Início » Colunas » Coluna do Verchai » Majestoso é destaque da 7ª rodada do Brasileirão

Majestoso é destaque da 7ª rodada do Brasileirão

Fernando Verchai

Corinthians recebe o São Paulo na Neo Química Arena em clássico Majestoso pela liderança.

A Série A do Campeonato Brasileiro já está chegando na 7ª rodada e, apesar do fato de que muita coisa ainda vai mudar até a reta final do campeonato, muitas equipes que esperavam lutar pelo título estão bem longe da parte mais alta da tabela de classificação (assim como algumas equipes que esperavam lutar contra o rebaixamento estão conseguindo ter um ótimo rendimento). O atual campeão, Atlético Mineiro, por exemplo, está na vice-liderança neste momento, mas tendo uma partida a mais por ter adiantado o duelo com o Red Bull Bragantino válido por esta 7ª rodada (o qual foi disputado no dia 11 deste mês, no interior de São Paulo, e terminou empatado por 1 a 1). Significa dizer que, dependendo dos resultados dos jogos deste fim de semana, o Galo pode até terminar a rodada fora do G-6. E uma das surpresas deste início do Brasileirão 2022 é o Corinthians, líder isolado do campeonato neste momento, com 13 pontos somados (4 vitórias, 1 empate e 1 derrota) nas 6 rodadas disputadas até aqui. Apesar do início de temporada bastante complicado, o Corinthians evoluiu aos poucos sob o comando do português Vítor Pereira e está surpreendendo a todos neste momento, tanto pela liderança do Brasileirão como por liderar, também, o seu grupo da Libertadores. No entanto, o futebol muda a cada semana e neste domingo (22), às 16 horas (de Brasília), as coisas podem mudar completamente para o Corinthians na Neo Química Arena. O Timão vai receber o São Paulo em casa para um clássico que vale a liderança do Brasileirão e que vai contar com a transmissão da Globo na TV aberta. 3º colocado com 2 pontos a menos que o Corinthians, o Tricolor Paulista pode assumir a liderança do campeonato caso vença o rival em território inimigo. No entanto, para conseguir saltar para o topo da tabela de classificação, o São Paulo vai precisar quebrar um tabu que permanece desde a inauguração do novo estádio corintiano, ocorrida em 2014. Foram, ao todo, 15 clássicos disputados com o São Paulo na Neo Química Arena, dos quais 5 terminaram empatados e 10 com vitória do Corinthians. Os comandados de Rogério Ceni vão precisar de uma partida perfeita para superar todos os fatores que jogam contra o seu time e conseguir uma vitória que levaria o São Paulo à liderança do Brasileirão. Para tanto, o ex-goleiro poupou praticamente todos os seus principais jogadores na última partida, pela fase de grupos da Copa Sul-Americana, mesmo com a partida sendo disputada no Morumbi, em São Paulo. Do outro lado, porém, Vítor Pereira também poupou alguns de seus titulares mesmo tendo enfrentado o Boca Juniors na Argentina na última partida (pela fase de grupos da Libertadores), e espera conseguir pelo menos um empate no clássico com o São Paulo para se manter na liderança do Brasileirão.

Outros jogos do domingo (22):

No mesmo dia (22) e horário (16h) do Majestoso, a Globo transmite, para algumas localidades interessadas (incluindo o Ceará), a partida do Fortaleza, na Arena Castelão, contra o Fluminense. O Tricolor do Pici chega para a partida motivado por ter conseguido dar um salto importante na tabela de classificação da fase de grupos da Copa Libertadores com a vitória conquistada na última partida, sobre o Alianza Lima, no Peru. Agora, vice-líder do Grupo F, o Fortaleza está garantido pelo menos no mata-mata da Copa Sul-Americana e depende de um empate na última rodada, que faz fora de casa contra o Colo-Colo (3º do grupo), para avançar às oitavas da Libertadores. O desempenho na Libertadores e a possibilidade de uma vaga inédita nas oitavas de final da competição continental certamente dá ânimo para o Fortaleza no Brasileirão, onde a equipe ainda não conseguiu vencer. Com apenas 1 ponto somado nas 5 rodadas que disputou (tendo uma partida a menos que as demais equipes), o Fortaleza está na lanterna do Brasileirão e precisa vencer em casa nesta rodada para diminuir um pouco a distância em relação ao primeiro time fora da zona de rebaixamento, que neste momento é de 5 pontos. No entanto, o Fluminense (adversário do Fortaleza nesta rodada) já não perde há 5 partidas e espera conseguir pelo menos um empate nesta partida fora de casa para seguir razoavelmente próximo da zona de classificação para a Libertadores.

Também no domingo (22), às 19 horas (de Brasília), o Athletico Paranaense recebe o Avaí na Arena da Baixada para a partida de encerramento da 7ª rodada do Brasileirão. Fora da zona de rebaixamento pelo número de vitórias neste momento (uma vez que soma os mesmos 6 pontos do Juventude, que é o primeiro no Z-4, sendo o 17º colocado), o Furacão precisa vencer em casa para sair da zona de perigo, mas o adversário, o Avaí, espera conseguir arrancar pelo menos um empate para seguir na parte alta da tabela de classificação (neste momento a equipe catarinense ocupa a 7ª posição com 10 pontos somados).

Destaques deste sábado (21):

Os jogos do Brasileirão deste fim de semana começam às 16 horas (de Brasília) deste sábado, com duas partidas simultâneas: em Goiânia, no estádio Antônio Accioly, o Atlético Goianiense (penúltimo colocado com 3 pontos) recebe o Coritiba (6º colocado com 10 pontos) precisando da vitória para ficar mais próximo de deixar a zona de rebaixamento, enquanto os visitantes querem se manter na zona de classificação para a Libertadores com um resultado positivo. A outra partida acontece no Rio de Janeiro, no Maracanã, onde o Flamengo (16º com 6 pontos) recebe o Goiás (13º com 8 pontos) precisando vencer para não correr o risco de terminar a rodada na zona de rebaixamento. Ambas as partidas vão ser transmitidas com exclusividade pelo Premiere.

Às 18:30 (no horário de Brasília), o Santos (5º com 10 pontos) recebe o Ceará (18º com 4 pontos) na Vila Belmiro com a expectativa de manter o 100% de aproveitamento em casa sob o comando de Fabián Bustos para se estabelecer no G-4 e ficar mais próximo da liderança. A partida vai ser transmitida pelo SporTV.

Às 19 horas (de Brasília) é a vez do Palmeiras (9º com 9 pontos) entrar em campo, visitando o Juventude (17º com 6 pontos) no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS), com a expectativa de alcançar a quarta vitória consecutiva (levando em consideração todas as competições) e, assim, colar no Atlético Mineiro (atual vice-líder com 12 pontos).

Finalmente, às 21 horas (de Brasília), mais duas partidas simultâneas: o SporTV transmite a partida entre América (8º com 9 pontos) e Botafogo (4º com 11 pontos), que acontece no estádio Independência, em Belo Horizonte (MG), e vale vaga no G-4 do Brasileirão. No mesmo horário, o Premiere transmite com exclusividade, em pay-per-view, a partida entre Cuiabá (14º com 7 pontos) e Internacional (11º com 9 pontos), que acontece na Arena Pantanal, na capital do Mato Grosso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.