Início » Colunas » Coluna do Verchai » 23ª rodada da Série B tem líder Chape enfrentando Cruzeiro

23ª rodada da Série B tem líder Chape enfrentando Cruzeiro  

Sem perder há 19 jogos, líder Chapecoense enfrenta nesta terça-feira (24) o Cruzeiro, de Felipão, que luta contra a zona de rebaixamento.

Cruzeiro, de Felipão, pela 23ª rodada da Série B (Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)

Em situações opostas na tabela de classificação da Série B do Campeonato Brasileiro, Chapecoense e Cruzeiro fazem uma das partidas mais aguardadas da 23ª rodada nesta terça-feira (24), às 21h30. Em seu primeiro contato com a Série B, o Cruzeiro iniciou a competição com seis pontos a menos como punição por não ter arcado com seus débitos financeiros na temporada anterior. O clube passou por uma gigante reconstrução depois de uma temporada que vai ficar marcada na história, tendo de passar por uma mudança quase completa no elenco, em meio à mudanças, também, na diretoria (a começar pela presidência). Enderson Moreira, Adílson Batista e Ney Franco passaram pelo comando da equipe nesta temporada, que neste momento está sob as ordens de Luiz Felipe Scolari. Até aqui, são 6 jogos do Cruzeiro sob nova direção, com 3 vitórias e 3 empates. Felipão segue invicto no comando da Raposa e já conseguiu abrir 5 pontos de vantagem para o Náutico (17º colocado e primeiro na zona de rebaixamento), mas vai ter um grande desafio para manter a invencibilidade diante da Chapecoense, jogando em Santa Catarina. A Chape vem de duas vitórias consecutivas, sendo que não perde há 19 partidas (17 pela Série B), e ainda não foi derrotada em casa no campeonato. A única derrota que a Chapecoense sofreu na Série B foi para o Cuiabá, fora de casa, ainda na 6ª rodada. O Cruzeiro, na verdade, foi um dos times que perderam para a Chapecoense no 1º turno: 1 a 0 em pleno Mineirão. Não há dúvidas de que vai ser um grande teste para a equipe de Felipão. A Chape vem de vitória por 3 a 1, fora de casa, sobre o Sampaio Corrêa, que ocupa a 2ª posição da tabela (a última derrota do Cruzeiro, 8 partidas atrás, foi exatamente diante do Sampaio Corrêa). Portanto, a expectativa é de que o Cruzeiro tente fazer uma partida segura defensivamente, para bloquear as investidas do líder e, possivelmente, encontrar até a vitória em uma bola. Se isso acontecesse, o Cruzeiro poderia ganhar a confiança que faltava para embalar na competição e, quem sabe, lutar até por uma das 4 vagas à Série A.

América Mineiro e Juventude fazem o famoso “jogo dos 6 pontos”.

Na luta pela manutenção no G4, o América Mineiro (3º colocado) recebe o Juventude (4º colocado) na Arena Independência, em Belo Horizonte. O América-MG, que recentemente conquistou uma classificação inédita para as semifinais da Copa do Brasil, está sem perder na Série B há 3 jogos e vem de uma vitória simples (1 a 0) sobre o Operário Ferroviário, fora de casa. A equipe comandada pelo técnico Lisca, que já garantiu que permanece no Coelho pelo menos até o fim da temporada, soma 40 pontos em 22 rodadas e precisa de um simples empate para terminar a 23ª rodada na vice-liderança. No entanto, o América Mineiro está mais interessado em uma vitória, que, além de afastar a crescente aproximação do adversário (Juventude) na tabela de classificação, mantém a equipe na busca pelo líder, que neste momento tem 7 pontos de vantagem. O Juventude tem 10 a menos que a Chape (líder) e 3 a menos que o América. Por conta disso, uma vitória é fundamental para o Juventude colar no adversário e embolar de vez a zona de classificação para a Série A. O alviverde catarinense, que tem o ataque mais eficiente do campeonato, vem embalado por uma goleada de 5 a 0 sobre o Paraná Clube e vai tentar estar no mesmo nível diante do América para conquistar uma vitória, mas a equipe mineira tem a 2ª melhor defesa e dificilmente vai ser vazada. A expectativa é de que a partida seja definida nos detalhes, com a balança pesando em favor do América Mineiro de Lisca, que vem fazendo uma campanha muito sólida (tanto na Série B, como também na Copa do Brasil).

Outros jogos desta 23ª rodada.

Os jogos da Série B desta terça-feira iniciam às 16h30, com a partida entre Paraná e Guarani, no Estádio Durival Britto (Vila Capanema), em Curitiba. Depois de um início de competição no qual lutou entre os primeiros colocados, o tricolor paranaense caiu de rendimento de forma drástica à partir da metade do primeiro turno, acabou trocando de técnico ao fim da 19ª rodada e ainda não conseguiu vencer sob o comando de Rogério Micale, que foi goleado por 5 a 0 pelo Juventude na última rodada. O Paraná soma 29 pontos e ocupa a 12ª colocação da tabela, estando 1 posição e 1 ponto à frente do Guarani, seu adversário desta terça-feira. O alviverde do interior paulista fez caminho inverso ao do Paraná: começou mal na Série B, mas vem se recuperando. O Guarani perdeu apenas uma das últimas 8 partidas que disputou, tendo vencido 5 e empatado 2. A equipe de Campinas parece ter embalado sob o comando de Felipe Conceição e vai tentar surpreender o Paraná fora de casa para subir algumas posições e começar a sonhar com algo mais do que escapar do rebaixamento.

Às 19h15 acontecem três jogos: o Cuiabá (5º colocado) vai até Aracajú para enfrentar o Confiança (11º) no Estádio Lourival Baptista, onde a equipe sergipana foi derrotada apenas uma vez em 10 partidas que disputou em casa na Série B. O Confiança vai tentar se aproveitar do momento ruim do Cuiabá, que trocou de técnico e está sem vencer há 6 partidas (sendo 4 derrotas e 2 empates), para arrancar pelo menos um empate com o 5º colocado. Na outra partida das 19h15, a Ponte Preta (7ª colocada) recebe o Oeste (lanterna) em Campinas, no Estádio Moisés Lucarelli, pensando em nada além da vitória para tentar se reaproximar do G4. A Macaca não perde há 4 partidas, mas também não vence há 3 rodadas, tendo empatado nas últimas 3. O Oeste, no entanto, está 14 pontos distante do primeiro time fora da zona de rebaixamento e, ainda que tenha vencido na última rodada, dificilmente vai conseguir voltar a somar 3 pontos. E, finalmente, em Alagoas, o CSA (9º colocado) recebe o Operário Ferroviário (10º colocado) em um confronto direto pela permanência na parte de cima da tabela.

Deixe um comentário