Início » Esportes » Outros Esportes » Punhobol

Punhobol  

sports

O Punhobol, também conhecido como Faustball ou Fistball, é considerado um dos esportes mais antigos já que tem sido praticado desde a Idade Média XVI, na Itália. Ainda assim, o esporte ganhou repercussão na Alemanha, quando começou a ser praticado de forma organizada por volta do ano de 1893.

Apesar de ter sido jogado de forma organizada desde 1893 sendo parte do movimento ginástico alemão, o primeiro campeonato masculino se realizou no ano de 1913 e o feminino em 1921. Já as competições internacionais começaram a ser realizadas recém em 1968. Contudo, sob a supervisão da International Faustball Verband, com sede na Alemanha, os campeonatos foram oficializados de verdade em 1986.

O Punhobol é um esporte coletivo semelhante ao voleibol, com a diferença de ser jogado em um campo de grama que mede 50m x 20m e com cinco jogadores de cada lado. O campo é dividido ao meio por dois postes com uma rede, que fica a 2 metros de altura para os homens e 1,90 para as mulheres. Paralela a linha central e a 3m da mesma, marca-se uma linha de saque em cada campo.
O objetivo do jogo é fazer com que cada equipe rebata a bola sobre a rede de maneira que dificulte a devolução da equipe adversaria.

Cada erro cometido por uma equipe contabiliza um ponto positivo para a equipe adversaria. Assim como o vôlei, cada equipe tem direito a dar três toques na bola, com a diferença de que tem que ser de punho fechado, antes de passar a bola.

Por ser um jogado com os punhos, a batida do punhobol possui algumas regras. É permitido que a cada toque dado na bola ela possa picar uma vez no chão. A bola pode tocar o punho ou o braço apenas uma vez por jogador. Quando a batida for realizada com o punho, a mão deve ser fechada, e quando for com o braço, a mão tem que estar aberta. A equipe vencedora é aquela que conseguir vencer o melhor de 2 ou 3 sets, com duração de 20 pontos cada, dependendo do regulamento da competição.

Deixe um comentário