Início » Colunas » Coluna do Verchai » Milan x Juventus esquenta rodada da Serie A

Milan x Juventus esquenta rodada da Serie A

Fernando Verchai

Depois de perder chance de assumir a liderança da Serie A do Campeonato Italiano, Milan tenta se recuperar em clássico com a Juventus.

Estádio San sito - Futebol europeu

O clássico entre Milan e Juventus encerra a 23ª rodada da Série A TIM às 16:45 (no horário de Brasília) do próximo domingo (23), no San Siro, em Milão, com transmissão da ESPN no “Star+”, por streaming. O Milan chega para o confronto decepcionado por uma derrota de virada sofrida diante do Spezia na última rodada. Com direito a erro de Theo Hernández em cobrança de pênalti e golaço de Rafael Leão para abrir o placar, o Milan acabou sofrendo a virada do Spezia no segundo tempo com polêmica. Depois que o Spezia empatou a partida, o Milan balançou as redes com Júnior Messias e poderia ter voltado à frente no placar, mas o gol não pôde ser validado porque o juiz apitou uma falta precipitadamente, não percebendo a vantagem clara que o Milan teria na jogada. Como resultado, o Milan acabou sofrendo a virada nos minutos finais, perdeu a possibilidade de assumir a ponta da tabela e o árbitro da partida, Marco Serra, foi suspenso por dois jogos pela Associação de Árbitros da Itália e passará a apitar jogos da Segunda Divisão depois do cumprimento da pena em razão do equívoco grave cometido. Seja como for, a derrota interrompeu uma sequência de quatro vitórias do Milan e lhe tirou a chance de assumir a liderança do Campeonato Italiano. Agora, o Milan precisa superar a Juventus jogando ao lado da torcida para tentar se reestabelecer na luta pelo título da Série A TIM. Acontece, porém, que, apesar da temporada ruim, a Juventus venceu 8 dos últimos 11 jogos que disputou, dos quais perdeu apenas um: nos acréscimos, pelo placar de 2 a 1, pela final da Supercopa da Itália, contra a Internazionale. Significa dizer que a Juventus chega para enfrentar o Milan em San Siro ostentando uma invencibilidade que já dura 8 partidas no Campeonato Italiano. Na última partida, a Juve passou pela Sampdoria nas oitavas de final da Copa da Itália com goleada por 4 a 1 e aumentou ainda mais a motivação para o clássico deste domingo. É difícil apontar um favorito para o confronto, mas é fácil acreditar que a partida vai ser bastante movimentada, com possibilidade de muitos gols, tendo em vista a intensidade que costuma apresentar o Milan, combinado com o poder de reação da Juventus nos contra-ataques. A equipe de Turim precisa da vitória para ter uma chance de terminar a rodada no G-4 do Campeonato Italiano e, assim, ganhar força na busca por uma vaga na próxima Liga dos Campeões e até quem sabe buscar o título. Neste momento, na 5ª posição da tabela com uma partida a mais, a Juventus está a 1 ponto da Atalanta, 4ª colocada, e 9 da líder, Inter de Milão.

Internazionale tem tranquilidade na liderança e Lazio faz confronto direto com a Atalanta para se aproximar do G-4

Mesmo com uma partida a menos em relação ao vice-líder, Milan, a Internazionale de Milão tem 2 pontos de vantagem e uma chance gigante de aumentar ainda mais a distância nesta 23ª rodada do Campeonato Italiano. Isso porque a equipe comandada por Simone Inzaghi, que perdeu apenas uma vez no Campeonato Italiano, chega motivada por estar sem perder a sete jogos (levando em consideração todas as competições), tendo vencido o último, diante do Empoli, que valia vaga nas quartas de final da Copa da Itália. Estritamente pelo Campeonato Italiano, a Inter ostenta 13 partidas de invencibilidade e, portanto, não deve perder pontos neste sábado (22), às 14 horas (de Brasília), quando recebe o Venezia no San Siro, com transmissão da ESPN no “Star+”. Isso porque, além da motivação e da capacidade do time de Milão, o Venezia luta contra o rebaixamento neste momento e não apresenta grande ameaça para os gigantes italianos. Se o favoritismo se confirmar, a Inter abre 5 pontos de vantagem para o Milan tendo o mesmo número de jogos, e com a possibilidade de o rival não vencer a Juventus na rodada.

Também no sábado (22), com transmissão da ESPN pelo “Star+” às 16:45 (no horário de Brasília), a Lazio recebe a Atalanta no Estádio Olímpico de Roma precisando da vitória ao lado da torcida. Neste momento ocupando a 6ª posição da tabela com os mesmos 35 pontos de Roma (7ª) e Fiorentina (8ª), a Lazio precisa dos três pontos para seguir na busca pelo G-4. E se o sonho da Lazio é exatamente terminar o Campeonato Italiano no G-4 para estar na próxima Liga dos Campeões, é fundamental uma vitória, em casa, diante da 4ª colocada, Atalanta. Mesmo tendo uma partida a menos em relação à maioria das outras equipes, a Atalanta segue firme entre as quatro equipes mais bem classificadas do Campeonato Italiano, somando 42 (7 a mais que a Lazio neste momento). Para tanto, a Lazio chega motivada pelas últimas duas vitórias, sendo uma delas diante da Udinese pela partida única das oitavas de final da Copa da Itália. A Atalanta, por outro lado, está invicta a 4 partidas, tendo vencido o Venezia nas oitavas de final da Copa da Itália e empatado com a Internazionale de Milão, por 0 a 0, na última partida do Campeonato Italiano. Apesar de estar encontrando alguma dificuldade para manter o ritmo que alcançou nas últimas temporadas, a Atalanta possui um elenco bastante qualificado e muito bem entrosado sob o comando de Gian Piero Gasperini desde a temporada 2016/17. O favoritismo, portanto, está do lado da Atalanta, mas a Lazio espera conseguir somar pontos ao lado da torcida e conta com o artilheiro do campeonato, Ciro Immobile, para alcançar o objetivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.