Início » Colunas » Coluna do Verchai » Últimos movimentos do mercado: Robinho retorna ao Santos

Últimos movimentos do mercado: Robinho retorna ao Santos  

Últimos movimentos do mercado nacional:

Robinho aceita salário mínimo para retornar ao Santos e Sánchez o “devolve” a camisa 7.

Condenado em 1ª instância por estupro na Itália, Robinho é contratado pelo Santos (Reprodução: Instagram/Santos FC)

Anunciado pelo Santos no último sábado (10), Robson de Souza, o Robinho, já está apto para estrear pela equipe que o revelou e, inclusive, já tem a camisa 7 reservada. Sob os domínios do uruguaio Carlos Sánchez desde sua chegada, em 2018, a camisa 7 estará mais uma vez cobrindo o peito de Robinho, o menino da vila que praticamente fez este número ter o valor que possui na atualidade. Em suas redes sociais, Sánchez escreveu para o novo companheiro: “quando cheguei ao Santos sabia da importância que o número 7 tinha por conta do Robinho. É muito gratificante devolver a 7, craque. Muito feliz em vê-lo de volta e espero que a gente possa jogar junto. Pedala, Robinho!”. Em resposta, Robinho agradeceu o uruguaio afirmando que a camisa estava sendo muito bem cuidada, e finalizou: “desejo uma ótima recuperação e que a gente possa jogar junto”. O atacante de 36 anos estava sem clube após o término do contrato com o Basaksehir, da Turquia, e chega ao Brasil para sua 4ª passagem pelo Peixe, clube que começou a defender em 1997, nas categorias de base, tendo iniciado no profissional santista em 2002, aos 18 anos de idade. Pelo Santos, Robinho venceu o Campeonato Brasileiro em duas oportunidades (2002 e 2004), a Copa do Brasil em 2010, ao lado de Ganso e Neymar, e chegou à final da Copa Libertadores da América em 2003, quando o alvinegro praiano acabou perdendo o título para o Boca Juniors. É evidente o quanto o jogador pode acrescentar à equipe de Cuca neste momento, e em matéria do “JT1”, do grupo “A Tribuna” de Santos, viu-se que a maior parte da torcida apoia a contratação e aguarda a estreia do craque com grande expectativa. Por outro lado, a chegada de Robinho causou polêmica na imprensa por conta de uma condenação do jogador, na Itália, em 1ª instância, por crime que, no Brasil, se equipara ao artigo 213 do Código Penal. No entanto, de acordo com a nossa Constituição Federal (art. 5º, inciso LXII), corroborada pelo artigo 27 da Constituição italiana: “ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória”. Por conta disso, os advogados de Robinho publicaram um comunicado no qual insistem em fazer os críticos entenderem que o jogador é um “homem livre”, tanto no Brasil como na Itália, e “deve ser considerado inocente”, conforme consta na CF brasileira e italiana. Robinho concedeu entrevista ao site italiano “Tuttomercatoweb” nessa segunda-feira (12), e explicou a razão de aceitar um salário mínimo para retornar ao Santos: “esta é a minha equipe, a minha casa, o clube que ontem me fez realizar o meu sonho de ser jogador de futebol profissional e que hoje me deu mais uma grande oportunidade de permanecer no futebol”. Levando em consideração a “papelada”, Robinho já estaria apto para estrear na partida desta quarta-feira (14), às 20h30, na Vila Belmiro, diante do Atlético Goianiense, mas ainda é preciso aguardar o resultado dos testes físicos e para a Covid. 

Atlético Mineiro acerta com joia argentina e realiza desejo de Sampaoli.

Se o técnico Jorge Sampaoli sabe muito bem como extrair o melhor das equipes que comanda, ele também sabe muito bem como deixar os dirigentes do clube com os cabelos em pé com seus pedidos incessantes. Mesmo com o Atlético Mineiro tendo desembolsado quase 150 milhões de reais até julho deste ano, com mais de 15 contratações, o treinador argentino seguiu apontando lacunas no elenco e um de seus maiores pedidos era um camisa 10. E, agora, ele veio. De acordo com o jornalista Mauro Cesar Pereira, da ESPN Brasil, o presidente do Racing confirmou que aceitou proposta do Atlético Mineiro por Matías Zaracho, no valor de 6 milhões de dólares (cerca de 33 milhões de reais) por 50% dos direitos econômicos do jogador. O meia de 22 anos foi revelado pelo clube argentino, estreando no profissional em 2017 e, desde então, computa 92 partidas disputadas e 12 gols marcados. Uma das maiores virtudes do meia está no poder de construir as jogadas, combinando, ainda, uma boa chegada à área adversária com o apoio na marcação. Matías Zaracho é aguardado no clube mineiro com grande expectativa, mas ainda precisa fechar um acordo de contrato com o Galo, que deve ser anunciado nos próximos dias. Até lá o Atlético se concentra naquilo que tem para seguir liderando o Campeonato Brasileiro, buscando um triunfo sobre o Fluminense nesta quarta-feira (14), às 21h30, no Mineirão.

Vagner Mancini deixa trabalho com o Atlético Goianiense para assumir o Corinthians.

Atualmente na zona de rebaixamento sob o comando do interino Dyego Coelho, o Corinthians agora está de técnico novo. Com boa passagem pelo Atlético Goianiense, tendo deixado o Dragão na 12ª posição da Série A do Brasileiro com 5 vitórias, 6 empates e 7 derrotas em 18 partidas, Vagner Mancini agora é treinador do Corinthians e já comandou o primeiro treino pela nova equipe na segunda-feira (12). O alvinegro paulista, que está na zona de rebaixamento neste momento, ocupando a 17ª posição, com 15 pontos em 15 rodadas, enfrenta o Athletico Paranaense na Arena da Baixada nesta quarta-feira (14), às 21h30, pela 16ª rodada do Brasileirão. Para a primeira partida à frente do Corinthians, Vagner Mancini não contará com Cassio, expulso na última partida, além de Camacho, que se recupera de Lesão, e Lucas Pitón é dúvida. E o confronto com o Furacão é importantíssimo para a equipe alvinegra, pois uma derrota pode ser desastrosa para o Corinthians, que enfrenta o Flamengo no próximo final de semana.

Outra mudança no comando técnico está para acontecer no Vasco da Gama, que está sob o comando do interino Alexandre Grasseli desde a saída de Ramon Menezes na última quarta-feira (07), após derrota por 3 a 0 para o Bahia. A equipe cruz-maltina chegou a sondar Luiz Felipe Scolari e Tiago Nunes, que deixou o Corinthians recentemente, mas os treinadores não demonstraram interesse. Assim, segundo o jornal português “A Bola”, o técnico Ricardo Sá Pinto é uma das possibilidades para assumir o comando do Vasco.

Deixe um comentário