Os Erros Comuns no Texas Holdem

poker

Vamos começar com um teste rápido. Não se preocupe. Serão apenas duas afirmações que requerem uma resposta: verdadeiro ou falso.

Erros em Texas Holdem são caros. Verdadeiro ou falso.

Os erros são rentáveis. Verdadeiro ou falso.

Se você respondeu verdadeiro para ambas as afirmações, você está correto. Erros em Holdem são caros quando você é o único a fazê-los. Os erros são rentáveis quando seus adversários o fazem. Você vai ganhar mais dinheiro com o erro do seu adversário que advindo do seu próprio jogo. Por outro lado, seus erros irão custar mais dinheiro quando você os fizer. Seu objetivo deve ser evitar os erros de sua parte e capitalizar os erros dos outros jogadores.

O que torna o poker um jogo de habilidade e separa da maioria dos outros jogos de casino são que suas decisões importam. No poker sua decisão de apostar, chamar, aumentar ou desistir terá um efeito sobre o resultado. Embora o seu objetivo é ganhar dinheiro, sua preocupação principal quando você jogar poker é sempre tomar as decisões corretas e evitar cometer erros. Você não vai ganhar cada vez que você tomar a decisão correta e você não vai perder cada vez que você tomar uma decisão ruim. No entanto, o jogador que faz as melhores decisões (menos erros) vai ganhar mais dinheiro no longo prazo.

Os erros não são sempre devido ao mau jogo. O autor/perito Davis Sklansky, de A teoria do Poker, define o teorema Fundamental do Poker:
Cada vez que você jogar uma mão de forma diferente do que a maneira que você faria se você pudesse ver a carta de seu oponente, eles ganham. Cada vez que você joga a sua mão da mesma forma que você faria se você pudesse ver a carta de seu oponente, você ganha. O mesmo princípio aplica-se aos seus oponentes.
Infelizmente não há nenhuma maneira de saber exatamente as cartas que todos os seus adversários estão segurando. Embora com experiência, você possa obter algum conhecimento em ler os outros jogadores.

Estes são alguns dos erros que um jogador pode fazer:
Apostar quando deveria desistir.
Desistir quando deveria apostar.
Apostar quando deveria aumentar.
Aumentar quando deveria apostar ou desistir.

O maior erro que um jogador poderá fazer é chamar a aposta (call) quando deveria desistir (fold). No Texas Holdem jogar muitas mãos, é a queda de muitos jogadores.
Algumas mãos tem uma expectativa positiva e outras são mãos de expectativa negativa. Os dois maiores erros que muitos jogadores de limite baixo fazem é jogar quaisquer duas cartas do mesmo naipe de qualquer posição (ASAP- any two suited cards) e jogar um único ás de qualquer posição. (SAP- single ace from any position).
ASAP é o erro número um cometido por muitos jogadores. Obter duas cartas do mesmo naipe como uma mão inicial é bastante comum. A probabilidade de serem distribuídas duas cartas do mesmo naipe é 23.58%, o que significa que aqueles que gostam de jogar ASAP terão muitas chances de entrar no pote. Completar seu flush é muito mais difícil. Se você começar com cartas de mesmo naipe e ficar para ver todas as sete cartas (suas duas e as cinco cartas da mesa) a probabilidade de que você vai fazer um flush é de 5,77%. As probabilidades contra você são 16.3:1
Simplificando: por cada vez que você jogar duas cartas do mesmo naipe você só vai fazer o flush cerca de uma vez em 16 tentativas. Se você jogar cartas baixas do mesmo naipe que você ainda tem que se preocupar com um flush maior ganhando de você.

O segundo erro é jogar um único ás em qualquer posição. Você receberá pelo menos um ás cerca de 15% do tempo antes do flop, o que significa que 85% do tempo você não terá um ás. Talvez seja a razão pela qual os jogadores fiquem tão animados quando vêem um ás. Se você estiver jogando em uma mesa cheia com dez jogadores e tiver um único ás, a probabilidade de que não há nenhum outro jogador também segurando um ás é 25,31%. Isso significa que quando você tem um ás, um dos nove outros jogadores terá um ás 75% do tempo. É por isso que você precisa considerar sua outra carta conhecida como seu kicker para aquele ás. Jogar um ás com um kicker pequeno é referido como jogar um “ás fraco.” Quando você fizer isso, você está armando para você mesmo ser batido por um jogador que detém um ás com um kicker mais alto.

Você não tem a necessidade de saber o que os outros jogadores estão segurando ou ter uma bola de cristal para saber que é um erro jogar esse tipo de mãos, no entanto, muitos jogadores irão fazê-lo repetidamente. Se você se enquadra na categoria que comete esses dois erros você pode melhorar seu jogo imediatamente, abstendo-se de jogar estas mãos.