Início » Colunas » Coluna do Verchai » Leicester atropela Manchester City e lidera a Premier League

Leicester atropela Manchester City e lidera a Premier League  

Com hat-trick sobre equipe de Guardiola, Jamie Vardy alcança marca inédita e supera Lionel Messi.

Neste domingo (27), o Manchester City recebeu o Leicester City no Etihad Stadium após vitória por 3 a 1 sobre o Wolverhampton em sua estreia na Premier League.

Derrota surpreendente do City na Premier League (Reprodução: Instagram/Premier League)

E logo aos 4 minutos do primeiro tempo, em cobrança de escanteio, a defesa do Leicester cortou mal e a bola sobrou para Riyad Mahrez, que fez valer a “lei do ex” ao acertar um belo chute de primeira, no ângulo, e marcar um golaço. Assim como era de se esperar, o time de Pep Guardiola controlava a posse de bola (que permaneceu com o Manchester 72% do tempo de acordo com o Google), trocando passes até encontrar o melhor espaço para concluir a jogada. Do outro lado, a equipe comandada por Brendan Rodgers estacionou suas linhas de marcação no seu campo de defesa, tentando bloquear as investidas de Sterling e Mahrez pelas pontas, assim como a penetração de Kevin de Bruyne e Phil Foden pelo meio. A maior arma do Leicester, desde o princípio, foram os contra-ataques puxados por Youri Tielemans, que apostava na velocidade de Jamie Vardy para surpreender a defesa adversária. No entanto, até a equipe visitante conseguir se encontrar no jogo, o Manchester City chegou a marcar o 2º com Eric Garcia de cabeça, mas o gol foi anulado por impedimento do zagueiro quando De Bruyne fez o levantamento na área. Foi então que tudo começou a dar certo para o Leicester. Aos 36 minutos, após boa jogada de Harvey Barnes, Jamie Vardy recebeu na área e, quando escapava cara a cara com Ederson, foi derrubado por Kyle Walker na área: pênalti. O próprio Vardy foi para a cobrança e deixou tudo igual no placar. A partida acabou ficando truncada após o empate e só voltou a ter emoção no segundo tempo, quando o Manchester apertou ainda mais o ritmo e voltou a pressionar o adversário, em busca da vitória. Kevin de Bruyne e Mahrez tentaram em chutes de média distância, mas faltou pontaria (o que o Leicester teve de sobra). Ao todo na partida, o time de Brendan Rodgers finalizou 7 vezes, e todas elas foram na direção do gol, assim como o “tapa”, de letra, de Jamie Vardy aos 8 minutos da etapa final, completando cruzamento de Timothy Castagne para o fundo da rede. Poucos minutos depois, em outra boa jogada com Harvey Barnes, Vardy novamente foi derrubado na área, desta vez por Eric García, e mais uma vez converteu a cobrança da penalidade, bem assinalada por Michael Oliver: 3 a 1 Leicester. Com o hat-trick, o atacante inglês se tornou o primeiro jogador a anotar 2 hat-tricks sobre uma equipe comandada por Pep Guardiola, superando Lionel Messi, que alcançou o feito uma vez, pela Liga dos Campeões.

Leicester faz 5 sobre o Manchester e alcança marca inédita.

Com a desvantagem no placar, o Manchester City pressionou e muito pelo gol, tendo finalizado um total de 16 vezes ao longo da partida, mas a maioria delas para fora (apenas 5 no alvo). Por conta disso, o Leicester acabou tendo ainda mais espaços para contra-atacar e, como tudo dava certo para os visitantes, ampliou o marcador com um chute “na gaveta” de James Maddison em pancada de fora da área. O Manchester conseguiu descontar aos 39 minutos da etapa complementar, em outra cobrança de escanteio, com boa cabeçada de Nathan Aké (anotando o 1º dele pelo novo clube). No entanto, em outra triangulação que deixou a defesa de Guardiola totalmente exposta, Benjamin Mendy cometeu mais um pênalti, desta vez sobre Maddison, que ia sair na cara do gol. Como Vardy já havia sido substituído, Youri Tielemans foi para a bola e decretou: Manchester City 2 x 5 Leicester City. Com o resultado, além de ter mantido a invencibilidade e a liderança da Premier League (com os mesmos 9 pontos do Everton, mas em vantagem no saldo de gols), a equipe de Brendan Rodgers se tornou a primeira a marcar 5 gols em um time comandado por Pep Guardiola. E também teve quebra de tabu pelo lado do Manchester, mas não em um bom sentido: foi a primeira derrota dos Cityzens em uma estreia em casa pela liga desde 1999. Além disso, ainda que tenha uma partida a menos em relação à outras equipes, o Manchester City ocupa apenas a 13ª posição da tabela, algo bastante incomum até para a 3ª rodada, quando a equipe já costumava estar lutando na parte de cima da classificação.

https://www.instagram.com/p/CFq9O-DBi0g/

Em Londres, Tottenham sai na frente, mas cede empate para o Newcastle no último minuto.

Também neste domingo (27), o Tottenham recebeu o Newcastle no Hotspur Stadium, na capital inglesa, e decepcionou os torcedores. A equipe comandada pelo gajo José Mourinho até saiu na frente com o brasileiro Lucas Moura abrindo o placar após receber cruzamento rasteiro de Harry Kane. Foi um primeiro tempo de domínio total dos Spurs, que finalizaram a gol 12 vezes, contra apenas 2 do adversário. No entanto, o Tottenham diminuiu o ritmo no segundo tempo e o Newcastle partiu para o abafa nos minutos finais. E foi exatamente nos últimos minutos da prorrogação que o pior aconteceu: em bola levantada na área, Carrol desviou, a bola bateu no braço aberto de Eric Dier e o juiz marcou o pênalti com auxílio do VAR. Na cobrança, Callum Wilson deixou tudo igual. O empate tirou a chance do Tottenham de alcançar as primeiras colocações, e serviu para o Newcastle se manter no “embolado” meio de tabela.

Deixe um comentário