Início » Colunas » Coluna do Verchai » Ceará x Ferroviário define quem enfrenta o Fortaleza na final estadual

Ceará x Ferroviário define quem enfrenta o Fortaleza na final estadual  

Fortaleza vence o Guarany e está na final do Campeonato Cearense

Rogério Ceni, técnico do Fortaleza (Imagem: reprodução/site do Fortaleza EC)

Neste sábado (18/07), o Fortaleza enfrentou o Guarany de Sobral no estádio Castelão, pela semifinal do estadual. Em uma atitude bastante incomum, Rogério Ceni colocou em campo uma equipe bastante diferente daquela que costuma ser a titular. Nomes de destaque, como Wellington Paulista, Juninho e o zagueiro Juan Quintero, ficaram no banco de reservas. No entanto, apesar de se tratar de uma semifinal, Rogério Ceni não fez nenhuma loucura se levarmos em consideração que cinco dias atrás, ainda na fase de grupos da competição, o Fortaleza goleou esse mesmo Guarany por 5 a 0.

Naquela oportunidade, o time que entrou em campo era bem parecido aos 11 titulares desta semifinal. Por outro lado, agora se tratava de uma decisão, e o Guarany de Sobral mostrou disposição de sobra para chegar até a final do estadual. Mesmo assim, o Fortaleza conseguiu dominar as ações do jogo e conseguiu abrir o placar ainda no primeiro tempo. Após cruzamento de Osvaldo, Éderson escorou pro meio da área e Tiago Orobó empurrou pro fundo da rede. Foi o primeiro gol do atacante com a camisa do Fortaleza, jogador de 26 anos que chegou ao clube no início de junho. Antes de chegar ao Leão do Pici, Tiago Orobó se destacou por se isolar como o maior artilheiro do Brasil no ano de 2020, tendo marcado 14 gols em 20 jogos pelo América-RN. No Fortaleza, o primeiro gol do atacante levou a equipe à final do Campeonato Cearense, pois a rede não voltou a balançar. O time de Rogério Ceni seguiu pressionando, não correu grandes riscos, mas não passou do 1 a 0 diante do Guarany de Sobral, placar que foi mais do que o necessário para garantir o Fortaleza na final, uma vez que tinha a vantagem em caso de empate.

Prévia de Ceará x Ferroviário

Neste domingo (19/07), às 16 horas, a bola volta a rolar no estádio Castelão, na partida entre Ceará e Ferroviário, que define quem enfrenta o Fortaleza na grande final do Campeonato Cearense. Ambas as equipes terminaram a fase de grupos com 14 pontos (4 vitórias, 2 empates e 1 derrota), mas o Ceará ficou na frente pelo maior saldo de gols e, por conta disso, tem a vantagem da classificação caso a partida termine em empate mesmo após a prorrogação (somente não haverá disputa por pênaltis). O empate, inclusive, foi o resultado do último jogo entre as equipes, que aconteceu no dia 29 de janeiro, pela primeira rodada da fase de classificação do Campeonato Cearense. Mesmo jogando com o apoio dos torcedores naquela oportunidade, o Vozão saiu atrás no placar e teve muita dificuldade para buscar a igualdade, que só veio nos minutos finais do segundo tempo. Portanto, apesar do favoritismo natural do Ceará, que é um time acostumado a disputar os principais campeonatos do Brasil, a partida deve apresentar certo equilíbrio, diferente do que aconteceu na outra semifinal. E para que se confirme o favoritismo, o Ceará conta com um sistema defensivo bastante sólido, o qual sofreu apenas três gols nos sete jogos que disputou dentro da competição, ficando cinco sem ser vazado. No setor ofensivo, Rafael Sóbis é a maior esperança de gols do Vozão, mas a tarefa de balançar as redes não será fácil. Assim como o Ceará, o Ferroviário também ficou sem sofrer gols em cinco dos sete jogos disputados. Prova de que o Ferroviário é uma equipe dura é o fato de ter sido a única a vencer o Fortaleza no estadual (1-0). No entanto, uma coisa certamente preocupa o “Tubarão da Barra” (como também é conhecido o Ferroviário): o preparo físico. A equipe disputou apenas uma partida desde a volta da competição, tendo empatado sem gols com o Caucaia, time que se livrou da última colocação graças ao ponto conquistado.

Possível Clássico-Rei na final

Caso o Ceará confirme o favoritismo neste domingo e avance à final do Campeonato Cearense, a competição estadual será definida com um Clássico-Rei pela terceira vez consecutiva. A última vez que a final não foi disputada entre Ceará e Fortaleza foi em 2017. Por coincidência, foi exatamente o Ferroviário que chegou a final, tendo desbancado o Fortaleza na semi. Desde então (2018 e 2019), o Clássico-Rei tem dominado as decisões do Campeonato Cearense. Dois anos atrás, o Ceará se sagrou campeão com duas vitórias por 2 a 1 sobre o Fortaleza. No ano passado, porém, foi o Fortaleza que venceu as duas partidas (3 a 0 no placar agregado) e se sagrou campeão cearense, título que não conquistava desde 2016. Na história, o Vozão larga na frente, com um total de 45 títulos estaduais, contra 42 do Leão do Pici. Em uma análise mais recente, no entanto, o Fortaleza tem se mostrado mais forte: além de ser o atual campeão estadual e da Copa do Nordeste, fez melhor campanha do que o Ceará no Brasileirão de 2019 e até conquistou vaga para a fase qualificatória da Copa Sul-Americana. O certo é que o Clássico-Rei é sempre um grande jogo, principalmente quando se trata da disputa por um título.

Acesse apostas esportivas no site do Betmotion.

Além disso, confira, também, a nossa página betmotionbr no Instagram, com bônus, dicas e promoções.

Deixe um comentário