Início » Colunas » Coluna do Verchai » Qualificatória da Liga dos Campeões tem 3 vagas preenchidas

Qualificatória da Liga dos Campeões tem 3 vagas preenchidas  

Com Rafinha absoluto, Olympiacos segura resultado construído em casa e está na fase de grupos da principal competição europeia de clubes.

Nesta terça-feira (29), 3 partidas movimentaram o play-off da Liga dos Campeões, que garante vaga na fase de grupos da Liga dos Campeões. Pelo lado dos campeões, 2 das 4 vagas já foram preenchidas. Uma delas foi ocupada pelo Olympiacos, atual clube do lateral brasileiro Rafinha, que foi campeão Brasileiro e da Libertadores com o Flamengo, no ano passado.

https://www.instagram.com/p/CFvHJKcn9Lz/

Assim como foi no rubro-negro, o lateral-direito de 35 anos se estabeleceu como titular da equipe grega e, naturalmente, esteve em campo mais uma vez nesta terça-feira. Como o Olympiacos venceu a partida de ida, na Grécia, por 2 a 0, poderia até perder por 1 gol de diferença para garantir seu lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões. Do outro lado, precisando ao menos devolver o placar sofrido na primeira partida, o Omonia (campeão do Chipre) entrou em campo indo pra cima do adversário, em busca da vitória. Oportunidades não faltaram para balançar as redes. O time da casa teve pelo menos duas grandes chances de marcar, só no primeiro tempo, e seguiu pressionando (e muito) na etapa complementar, mas o português José Sá não deixou passar nada, fez grandes defesas e saiu de campo como o principal destaque da partida, até porque foi o responsável pelo placar não ter saído do 0. Com o resultado, o atual campeão da Grécia garantiu seu lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões. Para o Omonia, nem tudo está perdido: a equipe vai entrar na fase de grupos da Liga Europa

https://www.instagram.com/p/CFvDnVun3Oe/

Ferencváros segura Molde em casa e avança por gols marcados fora de casa.

Na outra partida do play-off dos campeões das ligas menos tradicionais da Europa, o Ferencváros se apoiou nos gols marcados fora de casa, no empate em 3 a 3 na primeira partida, para garantir seu lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões. Jogando em seu território na partida de volta, o atual campeão da Bulgária não teve vergonha de se fechar no campo de defesa para segurar o simples empate com gols conquistado na Noruega. Do outro lado, o Molde teve muita dificuldade para ameaçar a meta adversária no primeiro tempo, mas melhorou na etapa complementar. Conforme o tempo foi passando, porém, o atual campeão norueguês teve de se expor para buscar um gol e, inevitavelmente, abriu espaços para os contra-ataques do Ferencváros, que só não abriu o placar porque, quando Myrto Uzuni deixou Oleksandr Zubkov na cara do gol, o atacante ucraniano se precipitou para fazer a finalização, sendo que tinha tempo para ajeitar a bola, e acabou praticamente recuando para o goleiro. Na reta final, porém, não teve jeito. O Molde se lançou ao ataque em busca do resultado e o Ferencváros fechou a casinha para segurar a vantagem. A equipe norueguesa teve uma grande chance de marcar quando, em troca de passes envolvente quando ia rondando a meta adversária, Magnus Eikrem deixou Eirik Hestad na cara do gol, mas o goleiro húngaro Dénes Dibusz protagonizou um verdadeiro milagre para salvar o Ferencváros, desviando a bola com o pé para mandar pela linha de fundo. Com o empate em 0 a 0, a equipe húngara garantiu seu lugar na Liga dos Campeões, enquanto o Molde, da Noruega, vai ter de se contentar com a fase de grupos da Liga Europa.

Nesta quarta-feira (30), às 16 horas, outras 4 equipes batalham pelas últimas 2 vagas à fase de grupos da Liga dos Campeões, no play-off dos campeões. Na Áustria, o RB Salzburg (campeão austríaco) enfrenta o Maccabi Tel Aviv (campeão israelense) em casa, precisando apenas de um empate para avançar na competição, depois de ter vencido a partida de ida, fora de casa, por 2 a 1. A outra partida envolve o campeão da República Tcheca (Slavia Praga) e o campeão da Dinamarca (Midtjylland). O Midtjylland tem a vantagem de jogar em casa, mas qualquer empate com gols dá a classificação ao Slavia Praga. Se não houver igualdade, quem vencer avança na Liga dos Campeões.

Dynamo de Kiev se impõe e avança sem problemas.

Pelo play-off “league path” (ou seja, aquele que envolve equipes bem classificadas – não campeãs – em suas ligas nacionais), o Dynamo de Kiev recebeu o Gent na Ucrânia e não tomou conhecimento da equipe belga. Depois de ter vencido a partida de ida por 2 a 1, o Dymano voltou a vencer jogando em casa. Demonstrando muita superioridade, a equipe mandante abriu o placar logo nos primeiros minutos, com Vitaliy Buyalskyy completando, de letra, cruzamento rasteiro de Vladyslav Supriaha. Ainda no primeiro tempo, o uruguaio Carlos de Peña aumentou o marcador em cobrança de pênalti e, na etapa final, em outra penalidade, Gerson Rodrigues fechou a conta. Placar final: Dynamo de Kiev 3 x 0 Gent (5 a 1 no agregado).

Como este lado (dos não campeões) da fase qualificatória da Liga dos Campeões dá apenas 2 vagas na fase de grupos, haverá apenas mais uma partida nesta quarta-feira (30). Também às 16 horas, Krasnodar e Paok definem quem fica com a última vaga. O Krasnodar venceu a partida de ida, em casa (na Rússia), por 2 a 1, e tem a vantagem do empate nesta partida da volta, na Grécia, onde o PAOK precisa apenas de uma vitória simples (por 1 a 0) para avançar à fase de grupos.

Deixe um comentário