História do Bingo

historiadobingo

O popular jogo de bingo, divertido, empolgante e capaz de socializar as pessoas, surgiu em plena Idade Média, no ano de 1530 em Gênova, na Itália, dentro da classe política como um tipo de loteria e era conhecido como “Lo Giuoco del Lotto”, Em Gênova se trocava de forma periódica os integrantes da Câmara e do Senado e para evitar que aqueles que não fossem escolhidos fizessem acusações de favorecimento a determinadas pessoas, essa substituição era feita através de um sorteio, onde bolas com os nomes das pessoas que iriam concorrer aos postos da Câmara e do Senado eram colocadas em uma urna e sorteadas. A partir desse costume, iniciou-se uma loteria, sorteada todos os sábados, chamada “Lo Giuoco del Lotto D’Itália” e que se tornou muito famosa durante a década de 1530 na Itália.

Por ser um jogo de azar ou sorte, onde a habilidade do jogador pouco conta, se tornou popular e chegou à França no final de 1770, onde passou a ser chamado de “Le Lotto” e era jogado apenas pelos franceses ricos, como hobby ou distração. No século XIX, há relatos de que algo muito parecido era usado em escolas Alemãs para ajudar os alunos a aprender matemática, ortografia e história, mas logo caiu em desuso.

Mas um comerciante de passagem pela Alemanha gostou do jogo e o levou para os Estados Unidos, fez algumas alterações e passou a explorá-lo como novidade em feiras livres.
Por volta de 1920, o jogo conhecido como “Beano”, era jogado com grãos de feijões, carimbos de borracha com números e cartões de papelão em branco onde eram carimbados os números, de forma aleatória, e os jogadores tinham de falar alto “Beano” quando completavam uma linha de seu cartão. Por volta dessa mesma época, um vendedor de brinquedos de Nova York, chamado Edwin S. Lowe, de passagem por uma feira na Geórgia, viu o jogo pela primeira vez e se encantou. O jogo era realizado em uma barraca, onde uma multidão tentava jogar. Nesse dia Lowe não conseguiu jogar, justamente por causa da quantidade de pessoas em volta da barraca do jogo, mas conseguiu observar o jogo e resolveu mostrar aos amigos quando voltasse para Nova York.

O jogo apresentado por Lowe despertou grande interesse em seus amigos e um forte sentimento de competitividade e passou a ser muito popular na cultura americana nessa época, e passou a se chamar Bingo, quando um jogador em momento de euforia, ao invés de gritar “Beano”, exclamou “Bingo”. Após o entusiasmo dos amigos com o jogo e a sua crescente popularidade, Lowe contratou Carl Leffer, um matemático, para aumentar as variações de números dos cartões, chegando a criar seis mil combinações diferentes de números para os cartões de jogos. Ao princípio o Bingo era jogado apenas como forma de angariar fundos para obras assistenciais e de caridade, principalmente de cunho religioso, porém com a crescente popularidade, passou-se a fazer mais de dez mil jogos semanais nos Estados Unidos. Hoje, o Bingo é um dos jogos mais populares do mundo e conta com muitos adeptos. Os prêmios vão desde prendas, brinquedos e objetos simbólicos a grandes somas de dinheiro.

Em alguns países, nas casas onde se realizam os jogos de bingo, é obrigatório que uma porcentagem da quantia arrecada para o jogo seja revertida para obras de caridade, como forma de manter a legalidade do jogo.Na década de 1960, surgiram na Inglaterra as primeiras legislações no mundo que regulamentava os jogos de bingo, e com o evidente potencial do jogo para gerar lucro, várias empresários da época investiram na construção de salas luxuosas para acomodar e atrair cada vez mais os fãs do jogo. O jogo passou por várias adaptações até a versão que conhecemos atualmente, jogado com 90 bolas, criado na Espanha, na década de 1960. O jogo de bingo é responsável pela geração direta de empregos, desde pessoas que trabalham diretamente com o jogo a pessoas que trabalham em gráficas e empresas que produzem equipamentos para os jogos.