Início » Colunas » Coluna do Verchai » Análise: Barça e Atléti goleiam em suas estreias no Espanhol

Análise: Barça e Atléti goleiam em suas estreias no Espanhol  

Suárez destrói em estreia e Atlético de Madrid atropela o até então líder do campeonato.

Neste domingo (27), os comandados de Diego Simeone estrearam em La Liga (1ª divisão do Campeonato Espanhol) em grande estilo. Todas as atenções estavam sobre Luis Suárez, contratado na semana passada junto ao Barcelona, mas o atacante uruguaio iniciou a partida no banco de reservas.

https://www.instagram.com/p/CFplDmKqZiB/

Quem iniciou a partida como titular foi um velho conhecido dos colchoneros e xodó de Simeone, Diego Costa. O atacante sergipano se encarregou de abrir o placar diante do Granada, até então o líder invicto de La Liga. Logo aos 9 minutos, Diego Costa recebeu cruzamento de Ángel Correa e cabeceou para baixo, como manda o figurino, para fazer o primeiro gol da partida. Pouco depois, o parceiro de ataque do brasileiro, o português João Félix, foi derrubado na área e o árbitro anotou a penalidade, mas o goleiro Rui Silva defendeu a cobrança de Saúl Ñíguez. Foi então que a partida que parecia se encaminhar para uma vitória tranquila do Atlético quase tomou um rumo diferente, pois o Granada conseguiu se impor na partida e só não chegou ao empate ainda no primeiro tempo porque Oblak fez grande defesa em chute “à queima roupa” de Víctor Díaz, dentro da pequena área. Depois do intervalo, porém, a equipe colchonera foi avassaladora. Logo aos 3 minutos da etapa final, João Félix fez lindo lançamento para Ángel Correa na área, e o camisa 10 argentino marcou um belo gol, fazendo 2 a 0 para o Atlético. O 3º veio pouco depois, com papéis invertidos: Ángel Correa deu passe de letra para João Félix na área, e o português marcou um golaço, deixando o zagueiro no chão com um belo corte antes de mandar pra rede. Até aí, o português de apenas 20 anos de idade era, ao lado de Correa, o maior destaque da partida. No entanto, quando Luis Suárez substituiu Diego Costa, aos 25 minutos do segundo tempo, o uruguaio tomou conta do jogo. Logo em seu primeiro toque na bola, o estreante do dia deu bela assistência para Marcos Llorente fazer o 4º do time da capital. Na reta final do jogo, o Granada até chegou a marcar o gol de honra, mas Suárez mostrou porque é chamado “el pistolero” e marcou outras duas vezes para o Atlético: primeiro, de cabeça, recebendo cruzamento de Llorente, e, na sequência, aproveitando rebote de sua própria finalização. Após a vitória por 6 a 1, a imprensa espanhola não poupou elogios para o recém chegado. Nas palavras do jornal “AS”, foi a “estreia dos sonhos”, enquanto o “Sport” afirmou ter sido uma “estreia estelar”. Mas, o mais importante para o jogador certamente foram as palavras do seu novo técnico, Diego Simeone: “encontrei em Suárez o que precisávamos neste clube, que é a ânsia e o desejo de estar aqui” disse o treinador argentino em entrevista coletiva, dada antes mesmo da partida de estreia do atacante uruguaio.

Com show de Ansu Fati, Barcelona estreia na temporada com goleada.

Jovem Ansu Fati marcou dois e ainda sofreu o pênalti que terminou em gol de Messi na goleada de 4 a 0 sobre o Villarreal, primeira partida do Barça, sob comando de Ronald Koeman, no Espanhol (Reprodução: Instagram/FC Barcelona)

Depois de uma temporada frustrante, a primeira em anos na qual o Barcelona ficou sem conquistar títulos, o treinador Ronald Koeman ficou com a difícil missão de juntar os cacos e tentar recolocar o time catalão no eixo. A maior missão, talvez, seja reencontrar a conexão entre a diretoria do clube e os seus jogadores, até porque é uma coisa que vai ter de ser conquistada durante a temporada. No entanto, dentro de campo, o comandante holandês (ex-técnico da Holanda) já mostrou que sabe qual o caminho para levar o Barcelona de volta à glória. Neste domingo, no Camp Nou, pela 3ª rodada de La Liga, o Barcelona recebeu o Villarreal para um confronto em que era esperado certo equilíbrio, apesar da superioridade individual dos catalães. Mas o que se viu foi um domínio completo do time culé. Bem diferente daquele Barcelona que sobrecarregava Lionel Messi, a equipe de Koeman apresentou diversas alternativas ofensivas, e sua principal arma, ao menos nesta partida de estreia, foi um menino de apenas 17 anos: Ansu Fati. Com um esquema 4-2-3-1, com Messi mais na frente, como um “falso nove”, Philippe Coutinho e Frenkie de Jong assumiram a missão de construir as jogadas no meio de campo, e o fizeram com muita tranquilidade. Talvez a principal ideia de Koeman fosse facilitar o trabalho do camisa 10 argentino, que ao invés de ter que buscar o jogo lá no meio de campo, poderia focar suas energias em finalizar as jogadas. No entanto, como o Villarreal focou sua força defensiva em cima de Messi, o que aconteceu foi que a ponta esquerda do Barcelona deu um verdadeiro espetáculo, com Ansu Fati bem aberto e as chegadas perigosas de Jordi Alba. Foi assim que, aos 15 minutos do primeiro tempo, o Barça abriu o placar: Alba recebeu em profundidade e rolou na área para Ansu Fati bater firme, no ângulo, sem chances de defesa para Sergio Asenjo. E menos de 5 minutos depois do primeiro gol, em arrancada de Coutinho pelo meio de campo, a defesa do Villarreal tentou diminuir o espaço do brasileiro para evitar sua tradicional finalização de fora da área, mas o camisa 14 rolou na esquerda para Ansu Fati, livre de marcação, fazer mais um. E não parou por aí. Ansu Fati apareceu mais uma vez, aos 33 minutos, fazendo bela jogada individual na área e sendo derrubado por Mário Gaspar: pênalti. Lionel Messi foi para a cobrança e, claro, não desperdiçou. Ainda antes do intervalo, Coutinho recebeu de Sergi Roberto na área e ia marcar um belo gol de “sem pulo”, mas Sergio Asenjo se esticou inteiro para fazer uma grande defesa. Quem acabou marcando foi o zagueiro Pau Torres, contra, quando tentava evitar que um belo cruzamento de Messi chegasse até os pés de Sergio Busquets. O Villarreal só conseguiu aparecer com mais perigo no campo de ataque no segundo tempo, mas o Barcelona seguiu superior até o apito final e o placar terminou mesmo em vitória por 4 a 0 da equipe catalã.

Deixe um comentário