Início » Colunas » Coluna do Verchai » 11ª rodada do Brasileiro tem retorno do Galo à liderança

11ª rodada do Brasileiro tem retorno do Galo à liderança  

Internacional cai diante do Fortaleza e deixa o topo da tabela.

Neste final de semana aconteceu a 11ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, com exceção de algumas partidas (adiantadas ou adiadas): o São Paulo venceu o Athletico Paranaense (1 a 0) em partida adiantada para o mês passado, assim como o Corinthians venceu o Bahia (3 a 2) na última quarta-feira (16); e o Flamengo teve sua partida contra o Goiás adiada para o dia 13 de outubro (todas válidas pela 11ª rodada).

https://www.instagram.com/p/CFVi4wRlbhk/

No sábado (19), a rodada começou com a partida entre RB Bragantino e Ceará, no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista. Com destaque para Bruno Tubarão e Alerrandro, com 1 gol e 1 assistência cada, o RB Bragantino conseguiu superar o embalado Ceará por 4 a 2, sem sofrer sustos, e deixou a última posição da tabela, mas segue na zona de rebaixamento (na 17ª colocação), enquanto o Ceará caiu para a 11ª colocação com a derrota. Em seguida, veio o confronto entre Fortaleza e Internacional, na Arena Castelão, no Ceará. Mesmo diante do até então líder do Campeonato Brasileiro, o Fortaleza de Rogério Ceni fez partida de igual para igual e conseguiu, enfim, realizar o desejo do treinador de vencer um dos gigantes brasileiros. É verdade que o Internacional não contou com alguns de seus principais atletas (Thiago Galhardo, Gabriel Boschilia e Víctor Cuesta), mas o fato é que o Fortaleza fez uma grande partida. O Leão do Pici abdicou da posse de bola e apostou na efetividade para buscar o resultado, que veio aos 21 minutos do segundo tempo, em chute forte de fora da área de Felipe. “O Rogério Ceni tem cobrado bastante para eu chegar perto da área e, graças a Deus, acabei sendo feliz” afirmou o volante do tricolor cearense, autor do único gol da partida. E o Fortaleza chegou a fazer 2 a 0 pra cima do Internacional, mas o gol de Tiago Orobó foi anulado por impedimento. Com a vitória (por 1 a 0), o Fortaleza chegou à 3ª partida de invencibilidade e, com 15 pontos, é o 8º colocado na tabela da Série A, enquanto o Internacional, que perdeu a 2ª consecutiva, caiu para a 2ª posição.

Atlético Mineiro vence partida de 7 gols com o Atlético Goianiense e reassume o topo da tabela

https://www.instagram.com/p/CFV02SjFnTw/

Mesmo com 1 jogo a menos em relação ao Internacional (2º colocado), pois teve a partida da 6ª rodada, contra o Athletico Paranaense, adiada, o Galo conseguiu retomar a liderança com a vitória do último sábado. A equipe comandada por Jorge Sampaoli chegou à 7ª vitória na competição (em 10 partidas disputadas) após um confronto duro com o surpreendente Atlético Goianiense, que mesmo com a derrota e 1 jogo a menos em relação à outras equipes, segue fora da zona de rebaixamento, na 14ª colocação. A partida foi aberta e muito bem jogada, do início ao fim. O Atlético Goianiense abriu o placar em pancada de Oliveira ainda no primeiro tempo, e consegui segurar o resultado até o intervalo. Na volta das equipes para o segundo tempo, porém, não teve jeito para a equipe goiana. Como de costume, o Galo mineiro não levou em consideração o fator casa, se lançou pra cima do adversário e logo alcançou o empate, com Keno em cobrança de pênalti. Só que o time da casa não abaixou a cabeça e voltou à frente do placar ainda aos 10 minutos do segundo tempo, com Gustavo Ferrareis. Mas o Atlético Mineiro voltou a deixar tudo igual com Nathan, e contou com o brilho de Keno para sair de campo com a vitória. O camisa 11 do Galo, ex-jogador do Palmeiras, aproveitou erro da defesa adversária para colocar seu time mais uma vez na frente, e aumentou a vantagem pouco depois, completando para o fundo da rede, com um belo “peixinho”, cruzamento de Mariano. Não perca as contas: 4 a 2 Atlético Mineiro, com hat-trick de Keno. No “apagar das luzes”, Gilvan descontou para o Atlético Goianiense, mas não conseguiu evitar a derrota por 4 a 3.

Nesse domingo, outros 4 jogos movimentaram a rodada do Brasileiro

Abrindo os jogos de domingo (20), o Coritiba recebeu o Vasco no Couto Pereira e passou sufoco diante do cruz-maltino. O argentino Germán Cano, artilheiro da equipe carioca, deu muito trabalho para a defesa alviverde, mas não conseguiu vencer o goleiro Wilson. Na base dos contra-ataques, o Coritiba conseguiu controlar a partida e, graças a um pênalti “bobo” cometido por Yago Pikachu, saiu de campo com os 3 pontos. O cobrador oficial, o zagueiro Sabino, parou em Fernando Miguel, mas o VAR viu o goleiro vascaíno se adiantar no momento da batida e a cobrança voltou. Então, Robson tomou o posto de cobrador e não desperdiçou, garantindo a vitória por 1 a 0 do Coritiba sobre o Vasco. Com o resultado, o Coritiba deixou a zona de rebaixamento, alcançando a 16ª posição da tabela, enquanto o Vasco mais uma vez perdeu uma grande chance de colar nos primeiros colocados, mas se manteve na 5ª colocação, com 17 pontos em 10 jogos.

No Rio Grande do Sul, o Grêmio enfrentou o Palmeiras e, como era de se esperar, o resultado foi de empate (1 a 1 foi o placar final). Com o resultado, o Palmeiras segue sendo o único invicto na competição, mas chegou ao 6º empate e é apenas o 4º colocado, com 18 pontos. Do outro lado, o Grêmio chegou ao 7º empate, sendo a equipe que mais empata no Brasileiro, até aqui, e é apenas o 12º colocado.

No Rio de Janeiro, o Botafogo recebeu o Santos e conseguiu, quase que por um milagre, segurar a equipe comandada por Cuca, empatando em 0 a 0 mesmo com o Peixe finalizando a gol mais de 20 vezes durante a partida. Mas o ponto conquistado não foi suficiente para tirar o Botafogo da zona de rebaixamento (na 18ª posição). O Santos, por sua vez, na 7ª colocação, perdeu a chance de retornar ao G6 com a vitória.

Por fim, em Recife, o Sport venceu o Fluminense com gol de Hernane “Brocador”, de pênalti, alcançou os mesmos 14 pontos do tricolor carioca e chegou à 10ª posição da tabela. O Fluminense é o 9º.

Deixe um comentário