Início » Colunas » Coluna do Verchai » Qualificatória da Liga Europa chega à última fase

Qualificatória da Liga Europa chega à última fase  

Heung-Min Son volta a brilhar e Tottenham avança ao play-off da Liga Europa.

Nesta quinta-feira aconteceram os jogos da 3ª fase pré-eliminatória da Liga Europa, a última antes do play-off, que garante vaga na fase de grupos da competição europeia.

(Reprodução: Instagram/AC Milan)

A qualificatória da Liga Europa, assim como a da Liga dos Campeões, é dividida em dois “grupos”. De um lado, no chamado “Champions Path”, 35 campeões das ligas menos tradicionais da Europa lutam (em duas fases preliminares e play-off) por 8 vagas na fase de grupos da Liga Europa. Do outro lado, na chamada League Path, 136 equipes bem qualificadas em suas ligas nacionais disputam, em 4 fases de preliminares (mais o play-off), 13 vagas na fase de grupos. É deste lado que está o Tottenham de José Mourinho (6º colocado na Premier League 2019/20), o qual entrou na 2ª fase pré-eliminatória, onde venceu o Loko Plovdiv (que se classificou com o título da Taça da Bulgária) por 2 a 1. Finalmente, nesta quinta-feira (24), pela última fase antes do play-off, o Tottenham foi até a Macedônia para enfrentar o Shkendija 79 e encontrou muita dificuldade para alcançar a classificação. Como as disputas são em partida única, o gajo José Mourinho poupou apenas Harry Kane na decisão e perecia que nem precisaria utilizá-lo, pois logo aos 5 minutos de jogo Heung-Min Son fez boa jogada na intermediária e rolou na área para Erik Lamela, que, livre de marcação, bateu cruzado e mandou pro fundo da rede. Só que o Tottenham acabou se acomodando com o resultado e o Shkendija seguiu firme em sua proposta defensiva, sem abdicar dos contra-ataques. Foi assim que, aos 10 minutos do segundo tempo, Valmir Nafiu deixou tudo igual no placar com um belo chute de fora da área, sem chances de defesa para Joe Hart. Foi então que José Mourinho não poupou esforços para ir em busca da vitória, colocando em campo Giovani Lo Celso, Lucas Moura e Harry Kane menos de 10 minutos depois do empate. Aí não teve jeito para o time macedônio, que viu Lucas Moura receber de Lo Celso na área e acelerar pra cima da defesa, abrindo espaço para a finalização.  O goleiro Zahov até conseguiu espalmar o forte chute cruzado do brasileiro, mas a bola sobrou nos pés de Son quase na marca do pênalti, e o sul-coreano não perdoou, fazendo 2 a 1 para o Tottenham. Pouco depois, para selar a classificação da equipe londrina, Son voltou a aparecer para dar mais uma assistência, cruzando na medida para Harry Kane testar pro fundo da rede: 3 a 1 Tottenham, placar final. Com 2 assistências e 1 gol, Heung-Min Son continua sendo uma das principais armas do Spurs, que volta a campo no domingo (27), às 10 horas, para enfrentar o Newcastle, em casa, pela 3ª rodada da Premier League. Na próxima quinta-feira (01), em partida única do play-off da Liga Europa, que vale vaga na fase de grupos da competição europeia, o Tottenham enfrenta o Maccabi Haifa (equipe israelense), mais uma vez em casa, no Hotspur Stadium.

No sufoco, Milan arranca virada e também avança ao play-off da Liga Europa

Na Itália, enfrentando o Bodo Glimt (vice-campeão norueguês na temporada passada), o Milan encontrou grande dificuldade para avançar na competição europeia. Com uma postura valente, a equipe norueguesa foi pra cima do Milan e conseguiu inaugurar o marcador ainda aos 15 minutos do primeiro tempo: Kasper Junker completou cruzamento rasteiro de Jens Hauge, que fez boa jogada na ponta esquerda, e mandou pro fundo da rede. Mas a resposta milanesa veio rápido: o nome do jogo, Hakan Çalhanoglu, recebeu de Ismael Bennacer na entrada da área, limpou para a canhota e acertou um belo chute, no ângulo, deixando tudo igual. O Milan só cresceu na partida depois do empate e logo chegou à virada, em uma bela jogada, que iniciou Alexis Saelemaekers pela ponta esquerda. O atacante belga esticou na linha de fundo para a passagem de Theo Hernández, que bateu rasteiro pro meio da área, onde Çalhanoglu apareceu para, com um leve toque de letra, deixar Lorenzo Colombo na boa para marcar o 2º do Milan. O Bodo Glimt até conseguia se defender bem, mas depois de ter feito o primeiro gol não conseguiu mais levar perigo à meta adversária. No segundo tempo, com jogada ensaiada em cobrança de escanteio, Samu Castillejo mandou direto na entrada da área para Çalhanoglu, que chegou batendo firme e fez o 3º do Milan. O Bodo Glimt conseguiu descontar logo depois com belo chute de fora da área de Jens Hauge, e a partida ficou eletrizante até os minutos finais, com chances para os dois lados, mas terminou em vitória do Milan por 3 a 2. Com a classificação para o play-off, o Milan define quem vai para a fase de grupos da Liga Europa em partida única, em Portugal, contra o Rio Ave, equipe que nesta quinta-feira venceu o Besiktas, fora de casa, nas penalidades.

Os 13 confrontos do play-off “League Path” serão os seguintes: Slovan Liberec (República Tcheca) x APOEL (Chipre), Tottenham (Inglaterra) x Maccabi Haifa (Israel), Standard Liège (Bélgica) x MOL Vidi (Hungria), Rangers (Escócia) x Galatasaray (Turquia), Rio Ave (Portugal) x Milan (Itália), Malmö (Suécia) x Granada (Espanha), Kobenhavn (Dinamarca) x HNK Rijeka (Croácia), AEK (Grécia) x Wolfsburg(Alemanha), Rosenborg (Noruega) x PSV (Holanda), Basel (Suíça) x CSKA Sofia (Bulgária), Sporting (Portugal) x LASK Linz (Áustria), Charleroi (Bélgica) x Lech Poznan (Polônia) e Hapoel Beer Sheva (Israel) x Plzen (República Tcheca).

Do outro lado, os 8 confrontos do play-off “Champions Path” serão os seguintes: FK Sarajevo (Bósnia) x Celtic (Escócia), Legia Warszawa (Polônia) x Karabakh (Azerbaijão), Dundalk (Irlanda) x Klaksvík (Ilhas Faroé), x Ararat (Armênia) x Estrela Vermelha (Sérvia), CFR Cluj (Romênia) x KuPS (Finlândia), Dinamo Zagreb (Croácia) x Flora (Estônia), Dinamo Brest (Bielorrússia) x Ludogorets (Bulgária) e, finalmente, Young Boys (Suíça) x KF Tirana (Albânia).

Deixe um comentário