato Brasileiro, enquanto o América ainda sonha em retornar à elite do campeonato nacional, ocupando, neste momento, a vice-liderança da Série B. No entanto, é importante lembrar que o time mineiro, comandado pelo Lisca “doido”, está na disputa da Copa do Brasil desde a primeira fase da competição. Nas oitavas de final, o América passou pelo Corinthians e, nas quartas, deixou o Internacional pelo caminho. Por conta disso, o próprio Abel Ferreira, comandante do palmeiras, afirmou que sua equipe vai precisar estar concentrada para atuar no mais alto nível se não quiser entrar na lista dos times que foram surpreendidos pelo América. Até por conta disso, o treinador português poupou alguns de seus titulares na última partida do Campeonato Brasileiro e acabou perdendo uma grande oportunidade de subir para a 4ª posição da tabela. Vale lembrar que o Palmeiras está forte nas 3 competições que disputa (Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores) e tem grandes chances de dar um passo importante para a classificação à grande final já nesta primeira partida da semi, assim como foi com RB Bragantino nas oitavas (3 a 1 na ida) e Ceará nas quartas (3 a 0 na ida).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *