Início » Colunas » Coluna do Verchai » Campeonato Turco não pára e ex-Chelsea rescinde com clube

Campeonato Turco não pára e ex-Chelsea rescinde com clube  

Com o novo coronavírus se espalhando por todo o mundo, escolas, shoppings, shows e outros locais ou eventos em que há reunião de pessoas estão sendo fechados ou cancelados. É evidente que o futebol e outros esportes não ficaram de fora. A grande maioria das competições estão sendo suspensas neste primeiro momento, até que os clubes e as entidades organizadoras possam ter uma noção exata sobre a dimensão do problema.

A probabilidade é de que a maioria das competições sejam canceladas ou encerradas antecipadamente. No entanto, algumas poucas competições insistem em continuar. Entre elas, está a Spor Toto Super League (o Campeonato Turco). Na noite de terça-feira, o Ministro da Saúde da Turquia, Fahrettin Koca, anunciou a primeira morte registrada no país por conta do coronavírus. Koca também anunciou que o número de casos confirmados de contaminação na Turquia passou de 47 para 98. Por conta do grande aumento no número de infectados pelo Covid-19, o país anunciou uma série de medidas preventivas, para conter a disseminação do vírus, como o fechamento de escolas e universidades. No entanto, até o momento, a próxima rodada do Campeonato Turco, que inicia nesta sexta-feira, está confirmada para acontecer com portões fechados (sem torcida).

Obi Mikel, ex-jogador do Chelsea, rescinde contrato com líder da liga

A decisão da Turquia pela manutenção da Super League não foi bem vista por muitos jogadores e um deles, o nigeriano Obi Mikel, resolveu tomar uma atitude. Já no sábado passado (14/03), em meio à 26ª rodada da competição, o volante do Trabzonspor havia deixado claro o seu descontentamento com a manutenção dos jogos: “Há mais a viver do que o futebol. Não me sinto confortável e não quero jogar nesta situação” publicou Mikel em suas redes sociais.

https://www.instagram.com/p/B9tsFD8nJzx/

E finalizou afirmando que “a temporada devia ser cancelada enquanto o mundo enfrenta tempos turbulentos”. No entanto, mesmo após o término da 26ª rodada, na segunda-feira, a Turquia optou pela manutenção do campeonato e, nesta quarta-feira, Obi Mikel resolveu rescindir seu contrato com o clube turco. “Foi uma das decisões mais difíceis que tive que tomar, mas na atual situação nós precisamos cuidar de nossas famílias, passar um tempo com eles e protegê-los” publicou o volante nigeriano em seu Instagram. Mikel encerrou seu contrato com o Trabzonspor, que iria até março de 2021, em comum acordo com o clube. Ele estava no clube desde o ano passado, tendo disputado 27 jogos pelo clube, depois de ficar uma década no Chelsea e ter passado pelo Tianjin Teda, da China, e Middlesbrough.

Trabzonspor lidera Campeonato Turco e Basaksehir segue na cola

O time que o volante Mikel acabou de deixar é o atual líder da competição por conta do saldo de gols, uma vez que soma os mesmos 53 pontos do Basaksehir. As equipes se enfrentaram no último sábado, pela 26ª rodada da competição, mas ficaram no empate em 1 a 1. No Trabzonspor, além do nigeriano, que já não faz mais parte do clube, estão no elenco três jogadores brasileiros: Manoel (zagueiro que defendeu o Corinthians em 2019), Guilherme Costa e Douglas Teixeira (ambos com passagens curtas pelo futebol brasileiro). O Trabzonspor conta com o artilheiro da competição nacional: o norueguês Alexander Sorloth, de 24 anos. É ele a maior arma da equipe para o próximo jogo complicado fora de casa, contra o Goztepe (8º colocado), que não vem bem na competição, tendo vencido apenas uma vez nos últimos cinco jogos. Por conta do equilíbrio o empate é um resultado bem possível, que rende 3,45 para cada 1 dólar apostado no Betmotion. Já apostar em uma difícil vitória do Goztepe retorna 3,10, enquanto a provável vitória do líder vale 2,15 para cada 1 dólar. No primeiro turno, mesmo jogando em casa, o Trabzonspor perdeu para o Goztepe por 1 a 0. Naquela oportunidade, porém, o líder do Campeonato Turco ainda disputava a Europa League, na qual se classificou nas eliminatórias no começo da temporada, mas somou apenas um ponto na fase de grupos e não avançou ao “mata-mata”.

Já o Basaksehir, que segue na cola do líder, avançou na Europa League na primeira colocação do grupo J, passou pelo Sporting no 1/16 avos de final e chegou a vencer o primeiro jogo das oitavas, contra o Kobenhavn (da Dinamarca), até a competição ser suspensa. No domingo que vem (22/03), caso o Campeonato Turco seja mantido, o Basaksehir joga em casa contra o Alanyaspor (6º colocado). O Basaksehir conta com Robinho no elenco, que é um “reserva de luxo”, pois Demba Ba (artilheiro da equipe) e Edin Visca tem feito grandes atuações e não dão espaço para o brasileiro. No primeiro turno, jogando fora de casa, o vice-líder ficou no empate sem gols com o Alanyaspor, que perdeu quatro e venceu apenas dois de seus últimos oito jogos. O Basaksehir, por outro lado, não sabe o que é perder na competição nacional há sete rodadas e tem tudo para conquistar mais uma vitória, que vale 1,81 para cada dólar apostado no Betmotion. O empate rende 3,5 e apostar na improvável vitória do Alanyaspor quadruplica o valor investido.

Deixe um comentário