Início » Esportes » Vôlei » Brasil e Irã jogam hoje pela Liga Mundial de Vôlei

Brasil e Irã jogam hoje pela Liga Mundial de Vôlei  

Liga Mundial VoleiCrédito: Inovafoto/CBV

A tarde de hoje será emocionante para os fãs do esporte. Às 14h10 (horário de Brasília), a seleção masculina de vôlei do Brasil estreará, em casa, na classificatória da Liga Mundial – torneio que antecede as Olimpíadas – contra o Irã. A partida será realizada na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro. Na sequência, a quadra será da Argentina e dos Estados Unidos.

O time do técnico Bernardinho chega a essa disputa após seis vitórias em amistosos – quatro contra a Eslovênia, em casa, e dois contra a Argentina, fora. A seleção brasileira é a maior campeã da Liga Mundial, com nove títulos em 26 edições.

Para Bernardinho, o torneio servirá para definir o grupo para os Jogos Olímpicos. “A Liga é o grande evento teste. É claro que é uma competição importante, mas a preocupação maior é crescer, jogar bem e se sentir confiante para que a gente possa chegar em agosto no nosso melhor momento”, disse o técnico.

A competição

Uma das principais competições organizadas pela FIVB (Federação Internacional de Voleibol), a Liga Mundial foi criada em 1990. O torneio foi projetado para ocorrer anualmente, com um sistema rotativo de cidades-sede que permite a cada equipe ser mandante de certo número de partidas durante a fase preliminar. Os jogos são transmitidos para mais de 100 países.

Apesar de ser a equipe com mais medalhas de ouro da Liga Mundial, a seleção brasileira não ganha o torneio desde 2010. Os últimos vencedores foram França (2015), Estados Unidos (2014), Rússia (2013 e 2011) e Polônia (2012).

Quadro de medalhas

1º Brasil (9 ouros; 5 pratas; 4 bronzes)

2º Itália (8 ouros; 3 pratas; 4 bronzes)

3º Rússia (3 ouros; 5 pratas; 7 bronzes)

4º Estados Unidos (2 ouros; 1 prata; 3 bronzes)

5º Cuba (1 ouro; 5 pratas; 3 bronzes)

6º Países Baixos (1 ouro; 1 prata; 1 bronze)

7º França (1 ouro; 1 prata; 0 bronze)

8º Polônia (1 ouro; 0 prata; 1 bronze)

9º Sérvia (0 ouro; 5 pratas; 3 bronzes)

 

Fonte: https://ligamundial.cbv.com.br/

Deixe um comentário