Início » Colunas » Coluna do Verchai » Copa do Brasil: São Paulo é primeiro classificado

Copa do Brasil: São Paulo é primeiro classificado  

Nos pênaltis, tricolor paulista eliminou o tricolor do Pici, comandado por Rogério Ceni.

No último domingo (25), o São Paulo recebeu o Fortaleza no Morumbi, pela partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, depois de um empate em 3 a 3, no Ceará, pela partida de ida. Como não há vantagem pelos gols marcados fora de casa nesta fase da competição, qualquer empate na capital paulista levaria a decisão para as penalidades, e foi exatamente isso o que aconteceu.

Volpi e Léo Pelé, os heróis da classificação são-paulina: após abrir 2 a 0 e ceder empate, São Paulo elimina Fortaleza, de Rogério Ceni, nos pênaltis, após 20 cobranças (Reprodução: Twitter/São Paulo)

Na verdade, o São Paulo começou a partida em ritmo intenso, pressionou o Leão do Pici desde os primeiros minutos e não demorou para abrir o placar: em cobrança de escanteio, Igor Gomes desviou de cabeça e Brenner, com uma “meia-bicicleta”, bateu no cantinho, sem chances para o goleiro Max Walef. A equipe de Fernando Diniz foi superior no meio de campo, com uma boa partida de Igor Gomes e Daniel Alves, e assim conseguiu controlar a partida durante o primeiro tempo: criou as melhores chances de marcar e não sofreu sustos. Foi só no segundo tempo, com a entrada de Yuri César no lugar de Ronald (o que deu mais profundidade e velocidade para os contra-ataques), que o Fortaleza começou a incomodar o São Paulo. Os comandados de Rogério Ceni passaram a pressionar pelo gol de empate, que só não veio porque Tiago Volpi fez pelo menos 3 grandes defesas. Então o tricolor paulista fez valor o velho ditado: quem não faz, leva. Em outro cruzamento na área, Bruno Alves desviou e mais uma vez Brenner aproveitou a sobra para mandar pro fundo da rede, fazendo 2 a 0 para o São Paulo. Mas Rogério Ceni colocou seu time ainda mais para frente e o Fortaleza conseguiu buscar um empate inacreditável: David descontou aos 36’ e aos 47’, já nos acréscimos da etapa final, Roger Carvalho apareceu na área para cabecear firme e deixar tudo igual no placar. A partida foi para os pênaltis, onde as equipes converteram 9 cobranças cada, até que Tiago Volpi defendeu a batida de Gabriel Dias e Léo “Pelé”, fazendo para o São Paulo, garantiu a classificação do tricolor paulista às quartas de final da Copa do Brasil. O São Paulo foi o primeiro time a avançar às quartas de final, uma vez que os outros confrontos das oitavas ainda estão para acontecer.

Botafogo enfrenta o Cuiabá em casa.

Nesta terça-feira (27), às 21h30, o Botafogo recebe o Cuiabá no estádio do Engenhão, pela partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Para a partida, o técnico Bruno Lazaroni não vai poder contar com o lateral-esquerdo Guilherme Santos e o meia Éber Bessa, que foram diagnosticados com Covid e, assim, cumprem isolamento. Além deles, Gatito Fernández (goleiro) e os laterais Marcinho e Lucas Barros, lesionados, também serão desfalques para o Botafogo. Por outro lado, levando em consideração a equipe que vem sendo utilizada por Bruno Lazaroni, não haverá qualquer perda (a não ser de Gatito Fernández, titular absoluto, mas que será muito bem substituído por Diego Cavalieri). Assim, o Botafogo deve ir à campo com Diego Cavalieri; Kevin, Marcelo Benevenuto, Kanu e Victor Luís; Rafael Forster (ou Cícero), Caio Alexandre e Honda; Bruno Nazário, Rhuan e Pedro Raúl. Significa dizer que a única novidade da equipe alvinegra pode ser o volante Cícero, que ganhou alguns minutos na última partida, diante do Goiás, pelo Brasileirão, e pode ter a oportunidade de iniciar na equipe titular para dar mais qualidade na saída de jogo, além da opção nas finalizações de longa distância e a boa chegada à área adversária. O Botafogo está sem vencer há duas partidas na Série A e está apenas 1 ponto distante da zona de rebaixamento, mas é uma equipe que já mostrou sua força diante de adversários do mais alto escalão (como na vitória sobre o Palmeiras pela 14ª rodada do Brasileiro) e vem embalado na Copa do Brasil por uma classificação, na 4ª fase, sobre o rival Vasco da Gama. Do outro lado, o Cuiabá chega para a partida no Rio de Janeiro em um mau momento, estando sem vencer há 3 jogos, que lhe custaram a liderança da Série B. Atualmente na 3ª posição, o Cuiabá vem de derrota por 3 a 0 para o Sampaio Corrêa, no último sábado (24), lá em São Luís do Maranhão, e chega desmotivado para enfrentar o Botafogo. Além disso, o técnico Marcelo Chamusca não vai poder contar com sete atletas que já disputaram a Copa do Brasil por outros clubes (Everton Sena, Luiz Gustavo, Felipe Ferreira, Felipe Marques, Élton, Jenison e Marcinho), além de outros três que ainda se recuperam de lesão (Romário, Auremir e Rafael Gava). Dessa forma, um empate no Rio de Janeiro seria uma grande surpresa e um excelente resultado para a equipe mato-grossense, enquanto seria praticamente um desastre para o Botafogo. Na semana que vem (03/11), as equipes fazem a partida da volta, que define o classificado às quartas de final, na Arena Pantanal, em Mato Grosso.

Outros jogos das oitavas de final.

Na quarta-feira (28), às 16 horas, o Santos recebe o Ceará na Vila Belmiro para a primeira partida das oitavas de final da Copa do Brasil, e a decisão, na semana seguinte (03/11), vai ser nos domínios do Vozão. Às 19 horas, o Atlético Goianiense enfrenta o Internacional no Estádio Olímpico de Goiânia, e a definição (no dia 4 de outubro) vai ser no Beira-Rio. Ainda na quarta-feira, acontecem outros dois duelos: na Arena da Baixada, o Athletico Paranaense enfrenta o Flamengo (a volta, no dia 4, vai ser no Maracanã); e na Neo Química Arena, o Corinthians enfrenta o América Mineiro, atual vice-líder da Série B (a volta, também no dia 4, acontece na Arena Independência, em Minas Gerais).

Na quinta-feira (29) acontecem os últimos dois jogos de ida das oitavas da Copa do Brasil: em Bragança Paulista, no estádio Nabi Abi Chedid, o RB Bragantino recebe o Palmeiras (a volta, no dia 5 do próximo mês, vai ser no Allianz Parque); e, por fim, no duelo de gaúchos, o Grêmio enfrenta o Juventude em sua Arena, em Porto Alegre (a volta, também no dia 5, vai ser em Caxias do Sul, no estádio Alfredo Jaconi).

Deixe um comentário