Início » Colunas » Coluna do Verchai » Boca x Corinthians, Fla x Católica e Bragantino x Estudiantes

Boca x Corinthians, Fla x Católica e Bragantino x Estudiantes

Fernando Verchai

Corinthians enfrenta o Boca Juniors em La Bombonera defendendo a liderança do Grupo E, e pode até confirmar vaga nas oitavas de final.

maicon celebra gol contra o boca em itaquera pela libertadores 2022

Em Itaquera, o Corinthians venceu o Boca Juniors por 2 a 0. Agora, o desafio é em La Bombonera, na Argentina (Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians)

Nesta terça-feira (17), às 21:30 (no horário de Brasília), o Corinthians visita o gigante da Argentina, Boca Juniors, em Buenos Aires, no estádio da Bombonera, em partida que vale a liderança do Grupo E da Copa Libertadores da América, que vai ser transmitida pelo SBT na TV aberta.

O duelo, válido pela penúltima rodada da fase de grupos da competição, pode garantir o Corinthians nas oitavas de final. Neste momento o Timão lidera o Grupo E com 7 pontos somados em 4 rodadas disputadas, tendo um ponto de vantagem para o vice-líder, o Boca Juniors, e outros dois pontos em relação ao 3º colocado, o Deportivo Cali, que é o primeiro fora da zona de classificação para o mata-mata.

Em caso de vitória na Argentina, o Corinthians chegaria na última rodada com vantagem de 4 pontos para o Boca Juniors e, consequentemente, estaria garantido nas oitavas de final da Libertadores, e, dependendo do resultado da outra partida do grupo (envolvendo Deportivo Cali e Always Ready), poderia garantir a liderança do Grupo E.

Leia também:
Libertadores e jogo decisivo na Inglaterra agitam a terça-feira

No entanto, uma vitória em La Bombonera diante do Boca Juniors não é algo simples de se conseguir, de forma que a expectativa dos corintianos é de pelo menos um empate com os argentinos.

Neste caso, ainda que não confirme a classificação antecipada para o mata-mata da Libertadores (uma vez que seguiria com apenas um ponto de vantagem para o Boca Juniors e poderia até ser alcançado pelo Deportivo Cali na tabela de classificação), o Corinthians iria para a última rodada da fase de grupos, na qual enfrenta o atual lanterna do grupo (o Always Ready) em casa, dependendo apenas de si para conseguir avançar às oitavas de final.

Para tanto, o técnico Vítor Pereira vai precisar superar um problema na lateral-direita, uma vez que não conta com Fagner e João Pedro, que se recuperam de lesão, além de Rafael Ramos, que não foi inscrito na competição. Com isso, o técnico português vai precisar improvisar o lateral-esquerdo Lucas Piton ou o zagueiro João Victor na lateral-direita, ou mudar a escalação para ir à campo com 3 zagueiros e Gustavo Mosquito ou Gustavo Mantuan na ponta direita, cumprindo a função defensiva de um lateral.

Pelo lado do Boca Juniors, os problemas do técnico Sebastián Battaglia são as ausências do zagueiro Marcos Rojo e do atacante Villa, considerados titulares absolutos, que ainda cumprem suspensão por confusão ocorrida no Mineirão após a eliminação do Boca para o Atlético Mineiro nas oitavas de final da Libertadores 2021. Diferentemente da outra partida com o Corinthians, disputada em Itaquera, o Boca Juniors está em um momento mais estável: não perde há 5 partidas (desde a derrota para o Corinthians) e vem de uma classificação sobre o Racing para a final do Campeonato Argentino.

Com vaga encaminhada, Flamengo pode confirmar liderança antecipada do Grupo H

Também nesta terça-feira (17), às 21:30 (no horário de Brasília), o SBT transmite, para o estado do Rio de Janeiro e demais localidades, a partida do Flamengo, no Maracanã, contra a Universidad Católica. A equipe chilena é a 3ª colocada do Grupo H e dificilmente vai conseguir alcançar uma vaga nas oitavas de final desta Libertadores, uma vez que, faltando duas rodadas para o fim da fase de grupos, tem 3 pontos a menos que o vice-líder do grupo, o Talleres, e está a 6 pontos do líder, Flamengo. Por outro lado, tendo três pontos de vantagem para o lanterna do Grupo H, o Sporting Cristal, a Universidad Católica espera conseguir se manter na 3ª posição para ficar com uma vaga no mata-mata da Copa Sul-Americana. Neste caso, um empate com o Flamengo nesta partida poderia ser suficiente para a Universidad Católica conseguir confirmar, com antecedência, sua classificação para a Copa Sul-Americana, uma vez que o lanterna do Grupo H, o Sporting Cristal, mesmo jogando em casa contra o Talleres (também às 21:30 desta terça-feira), dificilmente vai conseguir somar pontos. De qualquer forma, a equipe chilena não deve apresentar grande resistência ao Flamengo no Maracanã, até porque o Rubro-Negro Carioca busca a vitória para confirmar seu lugar no topo da tabela de classificação do Grupo H e, assim, poder se concentrar um pouco mais no Brasileirão. Um empate é suficiente para que o Flamengo confirme a classificação para as oitavas de final da Libertadores, mas somente a vitória pode garantir a equipe comandada por Paulo Souza na liderança do Grupo H. Para conseguir vencer e acalmar um pouco o ânimo dos torcedores mais exaltados, que já não aguentam mais a instabilidade do time, o técnico português aposta no seu forte quarteto ofensivo, formado por Éverton Ribeiro, De Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol, e tenta encontrar o melhor equilíbrio defensivo com os vários desfalques (dos goleiros Santos e Diego Alves; dos zagueiros David Luiz, Fabrício Bruno e Gustavo Henrique; e do lateral-esquerdo Filipe Luís; além de Vitinho e Matheus França, que também se recuperam de lesão). Além da vaga nas oitavas de final, uma vitória sobre a Universidad Católica nesta terça-feira é importante para a sequência de jogos que o Flamengo fará no Maracanã: depois da equipe chilena, enfrenta Goiás, Sporting Cristal, Fluminense e Fortaleza (no Rio de Janeiro).

E também nesta terça-feira (17), um pouco mais cedo, às 19:15 (no horário de Brasília), o Red Bull Bragantino vai entrar em campo pela penúltima rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. O time da Red Bull recebe, no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, o Estudiantes, tradicional equipe da argentina que lidera o Grupo C com larga vantagem em relação aos concorrentes e já está praticamente garantida nas oitavas de final. A partida vai ser transmitida pela ESPN. Na vice-liderança do Grupo C, o Bragantino espera conseguir um resultado positivo não só para chegar na última rodada com chances de alcançar a liderança do grupo, mas para se manter à frente do seu principal concorrente na luta por uma vaga nas oitavas de final: o Nacional, do Uruguai (equipe que o time da Red Bull vai enfrentar na última rodada), que neste momento tem um ponto a menos que o Bragantino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.