Início » Colunas » Coluna do Verchai » Tudo sobre a 23ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro

Tudo sobre a 23ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro  

Atlético vence e segue na ponta. A 23ª rodada ainda tem São Paulo e Inter tentando seguir na cola do líder e Palmeiras e Santos de olho nas primeiras posições.

Bahia e São Paulo se enfrentam no sábado à tarde, na Itaipava Arena Fonte Nova, em Salvador (Reprodução: EC Bahia)

A 23ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro começou na quarta-feira (25), com líder em campo. O Atlético Mineiro, sem Jorge Sampaoli (em isolamento por ter testado positivo para a Covid) e alguns desfalques, recebeu o Botafogo no Mineirão e conseguiu fazer a lição de casa.

O Galo conseguiu manter o ritmo que tem imprimido nesta temporada e abriu o placar ainda no primeiro tempo, com Jefferson Savarino aproveitando cruzamento caprichado de Keno. O Atlético aumentou a vantagem logo aos 5 minutos do segundo tempo, desta vez com Jefferson Savarino fazendo cruzamento para Eduardo Sasha cabecear pro fundo da rede.

O Botafogo até conseguiu descontar com o zagueiro Marcelo Benevenuto, em cobrança de escanteio de Marcinho, mas não teve forças para reagir e acabou perdendo por 2 a 1, resultado que mantém o alvinegro carioca na penúltima (19ª) posição da tabela (até aqui com campanha pior que a do seu último rebaixamento, em 2014). O Atlético Mineiro, por sua vez, que teve até chance de vencer por 3 a 1, se não fosse Keno ter desperdiçado penalidade, chegou aos 42 pontos com a vitória e garantiu mais uma rodada na liderança da Série A, uma vez que não pode ser ultrapassado por ninguém ainda nesta rodada.

Corinthians respira aliviado

Também na quarta-feira (25), o Corinthians enfrentou o Coritiba no Couto Pereira e conseguiu a vitória com um gol de pênalti de Fabio Santos, marcado pelo árbitro, com auxílio do VAR. Motivo: toque de mão.

O Coritiba acabou não conseguindo reagir, chegou à sua 13ª derrota na competição (é o time que mais perdeu na Série A) e segue em situação cada vez mais complicada na zona de rebaixamento: já a 5 pontos de distância do primeiro time fora da zona de rebaixamento, o Sport, que ainda nem jogou na rodada.

Por outro lado, o Corinthians saltou para a 10ª posição da tabela com a vitória e já pode respirar mais aliviado, pois passou sufoco durante o primeiro turno, quando flertou sério com a zona de rebaixamento. Agora, o Corinthians já está com 5 pontos de vantagem para o primeiro time na zona de rebaixamento, o Vasco. É verdade que a maioria das equipes abaixo do Corinthians ainda vão entrar em campo, mas a situação já é bem mais confortável e a equipe vai poder ter mais tranquilidade para trabalhar nas próximas semanas.

O Corinthians volta a campo pelo Brasileirão na próxima quarta-feira (02/12), em partida fora de casa contra o Fortaleza (9º colocado). Neste momento, Corinthians e Fortaleza somam 29 pontos em 23 rodadas e lutam diretamente por um lugar na parte superior da tabela (entre os 10 primeiros). Vale lembrar que o técnico Vágner Mancini assumiu o comando quando a equipe corintiana era a 17ª colocada e passava sufoco na luta contra o rebaixamento. O novo comandante conseguiu cumprir a missão de tirar o clube daquela situação, mas agora precisa provar se vai ser capaz de ir além.

Fortaleza em queda e Goiás tentando se recuperar

Nesta quinta-feira (26) foi a vez de Fortaleza e Goiás movimentarem a 23ª rodada da Série A do Brasileiro. Em sua quarta partida no comando do tricolor do Pici, Marcelo Chamusca conseguiu levar a campo uma equipe que conseguiu se mostrar superior ao adversário em muitos números, exceto naqueles que interessam (do placar).

Na verdade, apesar da boa postura no início da partida, o Fortaleza saiu atrás do placar mesmo jogando em casa depois de uma cochilada do seu meio de campo: Miguel Figueira teve liberdade para escapar de frente com a defesa tricolor e, com um belo passe, deixou Fernandão na cara do gol para marcar. Só que o gol acabou colocando o Goiás em uma situação desconfortável na partida: o alviverde passou a ser sufocado pelo empate, que veio no segundo tempo, com o oportunista Wellington Paulista, que apareceu muito bem posicionado para completar cruzamento de Bruno Melo pro fundo da rede.

