Início » Colunas » Coluna do Verchai » Inter e Flamengo batalham pela liderança do Brasileiro

Inter e Flamengo batalham pela liderança do Brasileiro  

Argentino Eduardo Coudet mede forças com o espanhol Domènec Torrent.

Neste domingo (25), às 18h15, o canal Premiere transmite o duelo entre Internacional e Flamengo, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. A partida é válida pela 18ª rodada da Série A e coloca em jogo a liderança da competição, uma vez que Internacional e Flamengo dividem a liderança neste momento, com os mesmos 34 pontos somados em 17 partidas disputadas. Desta forma, quem vencer a partida deste domingo, inevitavelmente, assume a ponta da tabela e tem grandes chances de encerrar o 1º turno na liderança do Brasileiro. O empate, por outro lado, mantém as equipes com a mesma pontuação e o colorado vai seguir na frente por ter vantagem no saldo de gols.

(Reprodução: Instagram/Beira-Rio)

No entanto, a igualdade não é tão interessante para nenhum dos lados, pois o Atlético Mineiro de Jorge Sampaoli, que ainda deve uma partida da 6ª rodada, está na cola dos líderes. Esta é uma partida que possivelmente define aquele que termina o 1º turno na liderança do Campeonato Brasileiro e que, consequentemente, vai estar na frente na busca pelo título da competição. Dessa forma, a expectativa é de que, ainda que muito estudada, a partida seja com as duas equipes buscando o gol com intensidade. 

Como chega o Internacional de Eduardo Coudet?

Contratado pela equipe gaúcha no início deste ano em razão do trabalho que realizou à frente do Racing Club, onde venceu a Primeira Divisão Argentina e o “Trofeo dos Campeones” (uma espécie de Supercopa da Argentina), Eduardo Coudet está apenas iniciando a construção de uma equipe competitiva. É claro que o Internacional, vice-campeão da Copa do Brasil no ano passado, já possuía um elenco competitivo, mas ainda estava atrás de outras equipes do alto escalão brasileiro, como o seu maior rival, o Grêmio. Com a chegada do treinador argentino de 46 anos, porém, o colorado mostrou evolução e não só se tornou mais competitivo como vem lutando com o poderoso Flamengo e o Atlético Mineiro de Jorge Sampaoli pela 1ª posição do Campeonato Brasileiro. É claro que o Internacional ainda passa por alguns altos e baixos neste ano, e certamente o baixo que mais incomoda os torcedores é o retrospecto no clássico com o Grêmio (são 6 partidas sem vitória só neste ano). No entanto, se levarmos em conta o fato de ser apenas um início de trabalho, no qual Eduardo Coudet até faz os torcedores esquecerem que a equipe não conta com aquele que até o ano passado era considerado o seu principal jogador (Paolo Guerrero), é evidente o crescimento do Inter com o argentino no comando. Tanto é que o Internacional tem o seu melhor rendimento no Campeonato Brasileiro em 17 rodadas (ou seja, nunca antes o clube chegou à 17ª rodada com 34 pontos conquistados). O colorado vem de 4 vitórias consecutivas na competição, não perde há 6 rodadas e, especificamente no Beira-Rio, ainda não perdeu (as únicas derrotas em casa neste ano foram para o Grêmio, na Libertadores e no Campeonato Gaúcho). Para enfrentar o Flamengo, as únicas baixas do Inter estão na defesa: o zagueiro Víctor Cuesta vai cumprir suspensão e o lateral-direito Rodinei, que vem sendo bastante utilizado, está fora por questões contratuais, pois ainda pertence ao Flamengo (estando apenas emprestado ao colorado). Com isso, Rodrigo Moledo deve voltar a fazer dupla de zaga com Zé Gabriel, e Heitor é a provável escalação para a lateral-direita. O meia Gabriel Boschilia voltou a trabalhar com o restante do elenco nesta semana e pode ser uma novidade importante do Inter para esta partida decisiva contra o Flamengo. Até a lesão no início do mês, Boschilia vinha fazendo uma parceria importante com Thiago Galhardo no campo de ataque.

Como chega o Flamengo de Domènec Torrent para a partida que vale a liderança da Série A?

Em uma situação bem diferente daquela que enfrentou Eduardo Coudet, Domènec Torrent chegou ao Flamengo com um time pronto para, ao invés de fazer jogar, fazer com que continuasse jogando. O português Jorge Jesus deixou um time pronto para o novo comandante, que teve de aguentar a pressão de ser praticamente obrigado a vencer tudo, assim como fez o seu antecessor. No entanto, ainda que o Flamengo tenha um elenco farto, que certamente é o melhor do Brasil (financeiramente muito à frente dos demais), a equipe passava por um momento de transição com a saída de peças defensivas fundamentais: Rafinha (lateral-direito experiente) e Pablo Marí (pilar defensivo). Além de tudo isso, Gabriel Barbosa e Bruno Henrique, que mais uma vez serão desfalques para Domènec, ficaram de fora em muitas oportunidades. E como o espanhol precisava mostrar um resultado imediato, a pressão cresceu quando o Flamengo vacilou nas primeiras rodadas do Brasileirão. O treinador também incomodou por, diferentemente de Jorge Jesus, ter o costume de rodar bastante o elenco. Mas a equipe recheada do rubro-negro não demorou para começar a dar o resultado esperado. Vitinho começou a brilhar, Pedro assumiu o papel de artilheiro com naturalidade e, mesmo em meio a diversas turbulências (como a perda de mais de 15 atletas por Covid durante uma maratona de jogos, entre Brasileirão e Libertadores), o Flamengo se manteve em ascensão no campeonato nacional e soberano na competição sul-americana. A comprovação da melhora no rendimento (em comparação ao início instável) veio não só dentro de campo, mas também nos números: são 10 partidas de invencibilidade, computando 8 vitórias e apenas 2 empates, com 26 gols marcados e apenas 8 sofridos. Mesmo tendo poupado praticamente toda a equipe titular na última partida, pela Libertadores, o Flamengo venceu e tem time totalmente recuperado para o confronto com o Internacional deste domingo. Portanto, a provável escalação de Domènec Torrent deve contar com: Hugo; Mauricio Isla, Filipe Luís, Thuler (ou Gabriel Noga) e Natan; Thiago Maia, Gérson e Everton Ribeiro; De Arrascaeta, Vitinho (ou Michael) e Pedro.

Acesse apostas esportivas no site do Betmotion.

Além disso, confira, também, a nossa página betmotionbr no Instagram, com bônus, dicas e promoções.

Deixe um comentário