Início » Colunas » Coluna do Verchai » São Paulo se aproxima da liderança do Brasileirão

São Paulo se aproxima da liderança do Brasileirão  

Tricolor paulista venceu o Bahia fora de casa.

Luciano marcou dois gols na vitória do São Paulo sobre o Bahia, em Salvador (Foto: Miguel Schincariol/saopaulofc)

A 23ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro começou na última quarta-feira (25), com o líder Atlético Mineiro em campo. Sem Jorge Sampaoli (em isolamento por ter testado positivo para a Covid) e alguns desfalques, o Galo recebeu o Botafogo no Mineirão e conseguiu fazer a lição de casa, vencendo por 2 a 1: Savarino e Eduardo Sasha marcaram para o Atlético, e Marcelo Benevenuto descontou para o Botafogo. Não foi uma vitória fácil, mas foi justa pelo que as equipes apresentaram. No entanto, apesar do relativo equilíbrio que aconteceu dentro de campo, o Botafogo resultado é o penúltimo (19ª) colocado (até aqui com campanha pior que a do seu último rebaixamento, em 2014), enquanto o Atlético Mineiro se manteve na liderança do campeonato com a vitória, chegando aos 42 pontos em 23 rodadas. Por outro lado, o São Paulo, que entrou em campo no domingo (29) e conquistou uma boa vitória sobre o Bahia, está na cola do líder, com 41 pontos, mas em 21 rodadas (ou seja, 2 a menos que o Galo). Falta ao tricolor, ainda, disputar os jogos da 1ª e da 18ª rodada, contra Goiás (fora) e Botafogo (em casa), respectivamente. E, se levarmos em conta o retrospecto do São Paulo até aqui, a probabilidade é de que a equipe de Fernando Diniz alcance a liderança da Série A do Brasileiro já na quinta-feira (03/12), quando faz a partida atrasada contra o Goiás. Isso porque o tricolor paulista perdeu apenas duas vezes até aqui, tendo vencido 11 e empatado 8. A última derrota do São Paulo no Brasileirão foi para o Atlético Mineiro, fora de casa, pela 7ª rodada, que foi há quase 3 meses. Na última rodada, a equipe de Fernando Diniz conseguiu vencer o Bahia fora de casa em uma partida muito dura e deu um passo importante na busca pelo título da Série A. Destaque para Luciano, que marcou duas vezes e se aproximou da artilharia do campeonato, com um total de 11 gols marcados (Thiago Galhardo tem 15 e Marinho 13). Além dele, Reinaldo deu duas assistências e já é o maior garçom do São Paulo, com um total de 11 passes para gol na temporada, além de 6 gols (a maior marca do lateral-esquerdo na carreira).

Combinação de resultados deixa o Corinthians em situação confortável

Também na última quarta-feira (25), quando se deu a abertura da rodada, o Corinthians enfrentou o Coritiba no Couto Pereira e conseguiu a vitória com um gol de pênalti de Fabio Santos. A vitória sobre o alviverde paranaense (18º colocado), fora de casa, por si só, foi importante para abrir vantagem em relação à zona de rebaixamento, e uma combinação de resultados ajudou ainda mais a equipe de Vágner Mancini. A derrota do Bahia para o São Paulo, por exemplo, impediu o tricolor baiano de passar o Corinthians na tabela de classificação. O mesmo aconteceu com o Athletico Paranaense, que perdeu por 3 a 0 para o Palmeiras no último domingo (29), fora de casa, e com o Atlético Goianiense, que empatou sem gols com o Internacional jogando em casa. Os resultados mantiveram as 3 equipes (Bahia, Athletico-PR e Atlético-GO) atrás do Corinthians na tabela, que atualmente ocupa a 10ª colocação. E não para por aí. O Corinthians conseguiu aumentar a vantagem em relação à zona de rebaixamento, também, por conta da derrota do Sport (16º colocado) para o Santos, na Vila Belmiro (por 4 a 2). Além disso, o Vasco (17º e primeiro na zona de rebaixamento) enfrenta o Ceará (15º) nesta segunda-feira (30), em São Januário (o que significa que, de uma forma ou de outra, o Corinthians e as demais equipes próximas do rebaixamento vão ser beneficiadas). Um empate mantém as equipes de cima na frente da tabela, e uma vitória para qualquer dos lados (seja de Vasco ou de Ceará) mantém uma boa distância do Corinthians (além de Athletico-PR, Atlético-GO e Bahia) para a zona de Rebaixamento.

Palmeiras e Santos colam no Internacional e colorado fica próximo de deixar o G4

O Internacional liderou o Campeonato Brasileiro até a 20ª rodada, ou seja, até que Eduardo Coudet deixou Porto Alegre para se transferir à Vigo, na Espanha, para comandar a equipe do Celta. Desde então foram 3 rodadas, 2 derrotas, 1 empate (em 0 a 0 com o Atlético Goianiense no domingo) e o colorado caiu da 1ª para a 4ª colocação. Como a liderança era disputada ponto a ponto com Atlético Mineiro e Flamengo (com o São Paulo também na briga, mas um pouco mais atrás por conta das rodadas atrasadas), os resultados ruins deixaram o Inter mais próximo de deixar o G6 do que da liderança. Neste momento, o Internacional tem 5 pontos a menos que o Atlético Mineiro (líder) e soma os mesmos 37 pontos de Palmeiras (5º colocado) e Santos (6º colocado). O alviverde paulista, que ainda tem uma partida a menos, vem embalado por uma vitória convincente sobre o Athletico Paranaense (por 3 a 0) e o Santos, que bateu o Sport por 4 a 2 na última rodada, também vem mantendo uma boa regularidade na parte de cima da tabela e tem boas chances de deixar o Inter para trás na tabela se a equipe gaúcha não melhorar o aproveitamento na competição, que foi de apenas 38% no mês de novembro (o mesmo do Vasco, que está na zona de rebaixamento). E, além de o colorado estar próximo de perder colocações para Palmeiras e Santos, já pode sair do G4 nesta segunda-feira (30): às 20 horas, o Fluminense, que ocupa a 7ª colocação, entra em campo para enfrentar o RB Bragantino e pode subir para a 4ª posição da tabela se conquistar os 3 pontos, pois está apenas 2 atrás do Inter. E o maior rival do colorado, o Grêmio, pode chegar aos mesmos 37 pontos do colorado se vencer partida atrasada que faz contra o Goiás (último colocado), em casa, nesta segunda-feira, às 18 horas.

Deixe um comentário