Início » Colunas » Coluna do Verchai » 10ª rodada da Premier League: líder Tottenham encara Chelsea

10ª rodada da Premier League: líder Tottenham encara Chelsea  

Neste domingo (29), às 13h30, o Chelsea recebe o líder Tottenham no Stamford Bridge para uma partida que pode ser um divisor de águas para estas duas equipes, as quais, até esta 10ª rodada, se mantiveram entre os 4 melhores da Premier League.

José Mourinho, técnico do líder Tottenham (Reprodução: Twitter/Spurs)

A equipe comandada por José Mourinho, que joga fora de casa, lidera a competição neste momento: soma os mesmos 20 pontos do Liverpool, em 9 rodadas, mas fica com a 1ª posição da tabela no critério de desempate (saldo de gols). O Tottenham vive sequência de 5 vitórias e, especificamente na Premier League, só foi derrotado lá na 1ª rodada, pelo Everton (desde então são 8 rodadas invictas, computando 6 vitórias e 2 empates). Vale lembrar que o Tottenham alcançou a liderança da competição inglesa na última rodada, depois de vencer o Manchester City do catalão Josep Guardiola (há muito tempo o seu maior rival) por 2 a 0. Na última quinta-feira (26), os Spurs venceram o Ludogorets por 4 a 0 pela Liga Europa, mesmo indo à campo sem a maior parte de seus titulares (poupados para enfrentar o Chelsea). No entanto, o discurso adotado por José Mourinho foi de cautela, principalmente por considerar que seu trabalho na equipe londrina está apenas começando. Por outro lado, Lucas Moura revelou, em entrevista coletiva após a última partida, que acredita na possibilidade de conquistar a Premier League: “Toda a gente conhece Mourinho. É um vencedor, ganha troféus em todos os clubes. Quero ganhar com ele e penso que já merecemos” disse o atacante brasileiro. Mas, se quiser se manter no topo da Premier League e seguir com chances reais de alcançar um título, uma vitória na partida desta 10ª rodada é fundamental, pois o adversário também está na luta pelas primeiras posições. Atualmente na 3ª posição da tabela, o Chelsea soma apenas 2 pontos a menos que o Tottenham e, assim como o adversário, tem esta partida como fundamental para o decorrer do campeonato. Esta partida pode ser um divisor de águas porque o vencedor fica com a liderança ou, ao menos, muito próximo dela, enquanto o perdedor, ainda que siga com certa proximidade do líder, pode acabar perdendo o embalo. Como o retrospecto da equipe de Frank Lampard não é dos melhores diante dos concorrentes diretos (derrota para Liverpool e empates com Manchester United e Southampton), há grande pressão pairando sob os Blues na Premier League, ainda que a situação do clube ainda seja bastante confortável em todas as competições que disputa. O Chelsea já está garantido nas oitavas de final da Liga dos Campeões, com 2 rodadas de antecedência, depois da última vitória sobre o Rennes, fora de casa. É importante mencionar, também, que a única derrota do Chelsea na atual temporada foi para o Liverpool, na 2ª rodada da Premier League, além da eliminação para o Tottenham nos pênaltis (após empate em 1 a 1 no tempo normal), pela FA Cup.

Liverpool tem boas chances de retomar a liderança da Premier League.

O atual líder, Tottenham, só entra em campo pelo Campeonato Inglês no domingo (29), mas a 10ª rodada da competição começa nesta sexta-feira (27), com a partida entre Crystal Palace e Newcastle, que também pode ser um divisor de águas para as equipes. Algumas rodadas atrás, o Crystal Palace (atualmente na 11ª posição) lutava para estar entre os 4 melhores e acabou perdendo uma partida decisiva com o Everton, que deixou claro para os Eagles que uma vaga na próxima Liga dos Campeões não vai rolar. Agora, mais embaixo na tabela de classificação, o Crystal Palace faz mais uma partida que pode ser importante para o restante da temporada: enfrenta, em casa, o Newcastle (15º colocado que pode dar um grande salto na tabela com uma vitória). Uma vitória pode recolocar o Crystal Palace na parte mais alta da tabela e faz a equipe voltar a sonhar em alçar voos maiores, mas uma derrota certamente vai complicar bastante a situação dos Eagles.

No sábado (28), logo às 09h30 (de Brasília), o Liverpool vai até o Estádio Falmer para enfrentar o Brighton & Hove Albion. Para a equipe de Jürgen Klopp, que foi poupada em boa parte na partida da última quarta-feira (25), pela fase de grupos da Liga dos Campeões, o confronto com o Brighton vale nada menos do que a liderança da Premier League. Atualmente com os mesmos 20 pontos do Tottenham, o Liverpool abre 3 de vantagem para os Spurs com uma vitória e colocam uma pressão gigante sobre a equipe de Mourinho no clássico de domingo, contra o Chelsea. E para conseguir vencer o Brighton neste domingo, o Liverpool tem o retorno de Fabinho (que já jogou alguns minutos na última partida) e Naby Keita, que dificilmente vai ser titular, por conta do ritmo, mas pode ser uma boa opção no banco de reservas. Por outro lado, o Liverpool vai ter pela frente uma equipe que vem embalada por vitória sobre o Aston Villa e certamente vai tentar fazer jogo duro para não perder pontos em casa, mesmo diante dos atuais campeões. Ainda assim, como conta com o trio de ataque “do caos” (Mané, Firmino e Salah), além de Diogo Jota e a maior parte de seus jogadores titulares, o Liverpool carrega o favoritismo e deve mesmo conquistar uma vitória.

Também no sábado, o Manchester City joga contra o Burnley (17º colocado) no Etihad Stadium, às 12 horas. A equipe de Pep Guardiola precisa urgentemente de uma vitória para deixar a parte de baixo da tabela e começar a se aproximar da zona de classificação para a Liga dos Campeões, que certamente é o seu maior objetivo no momento. E às 14h30 acontece outro jogo interessante: o Everton, que ocupa a 6ª posição e ainda luta por um lugar entre os 4 melhores, joga em casa contra o Leeds United (time recém-promovido da EFL Championship, que segue em grande fase sob o comando de Marcelo “loco” Bielsa).

Deixe um comentário