Início » Colunas » Coluna do Verchai » Premier League encerra hoje com rodada decisiva para definir tabela

Premier League encerra hoje com rodada decisiva para definir tabela  

Leicester City e Manchester United duelam diretamente por uma vaga na Próxima Liga dos Campeões

A inglesa Premier League é a principal liga nacional de futebol do mundo (Imagem: reprodução)

Os jogos da última (38ª) rodada da Premier League acontecem todos ao mesmo tempo, neste domingo (26), ao meio dia (12h). Entre eles está uma verdadeira decisão entre Leicester City e Manchester United, no King Power Stadium. O Leicester City caiu para a 5ª colocação na última rodada, após derrota fora de casa por 3-0 diante do Tottenham, e está 1 ponto atrás de Manchester United (4º) e Chelsea (3º) na Premier League. É por isso que, para a equipe comandada pelo norte-irlandês Brendan Rodgers, só a vitória interessa nesta partida, diante dos Red Devils. O empate não serve para o time da casa, pois seguiria 1 ponto atrás do Manchester e dependeria de uma derrota do Chelsea na rodada para se classificar. Portanto, o Leicester City certamente vai tentar impor seu ritmo de jogo em casa, controlando mais a posse de bola e as chegadas ao campo adversário. No entanto, a equipe não contará com duas peças importantes: o lateral-esquerdo Ben Chillwell e o meia James Maddison. Portanto, o artilheiro isolado da Premier League, Jamie Vardy, deve comandar as ações ofensivas, contando com o apoio de sempre do espanhol Ayoze Pérez para furar as linhas de marcação do adversário, mas a missão não será fácil. O Manchester United tem time completo à disposição de Ole Solskjaer, que certamente não abdicará do trio de ataque formado por Mason Greenwood, Marcus Rashford e Anthony Martial. Portanto, o técnico deve ir a campo no 4-3-3 que tem utilizado desde a volta da competição, com De Gea no gol; Wan-Bissaka, Lindelof, Maguire e Luke Shaw na defesa; e Matic, Pogba e Bruno Fernandes no meio de campo. Mesmo jogando fora de casa, o Manchester United deve apostar em uma marcação alta para sufocar o adversário e ter chance de abrir o placar no primeiro tempo. Caso o empate permaneça até o segundo tempo, a equipe visitante certamente se preocupará mais em não sofrer gols, apostando nos contra-ataques, uma vez que o Leicester teria de se expor em busca da vitória. Esta partida será transmitida ao vivo (às 12h) pela ESPN.

 

Wolverhampton pode ser a pedra no sapato do Chelsea?

Nesta última rodada, neste domingo (26), ao meio dia, o Chelsea recebe o Wolverhampton no Stamford Bridge, com transmissão da DAZN, e ambas as equipes precisam somar pontos para confirmar seus objetivos. No caso dos Blues, que jogam em casa, a situação é um pouco mais confortável: o empate já é suficiente para garantir a equipe na próxima edição da Liga dos Campeões. Assim, o Chelsea alcançaria os 64 pontos e colocaria a responsabilidade na partida entre Leicester City (62 pontos) Manchester United (63 pontos). Para a equipe visitante, no entanto, o empate diante do Chelsea não seria um bom resultado. Na 6ª colocação na tabela (que leva à fase qualificatória da Liga Europa), o empate aumenta a distância do Wolverhampton, para o Tottenham (7º), de 1 para 2 pontos. Neste caso, uma vitória do Tottenham na rodada seria suficiente para a equipe londrina ficar com a 6ª colocação e última vaga à competições europeias. E, mesmo jogando fora de casa, o Tottenham tem tudo para vencer o Crystal Palace (14º colocado), que já não tem qualquer pretensão na competição. Sabendo disso, o português Nuno Espírito Santo, comandante dos Wolves, deve ir em busca da vitória diante do Chelsea nesta última rodada. Mas o time da casa é favorito a vencer e tem o retrospecto a seu favor: no primeiro turno, mesmo na casa do Wolverhampton, o Chelsea venceu por 5 a 2.

 

Tottenham ainda sonha com a Liga Europa.

Ainda com chances de alcançar a 6ª colocação nesta última rodada da Premier League e garantir um lugar na próxima Liga Europa, o Tottenham visita o Crystal Palace no Selhurst Pak pensando em nada além da vitória. Mesmo sem mais pretensões na competição, a equipe da casa deve fazer algum esforço não só pelo profissionalismo, mas também por se tratar da chance de complicar um rival local. Só que a equipe visitante, comandada por José Mourinho, vem embalada por uma sequência de 4 vitórias consecutivas e deve estar motivada a vencer mais uma para não ter de ficar fora de competições europeias na próxima temporada. Mas o Tottenham ainda dependerá de pelo menos um empate do Wolverhampton para ficar na 6ª colocação. Seja como for, vale mencionar que o 7º colocado ainda terá uma pequena chance de disputar a Liga Europa: isso pode acontecer se o Chelsea vencer o Arsenal na final da FA Cup, que acontece no dia 1º de agosto.

 

Aston Villa e Watford lutam pela permanência: um deles será rebaixado.

Com 34 pontos cada, Aston Villa e Watford correm sérios riscos de rebaixamento nesta última rodada de Premier League. Atualmente, como o confronto direto está com uma vitória para cada lado, o critério de desempate está sendo no saldo de gols: Aston Villa (17º e fora da zona do rebaixamento) tem 26 de saldo negativo, contra 27 do Watford (18º e na zona de rebaixamento). Para estas equipes, além de qualquer ponto ser crucial, os gols marcados e sofridos também podem fazer a diferença, pois ambas têm jogos difíceis e fora de casa neste domingo: o Aston Villa enfrenta o West Ham (15º), enquanto o Watford visita o Arsenal (10º). Aquele que somar menos pontos ou ficar com o pior saldo se junta a Bournemouth (19º) e Norwich City e vai disputar a EFL Championship na próxima temporada.

Deixe um comentário