Início » Colunas » Betmotion » Você conhece a história do poker?

Você conhece a história do poker?  

poker

A verdadeira origem do poker é um mistério. Contudo, de acordo a CBTH (Confederação Brasileira de Texas Hold’em), estudiosos da modalidade chegaram ao consenso de que a história do atual esporte da mente envolve um antigo jogo persa chamado “As Nas”. Acredita-se que a prática deve ter sido ensinada aos europeus pelos navegadores da época. Veja abaixo mais curiosidades sobre a evolução do poker, segundo a confederação.

  • O “As Nas”se mostrou um jogo muito semelhante ao poker, pois há uma hierarquia de mãos familiares, como pares, trincas e full houses.
  • O nome “poker” pode ter vindo de outros jogos, não tão semelhantes, como o “poque” (em francês) ou o “pochen” (em alemão), que em simples tradução significa “bater”.
  • Outro jogo com certa semelhança, surgido na Europa, é o espanhol “primeiro”. Esta modalidade também foi pesquisada e possui certas similaridades na hierarquia de mãos, mas é um jogo muito mais complicado e até um pouco confuso.
  • Os primeiros arquivos que remetem ao poker mais atual parecem localizar o jogo em torno do ano de 1830, pela região de New Orleans, cidade norte-americana com grande influência francesa.
  • As primeiras descrições do poker praticado em New Orleans mostram que quase sempre o jogo era realizado com meio baralho, usando cerca de 20 cartas apenas.
  • A história parece provar que a difusão do poker se deu a partir deste momento, quando passou a figurar em barcos a vapor da região do rio Mississipi, migrando com os pioneiros da corrida ao ouro para Oeste norte-americano.
  • Já mais próximo da virada para 1900, os americanos criaram jogos com o coringa e modalidades spli high-low. Já os de cartas comunitários, percursores do Texas e Omaha, nasceram somente em torno de 1925.
  • Foi com a Segunda Guerra Mundial que o poker americano viajou novamente com os soldados e embarcou nos campos de batalha, principalmente na Inglaterra, França e, com muito maior força, tomou a Ásia.
  • O poker seguiu discreto no imaginário americano e mundial como jogo de faroeste, marinheiros e soldados, e só passou a tomar forma esportiva na década de 1970, com a criação do WSOP (World Series of Poker). Quando migrou para a internet, o esporte da mente realmente explodiu da forma como vemos hoje.

Deixe um comentário