Início » Colunas » Coluna do Verchai » Liverpool supera Arsenal e segue 100% na Premier League

Liverpool supera Arsenal e segue 100% na Premier League  

Gunners saem na frente, mas Reds buscam virada ainda no primeiro tempo.

Nesta segunda-feira (28), pela 3ª rodada da Premier League (1ª divisão inglesa), o Liverpool recebeu o Arsenal em Anfield Road tentando manter o rendimento das duas primeiras rodadas: com vitória diante do Leeds (campeão da EFL Championship, a 2ª divisão inglesa) e, na sequência, sobre o Chelsea em pleno Stamford Bridge.

https://www.instagram.com/p/CFsbx6slrDV/

No entanto, do outro lado, o Arsenal de Mikel Arteta também vinha de duas vitórias na Premier League (sobre Fulham e West Ham), sem contar a conquista da Supercopa da Inglaterra, nos pênaltis, sobre o Liverpool, além da classificação na EFL Cup (Copa da Liga Inglesa) sobre o Leicester City. Dentro de campo, porém, não se viu muito equilíbrio. O que aconteceu foi que o Liverpool, que terminou a partida com cerca de 70% da posse de bola (de acordo com a ESPN.com), tomou conta do jogo e controlou as ações ofensivas desde os primeiros minutos. As duas primeiras oportunidades da equipe de Jürgen Klopp vieram pelo lado direito do seu ataque, em cruzamentos certeiros de Alexander-Arnold: primeiro servindo Virgil van Dijk, que teve sua cabeçada interceptada por David Luiz, e depois para Sadio Mané, que surgiu no meio da defesa dos Gunners para bater forte, mas parou em boa defesa de Bernd Leno. Alguns minutos mais tarde, o próprio lateral inglês arriscou de fora da área e, após desvio na zaga, a bola parou no travessão. Foi então que o Arsenal fez valer um dos ditados mais populares e verdadeiros do futebol: quem não faz, leva. Quando o Liverpool tentava pressionar a saída de bola, aos 25 minutos, o adversário conseguiu sair jogando com maestria e pegou a defesa dos Reds totalmente exposta. Maitland Niles escapou livre de marcação pela ponta esquerda e avançou até fazer o cruzamento: a bola acabou indo nos pés de Andy Robertson, mas o lateral-esquerdo “espirrou o tapa” e entregou para Alexandre Lacazette que, cara a cara com Alisson, não perdeu a oportunidade de abrir o placar para o Arsenal. Mas a equipe de Mikel Arteta mal teve tempo de comemorar, pois, logo na primeira chegada do Liverpool após o gol do Arsenal, Salah deixou Kieran Tierney para trás, invadiu a área e bateu cruzado: Leno conseguiu espalmar, mas Mané, no rebote, empatou a partida. Ainda no primeiro tempo, em outro cruzamento de Arnold, a bola chegou para Robertson, que fez o domínio e tirou bem de Leno para colocar o Liverpool na frente do placar, se redimindo da falha no gol do Arsenal. Os visitantes tiveram suas chances de contra-atacar antes do intervalo, mas não conseguiram ser efetivos.

Alisson segura a onda e ‘novato’ define a vitória do Liverpool no fim.

No segundo tempo a partida ficou mais equilibrada. Ainda que o time de Jürgen Klopp continuasse controlando a posse de bola e, inclusive, levando mais perigo, o Arsenal conseguiu ser mais efetivo em seus contra-ataques. Principalmente depois que Mikel Arteta efetuou a entrada do meia-armador Dani Ceballos no lugar do volante Granit Xhaka, os Gunners ficaram muito próximos do empate, mas Alisson não permitiu. Em duas oportunidades, Alexandre Lacazette escapou nas costas da defesa e saiu na cara do gol: primeiro, recebendo de William, tentou a “cavadinha”, mas pegou mal na bola; depois, recebendo de Dani Ceballos, Alisson se agigantou pra cima do atacante francês, que chutou em cima do goleiro brasileiro. Então Klopp fez duas substituições em sequência, colocando James Milner no lugar de Naby Keita para dar mais poder de marcação no meio, e Diogo Jota na vaga de Sadio Mané, que já apresentava algum desgaste. E o atacante português entrou cheio de vontade, colocou fogo na partida e, nos minutos finais, aproveitou corte mal feito pela defesa do Arsenal para decretar a vitória do Liverpool por 3 a 1. Com o resultado, os Reds se juntaram à Leicester City (líder) e Everton (3º colocado) no topo da tabela, com 3 vitórias nas 3 primeiras rodadas, mas ocupa a 2ª posição por conta do saldo de gols. O Arsenal, por sua vez, sofreu a primeira derrota da temporada e estacionou nos 6 pontos, caindo para a 5ª colocação da tabela. Vale lembrar que as equipes voltam a se enfrentar já nesta quinta-feira (dia 1º de outubro), novamente em Anfield, pela 4ª fase da Copa da Liga Inglesa (chamada “EFL” ou “Carabao Cup”). 

Aston Villa passeia fora de casa e também segue 100% na Premier League.

Nesta segunda-feira (28), além do clássico entre Liverpool e Arsenal, o Aston Villa também entrou em campo, para enfrentar o Fulham fora de casa, e não teve qualquer problema para sair com os 3 pontos. Jack Grealish, que foi cobiçado por diversos clubes mas optou por permanecer no Aston Villa, abriu o placar logo aos 4 minutos e Conor Hourihane aumentou ainda no primeiro tempo. Depois do intervalo, Tyrone Mings deu números finais à vitória da equipe de Birmingham, por 3 a 0. Foi a 4ª vitória do Aston Villa em 4 partidas disputadas nesta temporada, duas pela Premier League e outras duas pela Copa da Liga. Como não entrou em campo na 1ª rodada da competição por pontos corridos, em partida fora de casa contra o Manchester City, o Aston Villa computa 6 pontos em 2 rodadas e ocupa a 4ª posição da tabela, mesmo com 1 partida a menos. A equipe comandada por Dean Smith volta a campo na quinta-feira, pela Copa da Liga, recebendo o Stoke City, no Villa Park, e retorna à Premier League no próximo domingo (04/10) para enfrentar o Liverpool, mais uma vez na cidade de Birmingham. Já o Fulham, que chegou à 3ª derrota nas 3 primeiras rodadas da Premier League, é o lanterna da competição inglesa. Na próxima rodada, fora de casa, o Fulham enfrenta o Wolverhampton de Nuno Espírito Santo, que foi derrotado no último domingo, por 4 a 0, para o West Ham, e vem mal na competição, ocupando apenas a 16ª posição da tabela.

Deixe um comentário