O Fortaleza ainda pressionou muito pela vitória, mas Tadeu fez grandes defesas e conseguiu manter a igualdade no placar, que é importante para que o Goiás continue somando pontos. O alviverde goiano ocupa a última (20ª) posição da tabela neste momento, com 2 partidas a serem jogadas (atrasadas), mas há 4 pontos do Botafogo (penúltimo) e há 9 do Sport (16º e primeiro fora da zona de rebaixamento). O Fortaleza, por sua vez, conseguiu se manter na 9ª posição, por enquanto, com o resultado, e acaba ficando um pouco mais pressionado para a partida contra o Corinthians (chamada de jogo dos 6 pontos pela briga direta na tabela de classificação).

São Paulo e Inter na cola do líder e Palmeiras e Santos de olho nas primeiras posições

Excepcionalmente, não haverá futebol no domingo (29), devido ao segundo turno das eleições municipais em várias capitais brasileiras.

A 23ª rodada da Série A continua terá quatro partidas neste sábado (28). Às 17h, o Palmeiras recebe o Atheltico Paranaense no Allianz Parque e o Santos enfrenta o Sport na Vila Belmiro.

O Alviverde paulista tenta se recuperar no Brasileirão da derrota sofrida para o Goiás na última rodada, mas vai ter páreo duro diante do Furacão, que segurou empate com o River Plate em sua última partida (jogo ida das oitavas da Libertadores) e vem em uma sequência de 4 vitórias no Brasileirão.

O Santos, por sua vez, tenta se recuperar da derrota na última rodada, diante do próprio Athletico, para ter chances de retornar ao G6 (que garante vaga na próxima Libertadores). Para buscar a vitória, o Peixe pode se apegar ao grande resultado conquistado diante da LDU, fora de casa, na última terça-feira, além do fato de o Sport não vencer há 3 rodadas.

À noite, mais duas partidas: às 19h, o São Paulo, que tem jogos a menos e pode em breve tirar a liderança do Galo (não nesta rodada, quando fará a sua 21ª partida), vai a Salvador encarar o Bahia (12º colocado), na Itaipava Arena Fonte Nova, enquanto às 21h o Internacional enfrenta o Atlético Goianiense, igualmente fora de casa, com a necessidade de vencer para pelo menos se mantes no G4, tendo em vista que já está 6 pontos atrás do Atlético Mineiro.

Voltando a Bahia x São Paulo, se por um lado a equipe de Fernando Diniz vem em uma série de 8 partidas sem perder (tendo sido derrotado no Brasileiro apenas 2 vezes em 20 partidas), o Bahia também passa por grande fase sob o comando de Mano Menezes: foram 3 vitórias nas últimas 4 rodadas, e a equipe vem de vitória sobre o Unión Santa Fé pela partida de ida das oitavas da Copa Sul-Americana.

Rodada não terá Grêmio Flamengo e será completada na segunda

Devido ao compromissos das duas equipes na Copa Libertadores, a CBF adiou Grêmio x Flamengo, que seria nesta 23ª rodada. O Mengão fará na próxima terça (01/12) a partida de volta contra o Racing, pelas oitavas de final do torneio sul-americano. Já o Grêmio, como só faz o seu duelo de volta da Libertadores contra o Guaraní na quinta (03/12), terá antes que entrar em campo pelo Brasileiro, na segunda-feira (30), às 18h, contra o Goiás, em duelo atrasado da 6ª rodada. O Tricolor gaúcho atuou ontem, quando bateu o time paraguaio por 2 a 0.

Além desse jogo atrasado entre Grêmio e Goiás, haverá outras duas partidas na noite de segunda (30), essas, sim, pela 23ª rodada: às 18h, tem Vasco x Ceará em São Januário, e depois, às 20h, também no Rio de Janeiro, jogam Fluminense e Red Bull Bragantino, no Maracanã.

Aposte no Betmotion:

Para apostas nas partidas do Brasileirão e em outros eventos esportivos, acesse o site do Betmotion.

Além disso, confira, também, a nossa página betmotionbr no Instagram, com bônus, dicas e promoções.

Deixe um comentário