Início » Colunas » Coluna do Verchai » Atlético-MG vive sequência vitoriosa e dispara no Brasileiro

Atlético-MG vive sequência vitoriosa e dispara no Brasileiro  

A vítima da vez foi o Vasco da Gama.

Nesse domingo (04), pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro (Série A), o Atlético Mineiro recebeu o Vasco no Mineirão e fez mais uma vítima.

Estádio do Mineirão, onde o Galo bateu o Vasco, pelo Brasileiro(Reprodução: Twitter/Mineirão)

Esperava-se, na verdade, uma partida mais equilibrada. Mesmo que o Galo, no melhor estilo Jorge Sampaoli, naturalmente fosse ter mais posse de bola e, inclusive, maior poder ofensivo, a expectativa para a partida contra o Vasco era de que a equipe cruz-maltina conseguisse se fechar na defesa e explorar os contra-ataques. E para facilitar ainda mais a tarefa vascaína, Martín Benítez abriu o placar logo nos primeiros minutos de jogo: após cobrança de lateral em que Réver não conseguiu fazer o corte, o camisa 10 do Vasco recebeu sozinho na área e, matando no peito com estilo, acertou uma linda bicicleta. Um golaço do argentino, que acabou sendo ofuscado pelo amasso do Atlético Mineiro durante o restante da partida. Menos de cinco minutos depois de sofrer o gol, o Galo chegou ao empate: Nathan consertou chute fraco de Guga e esbanjou categoria ao, de primeira, com a parte posterior do pé, ajeitar para Guilherme Arana acertar uma pancada de canhota. A tendência era de que a partida se equilibrasse após o empate, mas não é assim que o futebol funciona quando uma das equipes é comandada por Jorge Sampaoli. O que aconteceu foi que o Atlético Mineiro seguiu em cima do Vasco, que não conseguiu jogar logo tomou a virada. Em jogada individual pela ponta esquerda, Keno deixou dois marcadores para trás e, na chegada do 3º adversário, conseguiu ajeitar para Jefferson Savarino colocar o Galo na frente. Foi só então que o Vasco conseguiu segurar mais a partida, mas, ainda no primeiro tempo, em dois vacilos na saída de bola, cometeu 2 pênaltis. Primeiro, Nathan foi derrubado na área por Ricardo Graça e Guga converteu a cobrança. Depois foi a vez de Leandro Castán parar jogada de Alan Franco com falta dentro da área e Keno converteu para o Atlético Mineiro. O gol do camisa 11 decretou a goleada do Galo, por 4 a 1, pois o placar não voltou a mexer no segundo tempo, apesar das investidas da equipe mineira. Com o resultado, o Vasco foi para a 8ª posição da tabela (tendo 1 jogo e 2 pontos a menos que Sport e Santos, que são os últimos na zona de classificação para a Libertadores), enquanto o Atlético Mineiro, com 9 vitórias e 3 derrotas em 12 partidas, abriu 5 de vantagem em relação ao 2º colocado e vai se estabelecendo na liderança da Série A do Campeonato Brasileiro. Na próxima rodada, que começa já na quarta-feira (07), o Atlético de Jorge Sampaoli vai até o Castelão, no Ceará, para enfrentar o Fortaleza de Rogério Ceni, que está sem perder há 6 rodadas. Na última partida, o tricolor do Pici empatou sem gols com o Atlético Goianiense e chegou aos 17 pontos em 13 rodadas, ocupando a 10ª posição da tabela.

Na briga pelo título, Palmeiras vem embalado e Flamengo cresce a cada rodada.

Entre tantas incógnitas dentro do Campeonato Brasileiro 2020, uma coisa já é evidente: o Atlético Mineiro vai lutar pelo título. Ainda que a equipe de Jorge Sampaoli tenha se mostrado instável no início da competição, não demorou para embalar. Com 8 vitórias nas últimas 9 rodadas, o Galo vem de 4 vitórias consecutivas e o fato de ainda não ter empatado no Brasileiro demonstra a vontade que a equipe tem de sair de campo, em qualquer circunstância, com uma vitória. Prova disso é o setor ofensivo, que é, de maneira isolada, o mais efetivo da competição: são 25 gols marcados em 12 jogos, contra apenas 17 de seus principais concorrentes (Flamengo, Palmeiras e Internacional). Além de tudo isso, o fato de o Atlético Mineiro não estar disputando nenhuma outra competição acaba favorecendo a equipe de Jorge Sampaoli na busca pelo título nacional, pois Flamengo, Palmeiras, Internacional (entre outros), vão ter de focar suas forças em Libertadores e Copa do Brasil em diversas oportunidades, enquanto o Galo vai poder se preparar única e exclusivamente para a Série A do Brasileiro. Por outro lado, vale lembrar que os concorrentes possuem elenco suficiente para focar em mais de uma competição, como é o caso do Palmeiras e, principalmente, do Flamengo. Prova disso é o fato de a equipe rubro-negra ter arrancado um empate com o próprio Palmeiras, na penúltima rodada, mesmo com o treinador tendo à disposição apenas 3 jogadores da equipe considerada titular. E nem se diga que a equipe de Vanderlei Luxemburgo não é suficientemente qualificada, pois, na última rodada, diante do atual campeão do Nordeste (o Ceará), o atual 3º colocado conseguiu uma vitória gigante. Com o resultado, o Palmeiras chegou aos mesmos 22 pontos do Internacional, e ainda tem 1 partida a menos que o colorado. Logo atrás, na 4ª colocação, com 21 pontos, está o Flamengo de Domènec Torrent, que venceu o atual campeão da Copa do Brasil (Athletico Paranaense) na última rodada e chegou à 4 jogos de invencibilidade (considerando Brasileiro e Libertadores). Sendo assim, como as próximas semanas vão ser apenas de Campeonato Brasileiro, sem interferência da Libertadores (até o dia 21) e da Copa do Brasil (até o dia 28), este mês pode ser decisivo para as equipes que disputam estas outras competições. Até retornar à Libertadores, o Flamengo enfrenta o Sport na quarta-feira (07), no Maracanã; faz clássico com o Vasco em São Januário no próximo fim de semana; depois enfrenta Goiás e RB Bragantino em casa; e Corinthians fora. Do outro lado, o Palmeiras joga fora de casa contra o Botafogo na quarta-feira (07); depois recebe São Paulo e Coritiba no Allianz Parque; e fecha a sequência fora de casa, contra o Fortaleza, antes de retornar à Libertadores. Como podemos observar, o Palmeiras vai ter obstáculos difíceis para superar nas próximas semanas, enquanto o Flamengo vai buscar vencer uma atrás da outra para encostar na liderança.

Acesse apostas esportivas no site do Betmotion.

Além disso, confira, também, a nossa página betmotionbr no Instagram, com bônus, dicas e promoções.

Deixe um comentário