Início » Colunas » Coluna do Verchai » Nem Real Madrid, nem Barça. Real Sociedad lidera Espanhol

Nem Real Madrid, nem Barça. Real Sociedad lidera Espanhol  

Após dez rodadas, a Real Sociedad lidera o Campeonato Espanhol com folga que só pode ser tirada pelo Atlético de Madrid, que tem dois jogos a menos.

(Reprodução: Twitter da Real Sociedad)

Depois que o Atlético de Madrid, que tem duas partidas a menos, venceu o Barcelona e chegou aos mesmos 20 pontos da Real Sociedad, o atual líder de La Liga se viu pressionado à conquistar um resultado positivo neste domingo (22).

No entanto, a partida, além de ser fora de casa, era contra o Cádiz, a equipe sensação da Espanha no momento. O Cádiz conquistou o acesso à elite espanhola na temporada passada e, logo na chegada em La Liga, vem fazendo uma campanha surpreendente: com 14 pontos em 10 rodadas, a equipe ocupa a 5ª posição da tabela. E a situação só não ficou melhor porque a líder, Real Sociedad, foi a campo determinado a vencer mais uma para seguir isolado no topo da tabela do Campeonato Espanhol.

A Real Sociedad pressionou pela vitória desde o começo e criou diversas oportunidades de balançar as redes, mas, apesar de toda a insistência, o gol custou a sair. Mikel Merino viu o zagueiro Fali tirar seu gol praticamente em cima da linha e o goleiro Ledesma salvou o Cádiz com defesa espetacular em finalização “à queima-roupa” de Mikel Merino. Aos 21’ do segundo tempo, então, Alexander Isak, chamado de “novo Ibrahimovic” pelos torcedores mais assíduos por conta de sua força física e da capacidade que possui para balançar as redes (além, é claro, de também ser da Suécia), aproveitou cruzamento na medida de Adnan Januzaj para testar pro fundo da rede.

O sueco de 21 anos foi autor do gol que acabou garantindo a vitória e os três pontos para a Real Sociedad, que chegou à 23 pontos em 10 rodadas e abriu boa vantagem em relação ao Atlético de Madrid. Para se ter uma ideia, a Real Sociedad tem 6 pontos de vantagem para o Real Madrid (4º colocado com 1 jogo a menos) e está 12 à frente do Barcelona (12º colocado com 2 partidas a menos).

Atlético de Madrid se mantém forte na busca pelo título espanhol

No sábado (21), a rodada de La Liga teve a partida entre Atlético de Madrid e Barcelona, no Wanda Metropolitano. O confronto colocou frente à frente duas equipes que, de certa forma, passam por um período de reconstrução. No entanto, o Atlético de Madrid, que passou por uma renovação no elenco, mas se manteve com o mesmo técnico e ideia de jogo desde a temporada 2011/12, se mostrou em um nível superior e saiu de campo com a vitória.

Diego Pablo Simeone, o buenairense que está no comando colchonero há quase 10 anos, já faturou o Campeonato Espanhol, a Copa do Rei, a Liga Europa e foi à duas finais de Liga dos Campeões, mas nunca havia vencido o Barcelona em La Liga. Só que, nas palavras de Simeone: “sempre existe uma oportunidade, e hoje nós vencemos”. O comandante colchonero também mencionou, em entrevista após a partida, que a sua equipe soube conduzir o jogo muito bem.

Nos primeiros minutos, o Barcelona conseguiu levar perigo em jogada com Dembélé, mas, pressionado, Antoine Griezmann não conseguiu fazer o contato que precisava com a bola para mandar pro fundo da rede. Só que a intensidade ofensiva do Barcelona foi respondida com intensidade ofensiva em dobro do Atlético de Madrid, que exigiu uma grande defesa de Ter Stegen em finalização de Saúl de fora da área e fez o travessão estremecer.

Com isso, a equipe de Ronald Koeman diminuiu um pouco o ritmo e, em alguns momentos, até mesmo abdicou da posse de bola (algo raríssimo neste clássico, já que Simeone não faz questão da posse). A estratégia, no entanto, deu resultado, pois o Atlético de Madrid encontrou dificuldade para criar jogadas diante do bloqueio preparado pelo Barça. Foi assim que os catalães quase chegaram ao gol nos minutos finais do primeiro tempo, quando Jordi Alba encontrou Lionel Messi livre de marcação na área, mas o argentino demorou para definir e acabou parando em Oblak.

E exatamente quando a equipe catalã começava a gostar do jogo, Gerard Piqué saiu para interceptar um passe, acabou entregando para Ángel Correa. Rapidamente, o argentino lançou para Yannick Ferreira-Carrasco no buraco deixado por Piqué e Ter Stegen saiu quase no meio de campo para fazer a cobertura. Resultado: Carrasco passou a bola por baixo das pernas do goleiro e mandou pro fundo da rede, já que o outro zagueiro do Barcelona, Lenglet, não chegou a tempo de impedir a finalização. Este foi o gol que deu a vitória ao Atlético de Madrid, que chegou à vice-liderança de La Liga e, como tem 2 partidas a menos (estando 3 pontos atrás da Real Sociedad), ainda pode tirar a diferença do líder.

Real Madrid empata com Villarreal e não embala no campeonato

Com o Barcelona ocupando a 12ª posição da tabela, computando apenas 12 pontos em 8 partidas disputadas (tendo 2 rodadas atrasadas), o Real Madrid poderia estar dominando o Campeonato Espanhol, mas a situação também não está fácil para o maior campeão nacional (e europeu).

Depois de uma derrota por 4 a 1 para o Valência, fora de casa, na rodada anterior, o Real Madrid teve mais um duelo difícil no último sábado (21), também fora de casa, contra o Villarreal. Os merengues até saíram na frente com gol de cabeça de Mariano Díaz em cruzamento de Carvajal logo aos 2 minutos de partida. Depois do gol, porém, o Real Madrid pouco fez em campo e acabou sendo muito pressionado pelo time da casa. Zidane até tentou dar uma mexida no jogo colocando Vinícius Júnior e Isco em campo, mas não conseguiu evitar o que já estava desenhado no segundo tempo.

Depois de diversas oportunidades perdidas, o Villarreal chegou ao empate com Gerard Moreno, de pênalti, após Courtois derrubar Chukwueze na área. A partida ficou mais truncada depois do empate e terminou mesmo com o 1 a 1, que manteve o Villarreal na 3ª posição da tabela (com 19 pontos em 10 rodadas) e o Real Madrid na 4ª (com 17 pontos em 9 rodadas).

Deixe um comentário